TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas dos Circuitos Digitais

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDICO RONDON – UNIRONDON

SISTEMAS DIGITAIS

Sumário

Lista de Ilustrações        

Lista de Tabelas        

Introdução        

1.Resistores        

2.Display de sete segmentos        

3.Circuitos Integrados        

3.1.C.I. 555        

3.1.1.Os pinos do C.I. 555        

3.2.Modo de operação monoestável        

3.2.1.Estrutura interna no modo monoestável        

3.2.2.Controlando o tempo no modo monoestável        

3.3.Modo de operação estável        

3.3.1.Estrutura interna no modo estável        

3.3.2.Controlando a frequência de oscilação        

4.Conclusão        

5.Referências        

Lista de Ilustrações

Figura 1 Exemplo de Resistores        

Figura 2 Segmentos de um display de sete segmentos        

Figura 3 Pinos do C.I. 555        

Figura 4 C.I. 555 em configuração monoestável        

Figura 5 C.I. 555 por dentro no modo monoestável        

Figura 6 C.I. 555 em configuração estável        

Figura 7 C.I. 555 por dentro no modo estável        

Lista de Tabelas

Tabela 1 Funções dos pinos do C.I. 555        

Introdução

Um circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida. O gerador é aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica. A principal função dele é fornecer energia para as cargas que o atravessam, como as pilhas, baterias e usinas hidrelétricas por exemplo. O receptor elétrico é responsável por transformar energia elétrica em outras formas de energia. Um exemplo simples é o motor que transforma energia elétrica em energia mecânica. O resistor é responsável por consumir a energia elétrica e convertê-la em calor, ou seja, energia térmica. Esse efeito é chamado de efeito Joule.  

1.Resistores

        Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, tanto por transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule como por limitar a corrente elétrica em um circuito.

        Esses componentes tem a finalidade de oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. Essa oposição recebe o nome de resistência elétrica que possui como unidade o ohm. Eles causam uma queda de tensão em alguma parte do circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma que de tensão. Por conta disso é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.

        Por serem muito pequenos é inviável imprimir nos resistores as suas respectivas resistências. Assim optou-se pelo código de cores, que consiste em faixas coloridas indicadas como a, b, c e % de tolerância, no corpo do resistor. As três primeiras faixas servem para indicar o valor nominal de sua resistência e a última faixa a porcentagem na qual a resistência pode variar seu valor nominal. Isso através da equação R = (10ª + b) . 10c , na potencia c são permitidos valores somente até 7 o dourado passa a valer -1 e o prateado -2.


Figura 1 Exemplo de Resistores
[pic 1]

2.Display de sete segmentos

O display de sete segmentos como o próprio nome diz, é composto por sete elementos os quais podem ser ligados ou desligados individualmente. Eles podem ser combinados para produzir representações simplificadas de algarismos arábicos.

Os sete segmentos são dispostos num retângulo com dois segmentos verticais em cada lado e um segundo segmento horizontal em cima e embaixo. O sétimo segmento corta o retângulo horizontalmente. Também existem displays de quatorze segmentos e dezesseis segmentos, porém eles têm sido substituídos em sua maioria por displays de matriz de pontos.

Os segmentos de um display de sete segmentos são definidos pelas letras de A a G, e o ponto decimal opcional DP(um “oitavo segmento”) é usado para a exibição de números não-inteiros.

[pic 2]
Figura 2 Segmentos de um display de sete segmentos

A exibição dos números usa um conjunto de segmentos diferentes. A variação das letras maiúsculas e minúsculas para A-F é feita para que cada letra tenha uma forma única e inequívoca (A, C, E e F são maiúsculas e B e D são minúsculas, pois caso contrario seriam confundidas com 8 e 0). Os conjuntos mais comuns para exibição são:

  • 0 (Zero) – a, b, c, d, e, f
  • 1 (Um) – b, c
  • 2 (Dois) - a, b, d, e, g
  • 3 (Três) - a, b, c, d, g
  • 4 (Quatro) - b, c, f, g
  • 5 (Cinco) - a, c, d, f, g
  • 6 (Seis) - a, c, d, e, f, g
  • 7 (Sete) – a, b, c
  • 8 (Oito) - a, b, c, d, e, f, g
  • 9 (Nove) – a, b, c, f, g
  • A (maiúscula) - a, b, c, d, e, f, g
  • B (minúscula) - c, d, e, f, g
  • C (maiúscula) – a, d, e, f
  • D (minúscula) – b, c, d, e, g
  • E (maiúscula) - a, d, e, f, g
  • F (maiúscula) – a, e, f, g

3.Circuitos Integrados

Um circuito integrado (ou simplesmente C.I.) é um circuito eletrônico que incorpora miniaturas de diversos componentes (principalmente transistores, diodos, resistores e capacitores), "gravados" em uma pequena lâmina (chip) de silício. O chip é montado e selado em um bloco (de plástico ou cerâmica) com terminais que são conectados aos seus componentes por pequenos fios condutores. Eles são usados em quase todos os equipamentos eletrônicos hoje em dia e revolucionaram o mundo da eletrônica.

A ideia do circuito integrado foi levantada por Geoffrey WA Dummer (1909-2002), um cientista que trabalhava para o Royal Radar Establishment (Ministério de Defesa britânico). Ele publicou a ideia em 7 de maio de 1952 no Symposium on Progress in Quality Electronic Components em Washington, D.C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (328.5 Kb)   docx (616.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com