TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas geradas no simulador

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da aula prática:

Ondas geradas no simulador

Santa Maria, Novembro de 2016

1- INTRODUÇÃO

Neste relatório será mostrado os resultados das simulações realizadas em aula pratica, no laboratório de informática onde foram simulados alguns circuitos com uma ponte retificadora completa e um resistor, logo após foi adicionado um capacitor, em seguida nos outros circuitos foi mudado valor de resistência e da capacitância do capacitor.

No circuito 1 foi simulado um circuito com uma ponte retificadora completa ligado a uma fonte senoidal de 50v, e adicionado um resistor de 1kΩ e em seguida foi gerado os gráficos com as onda com referencia Vin, Vr.

[pic 1]

Formas de Onda Vin e Vr:

[pic 2]

O que podemos observar e que a medição feita no resistor, a parte negativa da onda foi “rebatida” assim anulando a tensão negativa da senoide da fonte.

No circuito dois foi adicionado um capacitor de 2μf.

[pic 3]

Forma de onda Vin e Vr:

[pic 4]

Agora podemos observar uma pequena mudança na onda Vr gerada pela descarga do capacitor que por menor que seja já alterou, nota-se que a tensão mínima se manteve em 10v, onde antes ela chegava a 0v.

No terceiro circuito foi alterado novamente o capacitor para um de 27μf.

[pic 5]

Forma de onda Vin e Vr:

[pic 6]

Com a capacitor de 27μf a onda se manteve com a tensão bem mais elevada com a tensão mínima em 40v, isso se da pela descarga do capacitor após a sua carga, assim mantendo a tensão por mais tempo em níveis mais elevado.

Com capacitor de 100μf.

[pic 7]

Forma de onda Vin e Vr:

[pic 8]

Com o capacitor de 100μf podemos ver que a onda a tensão pouco se altera logo depois que o capacitor se carrega pela primeira vez, assim podemos notar  que a onda se quase como se fosse uma fonte de tensão continua.

Nesse próximo circuito foi alterado o resistor do circuito para um de 100 ohms.

[pic 9]

Forma de onda Vin, Vr:

[pic 10]

Como podemos ver com a alteração do resistor a tensão teve uma queda significativa em relação ao circuito anterior, se for ver a tensão mínima após a primeira carga do capacitor foi de 20v.

Alterando resistor para 10 ohms:

[pic 11]

Formas de onda Vin e Vr.

[pic 12]

Quando alteramos para um resistor de menor resistência, podemos ver que o capacitor praticamente não surge efeito sobre a onda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (672.1 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com