TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - Green Life

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.045 Palavras (17 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Sup. Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PIM I - CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS GREEN LIFE

POLO SETOR BUENO
2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Sup. Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PIM I - CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS GREEN LIFE

        

POLO SETOR BUENO
2016

Resumo

O objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de conjuntos de condomínios empresariais ambientalmente sustentáveis da Construtora e Incorporadora Green Life definindo as dez cidades brasileiras que melhor atendem as expectativas do projeto, apontar as ações, práticas e recursos sustentáveis que serão encontrados nos condomínios e também a sustentabilidade dos projetos com foco na economia de energia dos computadores e servidores utilizados no empreendimento na automação residencial e predial.

Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental Urbana. Condomínios Empresariais Sustentáveis.  Responsabilidade Global. Ambiente Sustentável.


Abstract

The objective of this study is the presentation of the project of environmentally sustainable business condominiums of Green Life Construction Inc. defining the top ten Brazilian cities that meet project expectations, pointing out the actions, practices and sustainable resources expected to be implemented in this condominium and also the projects of sustainability focused on energy-saving computers and servers used in the residential and building automation.

Key-words: Sustainable Urban Environment. Sustainable Business Condominiums. Global Responsibility. Sustainable Environment.


Sumário

Introdução        6

Recomendações para construção        7

Uso racional de água        7

Uso eficiente de energia        8

Eficiência na automação residencial / predial        9

Uso de computadores e servidores        10

Cidades Escolhidas        10

Curitiba – PR        10

Londrina – PR        11

João Pessoa – PB        11

São Paulo – SP        12

São Caetano do Sul – SP        13

Rio de Janeiro – RJ        13

Porto Alegre – RS        14

Manaus – AM        14

Fortaleza – CE        15

Belo Horizonte - MG        16

Conclusão        17

Referências        18

Introdução

        A degradação do meio ambiente e poluição atingiram níveis alarmantes e fez a população repensar a forma que tratamos nosso planeta, surgindo a necessidade de minimizar e em muitos casos, reparar os danos causados.

        Em um relatório divulgado pela ONU, a população mundial em 2050 deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas, um aumento de quase dois milhões em menos de 35 anos, sendo que grande parte desta população deve viver em áreas urbanas. Neste contexto, a sociedade e as empresas devem ter como princípio oferecer novos conceitos de habitação e construção, buscando projetos com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Pensando nisso a Construtora e Incorporadora Green Life, neste novo empreendimento de condomínios ambientalmente sustentáveis, busca aplicar práticas de construção que gera economia e durabilidade, além de ser ambientalmente adequado através do uso mais eficiente dos recursos e materiais necessários para a construção, de projetos de iluminação e ventilação natural e diversas outras vantagens que o meio ambiente provê.

Neste projeto, desenvolvido para a Green Life, apresentaremos um estudo realizado para escolher as dez cidades que melhor atendem o projeto levando em consideração seu IDH (PNUD 2010), a população da cidade, nível de industrialização, a mobilidade urbana e também fatores diversos como a renda per capita e os incentivos por parte do poder público à este tipo de construção e também projetos de construção e recursos sustentáveis que poderão ser encontrados nos condomínios.


Motivação

O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Além disso, estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção.  (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2014).

        Na esfera da Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em desenvolvimento, a construção sustentável é definida como “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”. Em levantamentos para o setor da construção, os desafios consistem na eficiência energética, no uso racional e gestão de água e na seleção e destinação dos materiais no ambiente construído.

        De acordo com a Cartilha de Construções Sustentáveis do MMA, “Uma casa ou prédio sustentável gera uma economia de aproximadamente 30% em sua manutenção, gasta menos água e energia elétrica e tem uma vida útil e acessibilidade muito maiores. Escolher técnicas mais sustentáveis garante menor uso de material e desperdício. O uso de material reciclado em lugar de produtos novos também poderá trazer economia” e também, “Outro aspecto positivo é que, hoje, o mercado imobiliário vê com bons olhos as moradias sustentáveis. Esses imóveis são, em média, de 10% a 30% mais valorizados. Reformas que tornem imóveis antigos mais eficientes também se beneficiam dessa valorização extra”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com