TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 3 Banco de Dados

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM V

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Campinas/ Mogi-Guaçu/ Piracicaba/ Sumaré/ Vinhedo

2019

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM III PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

SISTEMA DE CONTROLE E GERENCIAMENTO PARA BIBLIOTECA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, apresentado ao Curso Superior Redes de Computadores da Universidade Paulista – UNIP como pré-requisito para aprovação no 1ºsemestre.

Tecnologia em redes de computadores

1° Semestre

Campinas/ Mogi-Guaçu/ Piracicaba/ Sumaré/ Vinhedo

2018

RESUMO

O trabalho a seguir descreve a Empresa PIM III, onde foi desenvolvido um sistema informático para uma biblioteca comunitária na periferia de uma grande cidade, envolvendo conhecimentos de Metodologia Científica, Ética, Linguagem de Programação e Administração de Banco de Dados.

Utilizamos Metodologia científica na catalogação de livros e seus conceitos teóricos, Ética e Legislação Profissional para demonstrar que o projeto está em linha com as regras gerais. Na Linguagem de Programação Aplicada, para se tornar um funcionamento efetivo e livre de falhas, que é uma das a partes mais importante de rede de computadores, e pôr fim a Administração de Banco de Dados para mostrar sua importância e aplicação para os sistemas de informação, comunicação e processos de automação.

Palavras-chave: Biblioteca comunitária, sistema de informação, catalogação de livros.

ABSTRACT

The following work describes the PIM III Company, where a computer system was developer for a community library in the periphery of a large city involving knowledge of Scientific Methodology, Ethics, Programming Language and Database Administration.

We use scientific methodology in the cataloging of books and their theoretical concepts, Ethics and Professional Legislation to demonstrate that the project is in line with the general rules. In the Applied Programming Language for become an effective and fault-free functioning which is one of the most important parts of computer network, and put an end to Database Administration to show its importance and application to information systems, communication and automation processes

Keywords: Community library, information system, book catalogin. 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 PROCECIMENTOS METODOLÓGICOS 7

3 VALORES ÉTICO-LEGAIS 8

4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO 9

5 Banco de Dados 10

6 Projeto Conceitual 11

7 Projeto Lógico 12

8 Projeto Físico 12

8.1 Criando um Banco de Dados 13

8.2 Criando Consulta do Usuário ao Banco de Dados 14

8.3 Conectando ao Banco de Dados 15

9 CONCLUSÃO 16

6 INTRODUÇÃO

A implantação de um Sistema de Gerenciamento da Biblioteca traz para a Instituição maior assertividade e segurança para o controle de entrada e saída de seu acervo, além de agilidade e organização administrativo.

Para a implantação de um sistema informático automatizado, há uma série de implementos a serem seguidos de maneira sequenciais para a obtenção de um resultado satisfatório.

Este projeto constitui na abordagem de um sistema de controle de uma biblioteca comunitária, situada em uma comunidade de alta densidade populacional onde os materiais são cedidos pela própria população, entidades públicas e privadas.

Em primeira mão serão esboçados detalhes das necessidades de todo o processo existente dentro da biblioteca, desde a inserção de livros, cadastro de usuários e movimentação de empréstimos e devoluções de seu acervo. Coletado todas as informações partimos para modelagem conceitual, onde serão analisados as formas e relações que os dados serão empregados no sistema.

Em seguida, no projeto lógico, as entidades e seus atributos tomarão posicionamento definido e ligado a seus respectivos relacionamentos, nesta fase utiliza-se um diagrama estruturado como linha de raciocínio lógico. O projeto físico é a última etapa do projeto, onde serão criados as tabelas e os objetos que constituirão o banco de dados fisicamente.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Mediante ao trabalho designado para uma tarefa de ordem voluntária, a seguir será efetuada uma organização de um sistema informático, para uma biblioteca comunitária localizada na periferia de uma grande cidade.

Sendo assim utilizaremos uma pesquisa descritiva, onde faremos uma análise detalhada e minuciosa do objeto de estudo, descrevendo as características e funções em um processo estruturado. A partir de uma análise no local foi identificada a necessidade de uma biblioteca, onde será disponibilizado informações para a população carente da periferia.

Nosso projeto consiste em ter um controle dessa biblioteca comunitária, onde os materiais são cedidos pela própria população, entidades públicas e privadas, montando assim o nosso banco de dados com a inserção dos livros, usuários e toda a movimentação do seu acervo (empréstimos e devoluções).

Nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com