TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elabore Um Texto Respondendo As Perguntas A Seguir: A Análise De Requisitos De Software é Inquestionavelmente A Etapa Mais Intensiva Em Termos De Comunicação No Processo De Engenharia De Software. Porque A Rota De Comunicação Frequentemente Se Fecha

Por:   •  26/10/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.689 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 2.2

Muitas a rota de comunicação acaba se fechando. Provavelmente a análise de requisitos não está sendo realizada de maneira correta. O ideal é que nessa fase, que engloba a elicitação e análise de requisitos (de acordo com a Engenharia de Software), Engenheiros de software, clientes e usuários finais do sistema e outros envolvidos (stakeholders) trabalhem para aprender sobre o domínio da aplicação, serviços/funcionalidades que o sistema deve fornecer, desempenho esperado, restrições de hardware, do ambiente, do negócio, Processo interativo com realimentação contínua (cíclico). E o que considero ainda mais importante são as atividades que ocorrem nessa fase que, caso aplicadas, dificilmente fechariam a rota de comunicação. São elas: Obtenção de requisitos (coleta de dados), Classificação e organização de requisitos, Priorização e negociação de requisitos e Documentação de requisitos.

Um analista de sistemas pode prover de desenvolvimento de sistemas, de uma área usuária ou de alguma organização externa. Na área usuária, os mesmos podem prover ao analista de sistemas, informações necessárias sobre o desempenho do sistemas em produção. Os mesmos informam se os requisitos estão implementados corretamente no sistema ou se há alguma falha no processo.

Prós da área: Enriquece os analistas de sistemas com informações do desempenho do sistemas.

Contras: A área usuário pode não identificar o processo falho.

Falando um pouco sobre a metodologia ágil podemos notar que ela possui vantagens e desvantagens. Particularmente vejo muito mais vantagens do que desvantagens.

Vantagens (Cliente):

- Foco e maximização do ROI (Retorno do Investimento) e do Valor de Negócio;

- Entregas do produto + rápida, freqüentes e regulares;

- Aceleração do Time-to-market o que se traduz em ganho de competitividade;

- Maximização do Value-to-Makert;Foco no que é prioritário e traz mais valor para o usuário, o que se traduz em ganho de usabilidade;

- Transparência e visibilidade do status do projeto;

- Flexibilidade para mudanças de requisitos e prioridades além de maior agilidade na tomada de decisões;

- Melhoria da Qualidade do produto final;

- Produtividade;

- Redução dos riscos e das indesejáveis surpresas.

Vantagens (gestor e equipes)

- Escopo e objetivos claros e priorizados;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com