TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - UNIP NA INFORMÁTICA

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.890 Palavras (24 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 24

 INTRODUÇÃO

Desde o advento dos primeiros computadores, disponíveis apenas para poucas pessoas e alocados em tarefas muito especializadas, vivemos mudanças substanciais no que diz respeito à nossa relação com a tecnologia e com o mundo a partir dela. Os números da atualidade, descrita como a fase da ubiquidade por Primo (2008), devido à possibilidade de estarmos sempre conectados e “onipresentes” nos espaços digitais, são indicativos da grande revolução informacional que se deu em pouco menos de um século: no Brasil foram usados 424 milhões de dispositivos digitais em 2020; quando falamos do mercado brasileiro, a previsão de crescimento em 2021 para a área de TI é de 11%, mesmo em meio à retração de grande parte dos setores; mundialmente, em 2019 tínhamos 5 bilhões de smartphones, o equivalente a 67% da população.

Dada tamanha relevância e o impacto, seja cultural, social, econômico ou mesmo ambiental, que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) passaram a ter em nosso planeta, torna-se impossível focar apenas em seus aspectos técnicos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo refletir de forma interdisciplinar sobre alguns aspectos da temática, a partir de um estudo de caso com uma empresa real e da articulação dos conteúdos trabalhados em Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Desenvolvimento Sustentável e Estatística do 1º semestre do Superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para tal, foi escolhida a empresa CX (nome fictício), organização sediada na Baixada Santista e que atua no ramo de tecnologia da informação, tendo como foco o desenvolvimento e serviços de softwares. A partir da revisão teórica - realizada através de pesquisa bibliográfica e revisão dos conteúdos trabalhados em aula - apresentada neste trabalho sobre os principais sistemas operacionais utilizados e sobre o histórico do desenvolvimento sustentável e algumas de suas legislações e normas reguladoras, foram feitas entrevistas com o gestor da área de desenvolvimento e, com suporte dos conhecimentos adquiridos em estatística, foram desenvolvidos e aplicados questionários quantitativos e qualitativos em uma amostra dos funcionários. Os dados coletados foram organizados em gráficos que também embasaram a análise apresentada.

Para a disciplina de Lógica, foram utilizados os dados coletados tanto na entrevista quanto nos questionários para apresentar o uso de sofismas, tabela verdade, conectivos lógicos, entre outros conteúdos da disciplina.

A partir dos dois pontos principais - sistemas operacionais utilizados e atitudes de gestão ambiental, criou-se uma conexão entre teoria e prática, na qual foram propostas alternativas para a resolução dos problemas identificados em ambas as áreas.


1. SISTEMAS OPERACIONAIS

Com a tecnologia crescendo cada vez mais no mundo atual, é fato de que as empresas precisam estar sempre inovando em seus produtos, pois a concorrência está cada vez mais acirrada, porém, no setor tecnológico, a grande maioria dos clientes acaba buscando produtos apenas pelas especificações técnicas de hardware (parte física, por exemplo: processadores, memórias, placas etc.) e acabam se esquecendo de avaliar a outra parte principal: o software.

O software nada mais é que a parte lógica do equipamento, ou seja, são os programas e sistemas que usamos no dia a dia, desta forma, a cada produto diferente que tenhamos, é necessário que estejamos sempre preocupados com alguns pontos importantes, como: atualizações, novas versões, programas incompatíveis, entre outros.

        Para melhor entendimento, podemos utilizar a analogia onde o hardware é o corpo humano e o software é a mente, ou seja, um não funciona sem o outro. Sem a parte física funcionando corretamente, a parte lógica não consegue funcionar direito também, causando diversos erros e falhas no seu desempenho. Sem juntá-los, seriam apenas arquivos gravados em CDs ou pen drives e um monte de plástico com cabos e fios. Porém, para que cada computador execute as suas funções, é necessário um software para intermediar a ligação entre homem e máquina, o famoso Sistema Operacional.

        O Sistema Operacional é responsável por gerenciar os recursos de hardware entre os diversos programas, assim evita disputas como uso de memória, processador, impressora etc. Quando falamos de sistemas operacionais, a maioria recorda apenas dos principais utilizados em computadores de mão ou desktops, mas a verdade é que há estruturas computadorizadas em quase todos os eletrônicos atualmente. “Computadores estão presentes dentro de torradeiras, carros, navios, espaçonaves, casas e empresas. Eles são a base para máquinas de jogos, sintonizadores de TV a cabo e sistemas de controle industrial” (TANENBAUM, 2014).

        Portanto, como há diversos tipos de sistemas operacionais, também há diversas formas de classificá-los, tais como:

  • De Rede
  • Distribuído;
  • Batch;
  • Multiusuário e multitarefas;
  • Desktop/Computador pessoal;
  • Servidor;
  • Embarcados;
  • Tempo real;
  • De computadores de grande porte;
  • Multiprocessadores;
  • Portáteis.

Atualmente há vários sistemas operacionais que podem ser classificados em mais de um segmento, como por exemplo o Windows que é classificado tanto em computador pessoal quanto multiprocessadores.

1.1 Windows

O sistema operacional Windows foi lançado por Bill Gates em 1985, partindo do desejo de que o computador saísse das universidades e corporações, onde seu uso era restrito às pessoas que possuíam grandes conhecimentos sobre computação e programação, e chegasse nas mãos de pessoas comuns com pouco conhecimento.

        Em 1981, uma equipe de universitários liderados por Bill Gates desenvolveu um software que além de terem as funcionalidades do DOS (sistema que apresentava apenas uma tela preta, sem visual ou ícones, onde eram digitados apenas códigos), possuía um visual mais atraente e intuitivo, com interface gráfica e operado por meio do mouse.

Foi a partir desta revolução que o computador começou a se popularizar. Não foi um sucesso imediato, mas ao longo de vários anos e múltiplas versões o sistema foi crescendo e conquistando espaço, até dominar completamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (415.4 Kb)   docx (261.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com