TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCEDIMENTOS ANTERIORES AO DESCARTE DOS MATERIAIS ELETRÔNICOS CAPAZES DE ARMAZENAR INFORMAÇÕES CORPORATIVAS: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE LIMPEZA DE CONTEÚDO DE MÍDIAS INFORMÁTICAS

Por:   •  14/10/2019  •  Artigo  •  5.740 Palavras (23 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 23

OS PROCEDIMENTOS ANTERIORES AO DESCARTE DOS MATERIAIS ELETRÔNICOS CAPAZES DE ARMAZENAR INFORMAÇÕES CORPORATIVAS:

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE LIMPEZA DE CONTEÚDO DE MÍDIAS INFORMÁTICAS NO 4º BATALHÃO DE COMUNICAÇÕES

1º Ten Int RAPHAEL LEONARDO BERNARDO DE SOUZA

Pós-graduando, latu sensu, em Comunicações

RESUMO

Este trabalho está inserido na área de estudo da gestão, mais especificamente na linha de pesquisa da manutenção dos materiais de comunicações e eletrônica. Tem por principal objetivo analisar os procedimentos utilizados no 4° Batalhão de Comunicações (4° B Com), bem como propor melhorias no processo do descarte seguro das mídias informáticas que armazenam informações corporativas. Embora haja orientação para a utilização de software que elimine os dados definitivamente, não há indicação de um aplicativo padrão para essa finalidade. Assim, este estudo analisa as opções, na busca por um programa confiável para a sanitização dessas mídias, considerada a possibilidade de reutilização das mesmas. Para isso, realiza uma pesquisa exploratória, que aborda os tipos de dispositivos de armazenamento, o funcionamento do sistema de arquivos e a sanitização das mídias informáticas. Em seguida, por meio de um questionário, faz a coleta de informações sobre os processos executados no 4º B Com. Por fim, realiza experimentos no sistema operacional Linux para exclusão de arquivos de texto em dispositivos magnéticos e eletrônicos. Então, aponta a ferramenta Shred como a mais adequada em comparação a BleachBit e Wipe. Além disso, verifica que os procedimentos executados no 4° B Com garantem o descarte seguro dos materiais capazes de armazenar informações corporativas. Conclui-se que este trabalho contribui para duas áreas importantes da gestão: a gestão da informação, ao disponibilizar um método para a efetiva eliminação de documentos, e a gestão do material, ao possibilitar a reutilização dos dispositivos de armazenamento.

Palavras-Chave: Gestão da informação. Gestão do material. Informações corporativas. Mídias informáticas. Descarte de material. Sobrescrita de dados. Documento digital.

1 INTRODUÇÃO

A gestão está no centro do bom funcionamento de qualquer instituição, pois atua em áreas fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais, como a gestão do material e da informação, que influenciam diretamente na disponibilidade e na racionalização de recursos.

Essas áreas da gestão estão intrinsecamente associadas quando se trata dos materiais de informática, que tiveram sua utilização aumentada a partir da década de 1980, com o grande avanço no desenvolvimento das tecnologias da informação. Isso ocasionou a gradativa migração da confecção dos documentos para o formato digital, por meio do computador.

Nesse panorama, os meios tecnológicos assumiram também uma posição de destaque ao permitirem que grandes volumes de informações fossem armazenados em suporte digital e por possibilitarem agilidade na recuperação de seus conteúdos. (SILVA, 2015).

No entanto, o uso crescente de documentos digitais requer uma atenção especial à etapa do descarte das mídias de armazenamento, que, devido à obsolescência, periodicamente são substituídas por outras mais modernas.

Esse processo de renovação não pode comprometer as informações sigilosas e as informações pessoais, que devem ter sua confidencialidade preservada pelo tempo exigido pela classificação dada em consonância com a Lei de Acesso à Informação.

No Exército Brasileiro, as instruções gerais para a salvaguarda de assuntos sigilosos determinam que as informações corporativas sejam mantidas sob restrição de acesso. Assim, o descarte de dispositivos informáticos torna-se uma ocasião crítica que exige cuidados específicos.

A cartilha emergencial de segurança de tecnologia da informação e comunicações instrui que os discos rígidos sejam formatados com software que elimine os dados definitivamente, no entanto, não há indicação de um aplicativo padrão para essa finalidade.

Tendo em vista essa lacuna na padronização dos procedimentos, surge a necessidade de apontar um utilitário confiável entre as opções disponíveis, razão pela qual esse estudo é justificado.

Esse trabalho trata sobre os procedimentos anteriores ao descarte dos materiais capazes de armazenar informações corporativas, com foco nas ferramentas de limpeza de seus conteúdos, de forma a impedir a recuperação dos dados.

O ambiente escolhido como referência para esse trabalho foi o 4° Batalhão de Comunicações (4° B Com) e o estudo limita-se ao sistema operacional Linux Ubuntu, por ser o sistema homologado para uso nas estações de trabalho do Exército Brasileiro. Limita-se ainda a limpeza de conteúdo de mídias magnéticas (HD) e eletrônicas (pendrive), com a utilização dos aplicativos BleachBit, Shred e Wipe para excluir arquivos de texto do tipo .odt, formato em que são confeccionados a maioria dos documentos.

 Então, foi formulado o seguinte problema: as ferramentas de limpeza de conteúdo utilizadas no 4° B Com garantem o descarte seguro dos materiais capazes de armazenar informações corporativas?

Para auxiliar na construção da solução desse problema, foram levantadas as seguintes questões de estudo:

Quais são os tipos de mídias informáticas capazes de armazenar informações corporativas?

Quais ferramentas gratuitas de limpeza de conteúdo de mídias informáticas existem no mercado para o Sistema Operacional Linux e quais seus métodos de limpeza?

Quais são as vantagens e desvantagens das metodologias usadas pelos diferentes aplicativos e qual o mais seguro?

Como comprovar a confiabilidade dos programas estudados?

Quais as ferramentas empregadas no 4° B Com e qual a segurança proporcionada por elas?

Com suas análises, este trabalho contribui para o aprimoramento dos procedimentos empregados no 4° B Com para garantir o descarte seguro dessas mídias, seja na redistribuição interna dos materiais, na transferência para outro órgão ou no descarte final. Também pode servir de estudo para a elaboração de normas gerais de ação sobre os procedimentos mais seguros na eliminação de dados armazenados em mídias informáticas, no âmbito do Exército. Pode até mesmo ser útil para o desenvolvimento da conscientização individual relativa à segurança das informações particulares dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (918.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com