TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Engenharia de Requisitos

Por:   •  14/12/2015  •  Exam  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade Revisão

Engenharia de Requisitos

  1. Requisitos têm papel central no desenvolvimento de software. De que maneira os requisitos influenciam outras atividades do processo de software?

    Engenharia de Requisitos é a ponte entre a identificação do problema e o projeto e a implementação da solução. Consiste em entender o que o cliente quer, analisar a necessidade, especificar a solução sem ambiguidade, validar a especificação, gerenciar mudanças nos requisitos.

Um dos principais objetivos da engenharia de requisitos é melhorar a modelagem de sistemas e a capacidade de analisá-los, possibilitando maior entendimento de suas características antes da implementação (Robinson 2003).

  1. Descreva o processo de Engenharia de Requisitos, apontando suas principais atividades e o propósito de cada uma delas.

Atividades do processo de engenharia de requisitos:

- Estudo de viabilidade

Decide se o sistema proposto atende as necessidades. Contribui para objetivos da organização. Verificar tecnologia existente e com o orçamento disponível. Ser tem integração com outros sistemas em uso.

- Elicitação e Análise

Conhecida por elicitação de requisitos ou descoberta de requisitos. Domínio de aplicação, serviços a prestar pelo sistema, restrições operacionais do sistema. Qualquer pessoa ou entidade interessada pelo sistema, quer direta, quer indirectamente tem que ser ouvida.

Dividida em duas atividades:

- Elicitação dos requisitos em si.

- Análise do que foi elicitado.

- Especificação

Processo de escrever os requisitos de usuário e de sistema em um documento de requisitos. A documentação de requisitos de é a declaração oficial do que é demandado dos desenvolvedores do sistema.

Itens da estrutura de documentos de requisitos (IEEE Std 830-1998)

-Prefácio

-Introdução

-Glossário

-Definição de Requisitos de usuário

-Arquitetura do Sistema

-Especificação de requisitos do sistema

-Modelos do Sistema

-Evolução do sistema

-Apêndices

-Índice

- Validação

Demostra se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer pois um erro de requisitos depois de entregue pode equivaler a 100 vezes o custo de reparação de um erro de implementação.

Tipos de verificação:

- Validade - Sistema disponibiliza funções que melhor suportam necessidades do cliente?

- Consistência - Há conflitos entre requisitos?

- Completude - Incluídas todas as funções requeridas pelo cliente?

- Realismo - Requisitos pode ser implementados com orçamento e tecnologia disponíveis?

- Verificabilidade - Requisitos verificáveis?

Técnicas de Validação de Requisitos:

- Revisões de requisitos

- Prototipação

- Geração de casos de teste

  1. Diferencie requisitos de usuário de requisitos de sistema. Como tratar a documentação de

requisitos nesses dois diferentes níveis? Qual o público alvo dessa documentação? Por que é importante prover modelos de documentos para documentos de requisitos?

Requisitos de usuário - Os  requisitos  de  usuário  são  quase  sempre  escritos  em linguagem   natural  e  suplementados  no  documento  de requisitos  por diagramas e tabelas.

– “O sistema deve oferecer um meio de representar e acessar

arquivos externos criados por outras ferramentas.”

Requisitos  de  sistema - Requisitos  de  sistema  também   podem  ser  escritos  em linguagem   natural,  mas  também   em  outras  notações com  base  em  formulários,  modelos  gráficos  ou matemáticos de sistema. E devem  descrever  apenas  o comportamento  externo  do  sistema  e  suas  restrições operacionais.

– “O usuário deve dispor de recursos par definir o tipo dos

arquivos externos.

– Cada tipo de arquivo pode ser representado como um ícone

específico na tela do usuário.

– Quando um usuário seleciona um ícone de um arquivo

externo, o efeito é aplicar a ferramenta associada com o tipo

de arquivo representado, permitindo executa-lo.”

4.   O que são requisitos não funcionais?

Os requisitos funcionais referem-se aos requisitos que estão relacionados com a maneira com que o sistema deve operar, onde se especificam as entradas e saídas do sistema e o relacionamento comportamental entre elas, assim como a iteração com o usuário.

5. O que são requisitos funcionais?

Os requisitos funcionais referem-se aos requisitos que estão relacionados com a maneira com que o sistema deve  operar, onde se especificam as entradas e saídas do sistema e o relacionamento comportamental entre elas, assim como a iteração com o  usuário.

6. O que é negociação de requisitos? Quando ela é necessária?

Os requisitos são definidos durante as fases iniciais do desenvolvimento do sistema como uma especificação do que terá de ser implementado. Trata-se de descrições de como o sistema se devem comportar ou uma propriedade / atributo do sistema, o que significa que devem ser constrangimentos no processo de desenvolvimento [Sommerville & Sawyer, 1997]. Por outro lado, Lewicki & Litterer (1985) definem negociação como o processo social básico usado para resolver conflitos. Depois de obter requisitos deve se analisar e procurar conflitos, sobreposição, omissões e inconsistências com isso reunir com partes interessado para aceitação de conjunto de requisitos. A negociação de requisitos acontece quando a  conflito de requisitos entre os interessados. O  processo de  decisão na negociação envolve procurar uma única alternativa (ponto de intersecção) dentro de um conjunto de alternativas aceitáveis pelos interessados e tecnologicamente  possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com