TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VALIDADORES DE ACESSIBILIDADE WEB AUXILIAM OS SITES A SEREM ACESSÍVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Por:   •  16/11/2016  •  Monografia  •  4.724 Palavras (19 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA - ICEC

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

RAFAEL FARIAS LIMA

OS VALIDADORES DE ACESSIBILIDADE WEB AUXILIAM OS SITES A SEREM ACESSÍVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS

CUIABÁ

2016

RAFAEL FARIAS LIMA

OS VALIDADORES DE ACESSIBILIDADE WEB AUXILIAM OS SITES A SEREM ACESSÍVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Monografia apresentada ao Curso de Ciência da Computação do ICEC, como requisito parcial de obtenção de aprovação no semestre 2016/2.

Orientador: Dejair José Pereira Junior

CUIABÁ

2016

Dedico este trabalho a minha família e minha esposa Fabiola que me incentivou a todos esses anos na faculdade.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, que me deu sabedoria, por ter me guiado e iluminado para a conclusão desse trabalho.

Aos professores e colegas de sala de aula por terem me dado a honra de estudar e aprender com eles.

Enfim agradeço a todos por terem feito parte desta etapa decisiva na minha vida.


O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.

(Henry Ford)


RESUMO


ABSTRACT


LISTA DE FIGURAS


LISTAS DE TABELAS


LISTA DE QUADROS


LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 ACESSIBILIDADE WEB        

2.2 TECNOLOGIA ASSISTIVA        

2.3 W3C        

2.4 WCAG 1.0        

3 AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE        

3.1 VALIDADORES DE ACESSIBILIDADE        

REFERÊNCIAS        



1 INTRODUÇÃO

Atualmente a internet é o meio de comunicação mais usado no mundo onde as pessoas usam as redes sociais, leem noticiários, escutam músicas, assistem filmes, trocam e-mails e entre outros recursos. Com tanta tecnologia existem as pessoas com deficiência que utilizam esses serviços, mas as vezes os sites não são acessíveis e assim prejudica o acesso ao conteúdo web.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ACESSIBILIDADE WEB

Este capítulo apresenta o conceito de Acessibilidade Web, suas tecnologias, suas diretrizes e a sua importância para as pessoas com deficiência. Acessibilidade Web é destinada a todas as pessoas seja ela deficiente ou não, mas o foco é no usuário com deficiência visual como cegos, daltônicos e pessoas com baixa visão.

Segundo (CUSIN, BACHINI e FLATSCHART, 2013) Acessibilidade Web é a pessoa com algum tipo de deficiência ter acesso aos serviços web de forma simples. Como bem nos assegura (CARRION, 2008) Acessibilidade Web é facilidade de interação de tornar a Web mais acessível as pessoas com deficiência.

Para (PIMENTEL e FUKS, 2012, p. 273) Acessibilidade Web facilita as pessoas com algum tipo de deficiência, assim permitindo uma web acessível onde as pessoas podem interagir independentemente de suas capacidades ou limitações físicas ou mentais. Para esse autor:

Acessibilidade Web permite o acesso a informação para

[...] as pessoas com diferentes características perceptivas como visão, audição e tato; motoras, que incluem capacidades de movimentação ou de controle motor no; ou cognitivas, como capacidades de interpretação ou memorização.

Como se pode verificar nessa citação, acessibilidade web é aplicado no desenvolvimento de conteúdos Web. Evidentemente a aplicação pode ser utilizada para facilitar com que a pessoa com deficiência possa ter o acesso aos conteúdos Web.

Acessibilidade Web permite que as pessoas com deficiências sejam capazes de usar, acessar ou desfrutar dos conteúdos web. Uma Web acessível é onde o usuário possam perceber, entender, navegar e interagir de uma maneira simples independente de sua deficiência. Cita-se, como exemplo, desenvolver um site com conteúdo de acessibilidade onde uma pessoa cega consiga navegar no conteúdo desse site através de um leitor de tela.

Ainda para (PIMENTEL e FUKS, 2012, p. 274),

[...] ampliar as possibilidades de acesso a tecnologias de informação e comunicação para pessoas com deficiências permanentes ou temporárias. Por exemplo, possibilitar um cego fazer pesquisa em bibliotecas virtuais e ter acesso às obras, mesmo que não estejam disponíveis em Braille.

Nesse sentido, Acessibilidade Web permite a liberdade do usuário com deficiência ao acessar o conteúdo Web.

Logo, é importante compreender que a Acessibilidade Web permite a participação das pessoas com deficiência no mundo tecnológico que vivemos atualmente e é fundamental proporcionar oportunidades a todos. Nesse sentido, vamos exemplificar Acessibilidade Web como o modo de criar conteúdo Web que possam ser utilizados por pessoas com deficiência ou não. Quando esse conteúdo é desenvolvido de forma correta todos podem ter acesso a informação de maneira igual.

2.2 TECNOLOGIA ASSISTIVA

Para que as pessoas com deficiência consigam ter acesso a informação elas precisam de recursos tecnológicos.

Tecnologia Assistiva é todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para adaptar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Tecnologia Assistiva é um conjunto de recursos, serviços, estratégias e práticas que apoiam idosos, pessoas que tenham alguma deficiência ou alguma limitação física, um importante domínio de aplicação da computação móvel e ubíqua. (PIMENTEL e FUKS, 2012, p. 297).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com