TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização de computadores Relatorio

Por:   •  23/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1]

Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT

CEP 78705-050 – (66) 3411-7600

Organização de Computadores Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

RONDONÓPOLIS – MT
2015


PETRICK ARYSSON DA SILVA DE SOUZA - RA: 2484719005                          

                           

                       

CURSO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

1ª Série  – 1º Bimestre

Organização de Computadores Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

Trabalho desenvolvido durante a Etapa 1 na disciplina de Organização de Computadores  – 1° semestre do Curso de Ciências da Computação, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.

Prof. Pierre Inacio

RONDONÓPOLIS - MT

2015


Organização de Computadores Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

  1. Introdução à arquitetura de computadores.

             Qualquer máquina capaz de manipular informações binárias pode ser qualificada de computador. Nos tempos de hoje vêm se observado uma atuação cada vez maior dos computadores nas diversas atividades do nosso dia a dia. As operações bancárias, as telecomunicações, uso pessoal e o manuseio de muitos aparelhos eletrodomésticos são as facilidades trazidas pela utilização dos computadores. A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores mais acessíveis e baratos ao usuário principalmente na interação entre o homem e maquina.  Um dos principais fatores que tornaram o computador mais acessível foram os primeiros computadores com mause e teclado eles eram mais compactos, e também sistemas operacional em janelas.

  1. Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

             Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é umcomputador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptopsPDAs ou Tablet PCs, executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. 

Wikipédia. Computador pessoal. Disponível em: . Data de Acesso: 20 Abril. 2015.

Computadores pessoais são caracterizados pelo seu grande porte e principalmente por ficarem nas residências. E para transportes são menos eficientes para desmontar,  comparados a dispositivos porteis como ultrabook ou tablets, ou seja, são mais difíceis de transporta por haverem muitos cabos e serem maiores. Já os dispositivos portáteis são mais leveis e mais fáceis para transporta por geralmente serem menores e por não haverem cabos só na hora que for carregar.

A história dos computadores pessoais e equipamentos portáteis têm inicio em torno de 1917  com a criação do primeiro microchip da Intel, o 4004, que era bem rudimentar comparado às  tecnologias de hoje em dia, porém na época de sua criação era um grande avanço tecnológico  onde o microchip processava instruções de 8 bits, que transferia apenas 4 bits por ciclo e  operava a 740 kHz, sendo cerca de 15 vezes mais rápido que o ENIAC. Pouco tempo depois  foi criado o Altair que custava 439 dólares, onde era necessário que soldasse manualmente  cada componente, foram vendidos 4000 unidades, mesmo que não tivesse muita utilidade  prática além de fonte de aprendizado de eletrônica e programação, serviu também para  mostrar que a informática podia exercer um grande mercado de computadores pessoais.

Em 1976, foi criado o Apple I, era baseado no processador 6502, clone do Motorola 6800,  fabricado pela MOS Tecnology, um processador de 8 bits que operava a 1MHz, mas não fez  grande sucesso vendendo apenas 200 unidades mesmo que dispensasse a compra de um  terminal de vídeo. Na época, as fitas K7 eram utilizadas para guardar dados e programas, no

Apple I os programas eram lidos a 1500 bits por segundo, ou seja, o grande problema das fitas  K7 era a lentidão e baixa confiabilidade. O Apple II vinha com 4Kb de .memória e mais 12  Kb de memória ROM que armazenava um interpretador BASIC e o software de bootstrap. O  BASIC era a linguagem mais popular na época, pois tinha sintaxe mais simples comparado ao  C ou Assembly. O Apple II se tornou tão popular que sobreviveu até o início dos anos 90,  quase uma década depois do lançamento do Macintosh. O último lançamento foi o Apple IIC  Plus, que utilizava um processador de 4 MHz (ainda de 8 bits) e vinha com um drive de  disquetes de 3.5", já similar aos drives atuais.

Na década de 50 surgiram as memórias core, onde eram utilizados anéis de ferrite (material  que pode ter seu campo magnética alterado através de impulsos elétricos , armazenando  equivalente a um bit 1 ou 0). O Apple I inovou com as memórias DRAM (dynamic RAM),  onde é utilizado um único transistor para cada bit de dados, já que o Altair utilizava chips de  memória SRAM (static RAM), que eram rápidos e confiáveis, mas caros demais.

Já na década de 70 houve a criação do Atari 800, que foi mais vendido como um console de  videogame, mas podia ser usado também como um computador poderoso se comparados aos  da época, sua principal função era o desenvolvimentos de programas em BASIC, assim era  muito utilizado em escolas e universidades.

  1. Arquiteturas RISC e CISC.

             Algumas das principais características da arquitetura CISC são: reduzir as dificuldades de  escrita de compiladores, reduzir o custo global do sistema, reduzir os custos de  desenvolvimento de software, reduzir drasticamente o software do sistema, reduzir a diferença  semântica entre linguagens de programação e máquina, fazer com que os programas escritos  em linguagens de alto nível corressem mais eficientemente, melhorar a compactação do  código e facilitar a detecção e correção de erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com