TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Aula Prática Redes de Computadores

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

 

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

 

JEFERSON ALVES FERREIRA

     

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

Redes de Computadores

 

     

 

 

CAMPO ALEGRE - AL 2023

JEFERSON ALVES FERREIRA

   

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

Redes de Computadores

 

 

 

                                                                Trabalho apresentado como relatório de aula                                                                  prática para a disciplina de Redes de

                                                                Computadores na modalidade EAD

 

       

   

CAMPO ALEGRE – AL 2023

SUMÁRIO

 

Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

1.1 Objetivo geral        4

1.2 Objetivo detalhado        4

2. MÉTODOS        5

2.1 Equipamentos        5

2.2 Configurações        5

2.3 Topologia        6

2.4 Sub-redes        6

2.5 Endereçamento IP        7

2.6 VLANs        8

3. Resultados        10

4. Conclusão        11

5. Anexos        12

 

 

         

  1. INTRODUÇÃO

 

  1. Objetivo geral

 

No trabalho apresentado a seguir será abordado um projeto prático de uma rede de computadores desenvolvida para a empresa fictícia Super Tech, bem como suas metodologias, configurações, abordagens e especificações.

Para todas as aplicações aqui citadas foi utilizado o software Cisco Packet Tracer, para uma simulação do projeto.

O complemento deste trabalho está localizado nas Referências, em um link no Google Drive para ser baixado e testado dentro do software. O arquivo está no formato “.pkt”, formato padrão para as simulações do programa.

 

  1. Objetivo detalhado

 

Foi solicitado pela empresa Super Tech uma rede de computadores que atendesse às suas demandas. Para isso, a empresa conta com 4 departamentos: Engenharia, TI Interno, Comércio e Infraestrutura.

Cada departamento conta com 20 estações, 2 servidores e 2 impressoras, sendo conectadas por um switch em cada um deles. A empresa também solicitou a criação de 1 sub rede para cada departamento e 2 VLANs. Com isso em mãos, o objetivo atual é trabalhar nesse projeto de forma que a empresa tenha eficácia no funcionamento da rede.

 

         

  1. MÉTODOS

 

Para o desenvolvimento dessa rede, primeiramente irei abordar a questão relacionada à infraestrutura, que diz respeito aos equipamentos que serão utilizados e suas configurações a nível físico, caso haja alguma.

 

  1. Equipamentos

 

Para esse projeto foram utilizados os seguintes equipamentos:

 

1 Router-PT-Empty – a escolha deste equipamento deve-se, primeiramente, à necessidade de ter um controle maior da rede pelo administrador de redes com relação ao acesso e configuração remota da rede, além de diminuir os cabeamentos existentes entre os switches.

 

4 Switches 2960 – 24TT (1 por departamento)

80 estações (20 por departamento)

8 impressoras (2 por departamento)

8 servidores (2 por departamento)

 

  1. Configurações

 

Ao roteador foram adicionadas 5 placas de rede Gigabit Ethernet para interligar os switches presentes em cada departamento, sendo que uma delas estará desativa e só deverá ser utilizada para acessos futuros pelo administrador, a fim de evitar o acesso não autorizado ao controle da rede.

 

Uma configuração semelhante também foi feita aos servidores, onde foi necessário trocar as placas de rede Fast Ethernet por placas do modelo Gigabit Ethernet, placas essas que serão conectadas as placas Gigabit também presentes nos switches. Isso porque os servidores serão os equipamentos que vão atender às solicitações e respostas de todos que estiverem conectados a ele, sendo assim, é necessário uma conexão que atenda a essa demanda.

  1. Topologia

 

A topologia utilizada é do tipo estrela, com as estações, servidores e impressoras conectadas ao switch, e esses, por sua vez, conectados ao roteador da rede. Como pode ser observado a seguir:

 

[pic 1] 

Figura 1 - Conexão entre roteador, switch e dispositivos.

 

Essa é apenas uma representação para entendimento a respeito da topologia, e, por isso, não devem ser consideradas outras questões como nome dos departamentos e outras especificações.

 

  1. Sub-redes

 

Para cada departamento será utilizada uma sub-rede diferente, como a empresa necessita de quatro departamentos, será utilizada uma máscara de rede que atenda essas demandas. Mas levando em consideração a possibilidade de expansão dos departamentos da empresa, foi utilizada uma máscara de rede 225.255.255.224 / 27 com 8 sub-redes. Abaixo, segue a tabela lógica de cada uma delas:

 

 

[pic 2] 

Figura 2 - tabela lógica de redes e sub-redes

 

  1. Endereçamento IP

 

Aos departamentos de Engenharia foi utilizada a sub-rede 1, para o TI Interno a subrede 2, para o Comércio a sub-rede 3, e para o departamento de Infraestrutura a sub-rede 4.

 

Os departamentos de Engenharia e TI Interno foram configurados com endereçamentos IPs estáticos. Já os departamentos de Comércio e Infraestrutura, endereçamentos IPs dinâmicos. Foi preferível utilizar IPs de classe C.

 

Acredito que não haja necessidade de explicar como foi feito o endereçamento estático, porém para possibilitar o endereçamento dinâmico aos dispositivos presentes nas redes, os servidores foram utilizados como gateway e configurados o serviço DHCP, responsável pela atribuição dos IPs de forma dinâmica e automática. Como futuramente serão configuradas as VLANs, optei por atribuir a divisão da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (119.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com