TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Redes de Computadores

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

Infraestrutura para Centros de Promoção da Igualdade Racial

UNIP Interativa - Colégio Objetivo
São José dos Campos – SP
2018

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

Infraestrutura para Centros de Promoção da Igualdade Racial

Ana Paula da Silva Rodrigues
RA: 1855399
Gestão em Redes de Computadores
1º semestre/1º ano

UNIP Interativa - Colégio Objetivo
São José dos Campos – SP
2018

RESUMO

Atualmente, com o avanço da tecnologia, muitas empresas têm como objetivo utilizar a tecnologia da informação para tomar decisões a longo prazo e através deste mecanismo os gestores definem estratégias, fazem modificações em processos empresariais, entre outras coisas que são importantes para uma organização.

Muitas empresas atualmente, utilizam de sistemas de informação com o objetivo de otimizar os serviços internos da organização, facilitando a tomada de decisão e mostrar para os próprios gestores, como sua empresa está perante aos olhares dos clientes. Por esse motivo, a tecnologia é uma ferramenta indispensável para o crescimento da companhia.

No presente documento, está descrito todas as definições de hardware e software possíveis que possam ser implantados em uma empresa, independente do ramo que ela seja, como seria implantado um Sistema de Informação para tomada de decisão e apoio a outros setores da empresa. Por último, mas não menos importante seria a divulgação dessa empresa, demonstrando como é feito seu trabalho.

A empresa fictícia escolhida foi o Centro de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), onde nela estão implantadas hardware, software, telecomunicação, divulgação e gestão de uma organização.

Palavras-chave: Otimização. Sistema de Informação. Tecnologia da Informação.


ABSTRACT

Nowadays, with technology advancement various companies have the objective of using information technology in order to make long-term decisions. Through those mechanisms managers trace strategies, make modifications on procedures among other things that are important to the organization.

A lot of companies use information systems with the objective of optimizing company internal services. Thus, facilitating the decision making and presenting to managers how their companies are perceived by their customers. Due to this reason, technology is a necessary tool for company growth.

On this document, is described all hardware and software possible specifications that can be implemented on a company, apart of its branch how. It also describes how to implement an Information System to decision making as well as supporting other company sectors. Lastly it would be the company press release, demonstrating how the company work is done.

The fictious company chosen was Centro de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), where are implanted hardware, software, telecommunications, disclosure and management of an organization.

Palavras-chave: Information System. Information Technology. Optimization.

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................................. 6

Descrição da Empresa........................................................................................................... 7

Descrição das Máquinas........................................................................................................ 8

Tipo de Rede.......................................................................................................................... 11

O Sistema de Informação..................................................................................................... 13

Cidade de Horizonte Azul, adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) ............................................................................................................................ 15

Conclusão............................................................................................................................... 17

Referências Bibliográficas.................................................................................................... 18

INTRODUÇÃO

Um Sistema de Informação (SI) pode ser definido como um sistema que possui como elemento fundamental, a informação. Ele tem como objetivo, tratar, fornecer e armazenar informações e apoiar processos ou funções de uma organização.

O SI é composto por seis elementos, são eles: Hardware, Software, Banco de Dados, Rede de Telecomunicações, Procedimentos Operacionais e Pessoas. Cada um desses elementos possui funções específicas em todo o processo de transformação de dados em informações.

Temos o Hardware, que consiste nos processadores, máquinas e periféricos que têm como função principal coletar, armazenar e processar dados.

O Software, considerada uma das partes fundamentais do SI, é por intermédio dos softwares e programas que os sistemas interagem com os usuários, demonstrando uma interface amigável, podendo então serem configurados para desempenhar funções específicas.

O Banco de Dados é o local onde ficam armazenados os dados e informações de uma empresa, podendo conter o faturamento, informações sobre clientes, estratégias e etc. Considerado o ponto focal do Sistema de Informação, de onde é derivado as informações.

As Redes de Telecomunicações, permitem que todos os processos de processamento e coleta, não necessariamente precisam estar no mesmo espaço físico, fazendo com que seja possível, utilizando as redes de telecomunicações, coletar dados em qualquer parte do mundo.

Por fim, os Procedimentos Operacionais, onde estão todas as políticas e estratégias da empresa, é nele que será manipulado os dados e informações obtidas. Podemos incluir as Pessoas, que são responsáveis por controlar dados e informações.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) é uma entidade pública responsável pela articulação, coordenação e formulação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial.

O instrumento mais importante que o SEPPIR utiliza é o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), que tem como objetivo organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades étnicas no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com