TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Classificação Automática de Solo Utilizando Sensoriamento Remoto

Por:   •  6/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

GEF111 - Sensoriamento Remoto

João Victor Teófilo Salgado - 201810548 - 10A


  1. Classificação do subset proposto

Neste passo, o subset foi classificado em 5 classes de cobertura de solo utilizando 3 métodos de classificação diferentes, sendo eles: Mínima distância (Minimum distance), Máxima verossimilhança (Maximum likelihood) e Mapeamento do ângulo espectral (Spectral angle mapping). O dataset inicial de treinamento é composto por 80 amostras, distribuídas como no mapa que se encontra neste link, construído a partir das feições disponíveis neste link. Como resultado, foram obtidos 3 rasters no formato .tif para cada um dos algoritmos que podem ser encontrados, respectivamente, nestes links: Spectral Angle Mapping, Minimum Distance, Maximum Likelihood.

  1. Cálculo de Matriz de Confusão

Neste passo, os rasters resultantes da etapa anterior foram postos a prova por um dataset de validação composto por 35 amostras a fim de gerar matrizes de confusão para cada um dos métodos. As matrizes se encontram abaixo:[pic 1][pic 2]

[pic 3]

(Para melhor visualização dos dados, uma planilha contendo todas as tabelas pode ser encontrada neste link.)

Assim, após analisar os valores de acurácia do usuário e do produtor, notamos que o método SAM apresenta melhores resultados que os demais, tendo uma acurácia geral na casa dos 94% e será a imagem selecionada para prosseguirmos.

  1. Edição da Imagem Classificada

Ao analisarmos a imagem classificada pelo método SAM e sua tabela de confusão notamos que os valores para Floresta Nativa e Floresta Plantada foram os maiores responsáveis pela redução da acurácia geral da imagem. Após uma sútil edição no raster conseguimos melhorias consideráveis na acurácia das duas categorias citadas anteriormente, como podemos observar na tabela abaixo:

A imagem editada pode ser encontrada neste link.[pic 4]

  1. Layout Final

Por fim, um layout foi construído contendo toda a simbologia requerida na definição deste REO. Este pode ser encontrado através deste link.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (133 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com