TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Pratica Redes de computadores

Por:   •  4/3/2024  •  Relatório de pesquisa  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Aula Prática

Redes de Computadores

Atividade proposta:

- Criação de estrutura de rede de computadores da Empresa Super Tech, utilizando o programa Cisco Packet Tracer.

- Criar um relatório no final da atividade.

Introdução

 Este relatório tem como propósito detalhar a configuração de uma rede de computadores em um ambiente empresarial, composto por quatro departamentos da empresa Super Tech. Cada departamento é equipado com 20 estações de trabalho, 2 servidores e 2 impressoras, totalizando 24 hosts. A configuração da rede envolve a implementação de equipamentos e tecnologias essenciais, tais como switches, cabos de rede, placas de rede, protocolos de comunicação e serviços de rede. Este documento destacará especialmente os endereços IP atribuídos a cada departamento, fornecendo uma visão abrangente da estrutura da rede.

Métodos

Na implementação da rede, optou-se pela utilização dos switches 2950T-24. Embora o projeto inicial tenha sugerido o emprego do switch 2950-24, este se limita a 24 portas. Assim, a escolha recaiu sobre o switch 2950T-24, que, além de oferecer as 24 portas necessárias, dispõe de 2 portas gigabit, proporcionando uma solução mais abrangente e assim conseguindo interligar os 4 switches.

O processo inicial envolveu a criação da estrutura para as quatro áreas no Packet Tracer, estabelecendo conexões entre todas as máquinas, servidores e impressoras aos switches.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Optamos por empregar a classe de rede C e adotar a topologia estrela, utilizando uma máscara de sub-rede /27. Cada área recebeu uma configuração única de IP, sendo a área de Engenharia e TI Interno designada para a alocação de IPs estáticos em todas as máquinas, servidores e impressoras, utilizando o ip dos servidores como gateway. Cada VLAN foi composta por um conjunto de 10 desktops, 1 servidor e 1 impressora, todos devidamente configurados.

Nas áreas de Compras e Infraestrutura, a distribuição de IPs ocorreu pelos dois servidores, com cada VLAN tendo seu próprio DHCP independente. Essa abordagem proporcionou uma gestão eficiente dos endereços IP nessas áreas específicas.

Exemplos do dhcp de área de compras.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Resultados

A configuração da rede foi concluída com êxito, garantindo a conectividade eficiente entre todas as estações de trabalho de cada departamento. Essas estações estão interligadas, facilitando o compartilhamento de recursos, como impressoras e arquivos armazenados nos servidores. Cada departamento recebeu uma configuração específica de IP: o intervalo de 192.168.0.0 a 192.168.0.30 foi atribuído ao departamento de Engenharia, enquanto o intervalo de 192.168.0.32 a 192.168.0.62 foi destinado ao departamento de Compras. O departamento de TI Interno recebeu o IP 192.168.0.64, com intervalo de 65 a 94, e o departamento de Infraestrutura foi configurado com o IP 192.168.0.96, abrangendo o intervalo de 97 a 120.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (451.6 Kb)   docx (446.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com