TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Tese: Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - MANHÃ

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

O COMPUTADOR

Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída. Até os dias de hoje, temos conhecidas 5 gerações de computadores, vamos falar um pouco sobre todas elas.

1ª GERAÇÃO: (1940 – 1954)

Os primeiro computadores eram constituídos por válvulas. Eram grandes lentas e queimavam com grande facilidade, parecido com uma lâmpada, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. O computador tinha apenas o uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisas. Durante a Primeira Geração, a programação era feita de forma direta em linguagem de máquina, que além de ser muito demorado era difícil. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que mais tarde, passou a ser em fita magnética.

Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas e possuía apenas 200 bits de memória RAM.

2ª GERAÇÃO: (1955 – 1965)

Já na Segunda Geração tivemos a invenção do transistor pela Bell Laboratories. Elas foram as substitutas das válvulas e os fios de ligação também foram substituídos por circuitos impressos. Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas. Devido a isso, ficaram muito mais velozes e também menores. A linguagem de programação foi simplificada e já se podia programar por comando abreviados (denominada ASSEMBLER)

A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial.

3ª GERAÇÃO: (1964 – 1977)

Transistores, resistores e outros componentes em um único chip

A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos.

Chips do tamanho de uma moeda

4ª GERAÇÃO: (1977-1991)

Geração marcada pela venda de computadores pessoais.

Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores — unidade central de processamento. Os sistemas operacionais como MS-DOS. Linguagens de programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Teve no seu marco inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com