TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim i - Curso de gestão em recursos humanos

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

JOSÉ MARQUES DA SILVA

FRANCISCO VASCONCELOS FILHO

SUPERMERCADOS: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

PATOS-PB

2012

JOSÉ MARQUES DA SILVA[pic 2]

RA - 1283670

FRANCISCO VASCONCELOS FILHO

RA - 1258299

                     

SUPERMERCADOS: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Projeto de pesquisa elaborado em face da exigência do Curso de Gestão em Recursos Humanos, ministrado pela UNIP, Universidade Paulista. Professores Orientadores: Profª Angela Pizzo e Profº Mauro Trubbianelli.

                     

 PATOS – PB

2012

RESUMO[pic 3]

Este estudo mostra a importância dos Supermercados, que atualmente ocupa um grande espaço na vida do consumidor brasileiro. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar e compreender como as disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática influenciam o gerenciamento de um supermercado e como contribuir para um bom funcionamento e melhorar sua gestão. Para isto foi feita uma pesquisa sobre o tema e a partir desta pesquisa foi elaborado um estudo de caso, onde foi observado o funcionamento de todos os setores do supermercado.

Palavras-Chave: Comunicação Empresarial; Fundamentos da Administração; Supermercados; Técnicas de Informática.

ABSTRACT[pic 4]

This study shows the importance of supermarkets, which currently occupies a large space in the life of the Brazilian consumer. In this context, this research aims to analyze and understand how the courses Fundamentals of Management, Business Communication and Computing Techniques influence the management of a supermarket and contribute to a smooth operation and improve its management. For this was made a research on the subject and was drawn from this research a case study, where we observed the functioning of all sectors of the supermarket.

.

Keywords:  Business Communication, Fundamentals of Management, Supermarkets, Techniques of Informatics.

                                                 

SUMÁRIO[pic 5]

1        INTRODUÇÃO        6

2        DESENVOLVIMENTO        7

2.1 Descrição da Empresa...........................................................................................................7

2.2 Os Supermercados no Brasil        8

2.3 Fundamentos da Administração............................................................................................9

2.4 Comunicação Empresarial        11

2.5. Técnicas de Informática.....................................................................................................12

3    CONSIDERAÇÕES FINAIS

...........................................................................................15

REFERÊNCIAIS BIBLIOGRÁFICAS        16

ANEXOS        18

ANEXO A.................................................................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo é resultado da avaliação sistemática da empresa estudada, levando em consideração os objetivos propostos pela UNIP- Universidade Paulista Interativa, do curso Gestão de Recursos Humanos - SEI, Pólo de Patos, estado da Paraíba, o trabalho foi direcionado a observar à aderência do conteúdo analítico na aplicação pratica no Supermercado. Este trabalho está estruturado com base no Projeto Multidisciplinar I (PIM I), contemplando as disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

O estudo do caso em questão analisou o funcionamento do Supermercado Menor Preço, localizado na Cidade de Teixera – PB, que conta com uma quantidade de 24 funcionários lotados nas suas duas lojas e nos depósitos, divididos hierarquicamente em cada setor da empresa. Nos setores os sujeitos da pesquisa foram: o gerente geral, os subgerentes de cada departamento e os funcionários responsáveis por cada setor, repositores de mercadorias, caixas e estoque. Para coleta de dados que se realizou durante o período de 15 a 20 de Novembro de 2012, utilizou-se o critério da observação direta.

 O setor supermercadista vem apresentando qualidade, inovação e dinamismo. Seus investimentos são trabalhados para melhor atender os gostos do consumidor, garantindo satisfação e o próprio reconhecimento de seu respectivo trabalho. Dependendo da localização, alguns supermercados vêm se desmembrando, e transformam-se em filiais, com o objetivo de melhor atenderem a demanda da população, ou mesmo, a exposição e facilidade dos produtos e serviços. Tal característica também tem ocasionado à contratação de funcionários em diferentes setores, que significou enorme contribuição na redução do desemprego, onde, em épocas distintas, tinha altos índices (ADRIAN; AIRES CUNHA, 2004).

Segundo os autores supracitados afirmam que os supermercados, além de gerarem empregos e rendas, são considerados como um setor chave. Geralmente, os empresários que atuam nesse ramo não ficam exclusivamente na compra e venda de mercadorias. Eles procuram mostrar um lado empreendedor, investindo seus ganhos em outros fatores que realmente possam garantir uma demanda maior e assim contribuir facilmente para o desenvolvimento da economia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Descrição da Empresa

           Há 24 anos atuando no mercado tabirense, o Supermercado Menor Preço tem na sua estrutura física 08 prédios, divididos em 02 lojas comerciais e 06 galpões para estoque. Para entrega de mercadorias conta com um caminhão F-4000, duas caminhonetes D-20 e 06 motos. O Supermercado Menor Preço tem um anexo chamado de Supermercado Nordeste, onde o primeiro fica responsável pelas vendas no varejo para pagamento a prazo e a segunda unidade responsável pelas vendas à vista. A unidade principal, Menor Preço, tem uma estrutura física de 450 metros quadrado, com anexo no 1º anda do prédio. A organização interna e distribuída por secções, sendo elas limpeza, cosméticos, cereais, descartáveis e frios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (310.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com