TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 1sem 2015 champions industria farmaceutica

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

PIM Jonatas Coronado Stambouli C1388A-8

Todos os itens entre parênteses com negrito e sublinhado precisar ser mais bem explanados.

Introdução/cenário do mercosul

Atualmente apesar de o Brasil ser o 6º maior mercado da indústria farmacêutica, é responsável apenas por 2% do faturamento bruto total mundial.  É um mercado em expansão que somente em 2013 acumulou um aumento de 17%() e há uma previsão de que se torne o 4º maior mercado mundial já em 2016 devido à maior expectativa de vida dos brasileiros aumentando assim o numero de idosos. Fica um destaque especial com uma forte recomendação para que em breve seja feito um estudo para um planejamento de fabricação local, visto que o Brasil está em franca expansão de crescimento dessa indústria. De 2000 a 2013 o Brasil teve um aumento de 600% nas suas exportações para o MERCOSUL. Olhando atentamente para cada um desses países temos na lista Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O Equador solicitou entrada permanente no bloco econômico, expansão esta que está sendo analisada.

Devemos uma atenção especial para o Paraguai que apesar de ter um valor de exportação de U$280.000.000,00 anuais apenas uma empresa possui 70% do mercado local. Entre 2008 e 2009 a indústria farmacêutica cresceu 50% mais devido as baixas cargas tributárias e por conta do trabalhador paraguaio que trabalha cerca de 48 dias a mais por ano do que o brasileiro.

        No Uruguai o grande destaque fica com a atual legislação sobre a cannabis e que tem permitido um grande avanço no desenvolvimento de medicações que dependam da matéria prima extraída dela. O Market share gira em torno de 44% das indústrias transnacionais. O é possível que mais uma indústria farmacêutica estrangeira não tenha uma fatia tão boa quanto no Brasil.

        A Argentina é a grande bola da vez do setor farmacêutico e que apesar de não ter os melhores indicadores econômicos, possui um equilíbrio único dentro dos países do MERCOSUL.

        A Venezuela não possui grandes atrativos na área farmacêutica e possui um mercado basicamente formado por indústrias estrangeiras e o maior cliente potencial são os varejistas.

        Recomendo fortemente uma análise incluindo a América Latina inteira com especial atenção voltada para o México.

        Contudo, dentro do MERCOSUL, a melhor opção para instalar o negócio ainda é no Brasil onde mesmo com uma fatia menor devido as proporções do país serem muito maiores, a infraestrutura é mais abrangente e confiável. Mais especificamente no estado de São Paulo que é o centro financeiro da América Latina e encontrar prestadores de serviço e fornecedores confiáveis é mais fácil. O país também investe muito na formação de profissionais na área além de manter a possibilidade de instalar futuramente um laboratório.

Fontes

http://brazilianpharmasolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Panorama-Mercado-Farmac%C3%AAutico_final_final.pdf

http://www.grupemef.com.br/noticias_completa.php?not_id=3474

http://www.braspar.org/?p=478

AMBIENTE FÍSICO/macroeconomia?

Falar sobre impressora e sobre telefonia.

Plano de Sede

Das 6 maiores indústrias da área farmacêutica instaladas no mundo, 4 estão no Brasil além de ser uma região do mundo com alto potencial de expansão.

Com base nas empresas já consolidadas em território brasileiro foi feita uma pesquisa sobre a localização e o levantamento do possível conjunto de motivos que podem levar uma indústria farmacêutica a definir o local.

Ficou claro que apesar das 10 maiores empresas do setor terem escritórios em vários locais do Brasil, todas elas tem algo em comum que é o escritório localizado na região de Campinas devido ao fácil acesso às principais rodovias do país, fácil acesso ao aeroporto de Viracopos, rede ferroviária com acesso fácil ao porto de Santos, incentivos fiscais, além de grande facilidade de vários aspectos em relação à mão de obra de baixa e alta especialização.

A Champions por ser uma empresa de química, deve atender a uma série de requisitos da legislação tanto para atendimento ao público como pela responsabilização das formulas que precisam ter químicos responsáveis mesmo se tratando de um escritório de importação.

Um aspecto que se torna um grande atrativo é a proximidade com faculdades da área química e farmacêutica que existem na região. Essas faculdades têm parcerias com vários laboratórios do país e, devido a grande quantidade de formandos, a mão de obra especializada é abundante.

Em relação à infraestrutura, atualmente Hortolândia conta com uma rede de fibra ótica de 70 km interligando vários órgãos do governo e paralelo a isso há uma grande oportunidade, visto que o datacenter da IBM está localizado na mesma cidade e bem próximo à Rodovia dos Bandeirantes.

Existem empresas atuando na região que oferecem serviços de link dedicado em contrato Link Full 24x7x365 com 100% de garantia. Este serviço aliado à fibra ótica garante uma redundância de conexão com altíssima garantia.

A rede elétrica que abastece Hortolândia é a mesma que abastece Campinas e São Paulo, portanto a diferença de qualidade não é significativa, mas mesmo assim deve haver um plano emergencial para suprir problemas no fornecimento de energia.

Por se tratar de uma cidade de pequeno porte, a possibilidade de proximidade com o poder público para acordos e parcerias torna-se muito mais fácil e já há um histórico desse tipo de atividade na região tornando mais fácil de conseguir outros tipos de benefícios além dos limites definidos para a redução fiscal.

Os principais contras que existem na região é a questão do presídio ao lado da zona industrial e que já registraram grandes rebeliões em 2006 e 2014, mas que foram controlados de maneira rápida e o transporte que é barato, mas ainda é escasso.

Segundo a definição da própria matriz, haverá 100 postos de trabalho no local que serão definidos e divididos pela alta administração e pelo departamento de RH. Outro item a ser levado em conta para a definição do imóvel serão os requisitos de infraestrutura para atender aos 100 funcionários. Ficou definido que cada funcionário contará com um espaço individual de, no máximo, 5m² além salas de reunião e área separada entre alta administração e operação. Um imóvel de 1000m² atende todos os requisitos e foi verificado que os valores de locação não ultrapassam R$15.000,00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com