TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSIBILIDADE NA WEB

Dissertações: ACESSIBILIDADE NA WEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

Acessibilidade e Usabilidade na Web

Mayara Barbosa Rodrigues 12

Andersown Becher1

1UNIRONON – Centro Universitário Cândido Rondon 2 CEFET-MT – Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso

{Mayara, Andersown} mayarananet@gmail.com andersown@gmail.com

Resumo: Este artigo relata a importância da usabilidade, e da acessibilidade no principal canal por onde circulam as informações, trafegadas na sociedade da informação, dando uma ênfase também aos portadores de necessidades. Relatando os princípios para publicação do conteúdo na web, as recomendações e as normas que possibilitam a usabilidade. Abrangendo também as principais práticas a se utilizar no desenvolvimento de sites acessíveis, e algumas ferramentas em uso no mercado para testes e validação do conteúdo.

Abstract: This article tells the importance of the usability, and the accessibility in the main canal for where they circulate the information, passed through in the society of the information, giving an emphasis also to the special carriers of necessities. Telling the principles for publication of the content in web, the recommendations and the norms that make possible the usability. Also enclosing main the practical ones if to use in the development of accessible sites, and some tools in use in the market for tests and validation of the content.

1. Introdução

Atualmente vivemos em uma sociedade que prima pela informação e por isso seu propulsor de crescimento passa a ser o acumulo de conhecimento transformado em desenvolvimento técnico, ou seja, científico. O principal canal por onde circulam as informações nessa sociedade é a internet – rede mundial de computadores, capaz de transferi-las a uma velocidade inimaginável anos atrás.

Essa nova sociedade, conhecida como Sociedade da Informação, trouxe as tecnologias da informação e comunicação (TIC), as quais vieram a atender a necessidade de se acessar o grande número de informações circulantes no mundo.

Um dos fatores cruciais para obtenção do sucesso na sociedade da informação é o acesso e utilização das TIC, é indispensável que elas estejam disponíveis ao maior número de pessoas possível contribuindo assim para o combate a exclusão digital e conseqüentemente a social. Nesse contexto a internet se destaca por ser o principal canal de obtenção de informação e por sua capacidade de eliminação de barreiras físicas, geográficas e espaciais, o que possibilita a circulação universal da informação.

A utilização da internet, trouxe para os deficientes em geral uma nova forma de se integrarem e participarem da sociedade, exercendo sua cidadania com mais autonomia e independência, visto que a internet lhes possibilita o acesso às informações minuto a minuto e de forma muito mais rápida e satisfatória.

Em todo o mundo podemos encontrar pessoas com algum tipo de deficiência e segundo o Censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que no Brasil existam aproximadamente 24.600.256 pessoas com alguma limitação o que representa 14,5% da população brasileira, isso significa que um número significativo de pessoas podem ser excluídas da participação na nova sociedade caso não tenham acesso aos recursos necessários para obtenção de informação.

Os deficientes visuais representam, nesse cenário de pessoas com deficiência, cerca de 9,7% da população e a interação desses deficientes com o computador e a utilização da rede mundial e computadores é possível através de tecnologias auxiliares, denominadas de Tecnologia Assistiva (TA)..

Alguns exemplos dessa tecnologia são os leitores de tela, os quais permitem o acesso do deficiente visual ao computador. Além das TAs, para que os deficientes visuais consigam interagir com os sites da internet é necessário que esses sites sejam acessíveis aos leitores de tela, pois isto possibilita a interpretação e a leitura do que é apresentado na tela do computador, por softwares que englobam a TA.

Uma maneira de garantir a acessibilidade nos sites é a implementação de princípios que visam melhorar o acesso à internet, levando-a ao seu potencial máximo: usabilidade, design universal e acessibilidade, a observação desses princípios torna o site acessível e usável. Acessível, pois os leitores de tela são capazes de interpretá-los e usáveis, pois se tornam mais fáceis de serem utilizados pelos usuários em geral, deficientes ou não.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com