TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 3 - TRABALHO DE INICIO DE CURSO

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar III

PIM III

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar III

PIM III

        

Unip Marília

2015

SUMÁRIO

Sumário

INTRODUÇÃO        

1 TOPOLOGIA DA REDE        

2 VISÃO GERAL DA REDE        

2.1 PLANTA BAIXA GERAL DA EMPRESA        

2.2 CABEAMENTO DA REDE        

3 TOPOLOGIA DA SALA DO SERVIDOR        

3.1 PLANTA BAIXA DA SALA DO SERVIDOR        

3.2 ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIDORES        

3.2.1 SERVIDOR 1        

3.2.2 SERVIDOR DE BANCO DE DADOS        

3.2.3 SERVIDOR 2        

3.3 TELEFONIA        

3.4 INTERNET        

3.5 RACK DA REDE LOCAL        

4 TOPOLOGIA DAS ILHAS DE ATENDIMENTO        

4.1 PLANTA BAIXA DA ILHA DE ATENDIMENTO        

4.2 ILHAS DE ATENDIMENTO        

5 PLANO DE ENDEREÇAMENTO IP        

5.1 TABELA DE IP E CABEAMENTO ESTRUTURADO        

6 CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA E USO DA INTERNET        

6.1 CONSIDERAÇÕES        

6.2 CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA        

CONCLUSÃO        


INTRODUÇÃO

A empresa Pesquisa Certa atua na área de pesquisa de mercado, especificamente no ramo de pesquisas políticas e devido seu crescimento nos últimos anos, está implantando uma nova base de operações no município de Jundiaí – SP.

O projeto foi desenvolvido visando a implementação de uma rede de dados e internet de alta velocidade para essa nova base de operações da empresa Pesquisa Certa.

A empresa inicialmente contará com 62 posições de atendimento, com estrutura de rede e telefonia, com acesso à internet e à intranet.

Embora as posições não estejam ocupadas, o projeto contempla um crescimento de até 20%, como foi especificado pela empresa, tendo assim, a estrutura de rede preparada para o crescimento.

O projeto tem como objetivo oferecer a empresa uma estrutura de rede de computadores hierárquica e compartilhada, onde todos os componentes necessários para satisfazer as necessidades de interconexão entre as estações de trabalho e outros equipamentos, foram contemplados.

Essa interconexão permitirá o compartilhamento de arquivos na rede, a fim de facilitar a troca de informações entre as estações de trabalho e a garantia de acesso a rede de internet.

Para projetar essa rede de computadores, será utilizada uma metodologia estruturada, onde primeiramente através das necessidades apontadas, foi definido o projeto da topologia da rede, facilitando o cliente visualizar o projeto como um todo e na sequencia essa topologia será dividida em partes menores, onde será demonstrado o projeto físico, que nada mais é que as tecnologias e dispositivos utilizados. Complementando o projeto de rede, será definida uma política de ética para a empresa, para que sejam direcionados o comportamento empresarial e a ação dos gestores e colaboradores dentro da empresa, bem como, a política de uso da internet pelos mesmos.


1 TOPOLOGIA DA REDE

O espaço físico da empresa é composto por cinco ilhas de trabalho, onde são alocados os colaboradores, uma sala da gerencia, uma mesa do coordenador, uma sala de servidor e uma recepção.

As ilhas de atendimento são formadas por 12 posições de trabalho, onde cada posição terá a estrutura preparada para conexão de rede e telefonia.

A empresa hoje necessita de 50 posições de atendimento, então, as quatro primeiras ilhas de trabalho serão totalmente preenchidas (48 posições), e na quinta ilha será utilizado no momento apenas 2 dos 12 lugares, totalizando as 50 posições de atendimento.

As 8 posições de atendimento restantes da ilha 5, embora ainda não serão utilizadas, já contará com a estrutura de rede e telefonia prontos, pois a empresa estima um crescimento de 20% do seu quadro de colaboradores nos próximos anos.

A frente de cada ilha, existe uma mesa com uma impressora em rede, que deve ser utilizada pela ilha de atendimento mais próxima.

Estas mesas possuem abaixo de sua bancada, um lugar apropriado para a colocação de um switch de 16 portas, que será responsável pela interligação de cada ilha de trabalho com o servidor central.

Portanto teremos um switch independente para cada ilha de trabalho, onde cada um se conecta diretamente ao Switch principal na sala do servidor.

A sala do servidor é o local onde ficam os servidores da empresa: servidor de aplicação 1, servidor de aplicação 2 e um servidor de banco de dados. As funcionalidades e aplicações de cada servidor serão detalhadas mais adiante no projeto.

No espaço físico entre a sala do servidor e as ilhas de atendimento, temos mais um ponto de trabalho interligado, um lugar mais reservado que é destinado ao coordenador da empresa.

Esse ponto de trabalho, se conectará na rede diretamente ao switch central na sala do servidor e por ter uma impressora exclusiva para o gestor, não será necessário conectar esta impressora do local na rede, mas o gestor poderá se conectar com todas as outras impressoras em rede das ilhas de atendimento.

Na sala da gerência, devido o gestor não ficar fisicamente na empresa, onde só faz algumas visitas no mês e não ter um computador próprio, será disponibilizado acesso a rede e internet por uma conexão sem fio, onde em cada visita poderá conectar seu notebook via Wi-Fi, assim como seus outros dispositivos móveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (732.1 Kb)   docx (456.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com