TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A (IN)ACESSIBILIDADE DOS DEFICIENTES VISUAIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL

Por:   •  1/4/2022  •  Artigo  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

2 check metodologia cientifica

Resumo

Palavras-chave: acessibilidade; deficiência visual; universidades públicas

Introdução

No Brasil, é evidente a discursão sobre as formas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual no ambiente universitário. Uma das principais barreiras enfrentada para o ingresso dos mesmos é a inadequação estrutural das universidades públicas brasileiras. Sendo assim, o deslocamento dos deficientes visuais dentro das universidades torna-se complicado devido ao fato de não haver recursos suficientes para o auxílio dos mesmos, logo a falta de sinalização adequada, como, tapetes sensoriais e corrimão nos corredores fazem com que haja uma inacessibilidade para os portadores de tal deficiência, tendo como consequência, o baixo índice de deficientes visuais frequentando as universidades públicas no Brasil. portanto, como se dá o processo de adequação das universidades do Brasil para deficientes visuais?

O número de pessoas com deficiência visual que ingressam nas universidades públicas brasileiras é baixo, portanto, as estruturas das universidades não são acessíveis de maneira correta para as pessoas com deficiência visual nas instituições. O auxílio na mobilidade de tais pessoas é precário, fazendo com que isso seja uma barreira para o ingresso dos mesmos. Dessa forma, é importante que parte da verba recebida pelas universidades seja destinada para a melhoria na acessibilidade física das instituições para os deficientes visuais, como, a colocação de tapetes sinalizadores por toda a universidade e corrimão nos corredores.

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, podendo assim, colaborar com métodos inovadores de acessibilidade para pessoas com deficiência. Sendo assim, é de suma importância a utilização da tecnologia para a melhoria na acessibilidade para os deficientes visuais nas universidades públicas brasileiras, bem como, a criação de um aplicativo auxiliar para o deslocamento para tais pessoas dentro das instituições. Facilitando, assim, a locomoção dos mesmos.

Pessoas com deficiência visual são afetadas em locais de ensino devido à falta de infraestrutura adequada para as mesmas, deste modo o número de alunos com deficiência visual ainda é baixo. Diante disso, este estudo teve o intuito de analisar as dificuldades que os estudantes de ensino superior com deficiência visual enfrentam para que os mesmos possuam uma estrutura eficaz a fim de contribuir para um melhor desenvolvimento de suas habilidades. Segundo a Lei n° 7.853/89, cabe ao Poder Público e seus órgãos garantir às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, bem como, o direito a educação. Sendo assim, é de suma importância que tais órgãos tomem medidas para a melhoria na acessibilidade física nas universidades públicas para os deficientes visuais que são as pessoas mais afetadas com a falta de infraestrutura das instituições de ensino superior. Tendo como consequência, o baixo índice de pessoas com deficiência visual ingressando nas universidades. (BRASIL,1989).

Acredita-se que este trabalho poderá contribuir tanto para as pessoas com deficiência visual quanto para a comunidade acadêmica, pois possibilitará uma melhor compreensão sobre as barreiras e dificuldades encontradas nas universidades. Pessoas portadoras de deficiência visual são afetadas em locais de ensino devido à falta de infraestrutura adequada para as mesmas, deste modo o número de alunos com deficiência visual ainda é baixo. Diante disso, é de suma importância que todos os estudantes de ensino superior portadores de deficiência visual possuam uma estrutura eficaz a fim de contribuir para um melhor desenvolvimento de suas habilidades. O interesse pela temática surgiu a partir da curiosidade em entender como as pessoas com deficiência visual lidam com as barreiras arquitetônicas e como os profissionais e futuros profissionais de arquitetura e urbanismo podem contribuir. Tal tema foi escolhido pelo fato de poucas pessoas com deficiência visual frequentarem as universidades públicas brasileiras, tendo como um dos seus principais obstáculos, a falta de acessibilidade física adequada para a inclusão de pessoas com deficiência visual no ambiente universitário. Portanto, algumas medidas devem ser tomadas para que a locomoção dessas pessoas dentro das instituições seja acessível para os mesmos.

O referido trabalho se fundamenta em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, no qual se baseia em artigos científicos, estudo de caso, monografia e livro. De acordo com Gil (2002), no livro “Como elaborar projetos de pesquisa”, A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Sendo assim, a pesquisa bibliográfica é útil, devido ao fato de abranger vários fenômenos, auxiliando, assim, no desenvolvimento do trabalho.

Analisar as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais nas faculdades públicas do Brasil. Verificar o índice de deficientes visuais nas faculdades públicas do Brasil. Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Analisar a infraestrutura das universidades públicas no Brasil para que as mesmas utilizem espaços adequados para deficientes visuais.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Verificar o índice de deficientes visuais e a utilização do Braille nas faculdades públicas do Brasil.

Verificar o índice de pessoas com deficiência visual nas faculdades públicas brasileiras é necessário para que as instituições juntamente com o âmbito governamental tomem as providencias cabíveis para que assim o deficiente visual possa ingressar em ensino superior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18,6 % da população brasileira possui algum tipo de deficiência, desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual. No ambiente universitário, estão inseridas somente 43. 633 pessoas com deficiência. (SALLIT, 2019).

A Comissão Brasileira do Braille (CBB) foi criada para que a utilização do Braille seja presente no contexto social e par que os deficientes visuais tenham acesso a materiais didáticos em Braille, como livros adaptativos com códigos táteis. Dessa forma, possibilitando a leitura, compreensão de informações, bem como proporcionando aos deficientes visuais um dos elementos fundamentais que é a educação. Vale evidenciar que a utilidade do Braille em ambiente universitário é importante para que os estudantes cegos tenham um melhor desenvolvimento intelectual. É notório que a utilização do Braille é eficaz, por meio disso, os deficientes visuais conseguem adquirir um maior conhecimento. (SPELTA, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com