TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II – Estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 13

[pic]
JADIR ARAÚJO JUNIOR













PIM II – Estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil



















BELÉM
2012

JADIR ARAÚJO JUNIOR - RA: 1217953





























PIM II – Estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil




Trabalho Interdisciplinar do Projeto
Integrado Multidisciplinar II (PIM II), apresentado como exigência parcial para conclusão do 1º Semestre do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação– UNIP, campus Belém - Nazaré.


Orientador: Adilson Masiero.














BELÉM
2012


RESUMO

O presente trabalho desenvolvido tem como objetivo analisar o Estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil. Neste trabalho serão estudados os conceitos, características e a importância da implantação dos computadores pedagógicos como auxilio de melhoria na educação, e também o uso de Sistemas Operacionais mais adequados que atendam a proposta de inovação didática.

Os Computadores Pedagógicos são parte de um processo de inclusão digital, o computador e a Internet são fundamentais nos dias de hoje e contribuem para o complemento do ensino de crianças, jovens e até adultos. Dessa forma, as escolas sejam elas a rede pública ou privada, de todo o país busca se adequar fazendo uso de recursos tecnológicos dentro das instituições, para o alcance de um ensino e qualidade.

O Objetivo deste trabalho é um estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil, considerando as particularidades desse cenário eos benefícios desse tipo de tecnologia.

Os avanços tecnológicos dos últimos tempos trouxeram o computador para nossas vidas, seja no contexto escolar, social ou familiar. Além disso, possuem diversos recursos que atendem diversas áreas, dentro elas a educação.

O uso os computadores pedagógicos facilitam o ensino e a aprendizagem, contribuindo para que os alunos construam seus conhecimentos, sejam mais criativos e autônomos.




Palavras Chave: ensino, computadores pedagógicos, aprendizagem, educação e tecnologia.
















ABSTRACT

This work aims to analyze the study on the adoption of teaching computers in Brazil. In this paper we will study the concepts, characteristics and importance of the implementation of computers as a teaching aid to improve education, and also the use of operating systems most appropriate to meet the proposed didactic innovation.

The Pedagogical Computers are part of a process of digital inclusion, the computer and the Internet are critical today and contribute to the complement of teaching children, teenagers and even adults. Thus, the schools be they public or private, nationwide search suit making use of technological resources within institutions, to the extent and quality of teaching.

The objective of this study is a study on the adoption of teaching computers in Brazil, considering the particularities of this scenario and the benefits of such technology.

The technological advances of recent times have brought the computer into our lives, whether in schools, social or family. Also, have several features that serve different areas within them the education.

The pedagogical use computersfacilitate the teaching and learning, helping students build their knowledge, be more creative and autonomous.




Key words: education, computers, teaching, learning, education and technology.

















Sumário




1. INTRODUÇÃO 6

2. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 7

3. ADOÇÃO DOS COMPUTADORES PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO BRASIL 8

4. OS SISTEMAS OPERACIONAIS 9

4.1 TIPOS DE INTERFACES PARA USUÁRIOS 9

4.2 COMO O SISTEMA OPERACIONAL FUNCIONA 10

5. MINIX – O PRIMEIRO SISTEMA OPERACIONAL 10

6. SOFTWARE E APLICATIVOS NA EDUCAÇÃO 12

6.1 SOFTWARE LIVRES 12

6.2 UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH 13

6.3 O EDUBUNTU 14

7. Interdisciplinaridade 15

8. Conclusão 16

9. Referências 17
















INTRODUÇÃO



O uso de Computadores Pedagógicos fazem parte de um recente conceito, com o objetivo de transformar o processo ensino aprendizagem, a adoção desse novo paradigma engloba a educação e a inclusão digital. A informática quando utilizada de forma correta na educação traz benefícios. O contato com a informática traz benefícios como: Apoio no desenvolvimento cognitivo; Promover o pensar sobre o próprio pensar; Desenvolver a criatividade; Desenvolver a autonomia; Facilitar a integração interdisciplinar; Entre outros.

Atualmente a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de todos, isso inclui crianças e jovens, seja na escola da rede estadual ou particular, a informática vem sendo uma ferramenta implantada nas escolas. Comparado aos países desenvolvidos o Brasil está em desvantagem, diante dos avanços tecnológicos disponíveis à educação.

O objetivo da pesquisa é apresentar um estudosobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil para uso em escolas do ensino fundamental, apresentando conceitos, vantagens, benefícios e as práticas envolvidas nesse processo.

Respeitando as particularidades, mostraremos o cenário e os benefícios para a escola que implantam computadores, utilizando da tecnologia para melhor os índices de desempenho dos alunos no processo ensino-aprendizagem.





















O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO



A fim de torna as atividades e o trabalho mais rápido, o homem buscava desenvolver máquinas antes mesmo do computador existir. O primeiro dispositivo desse tipo foi construído por Blaise Pascal (1623 – 1662) em 1642 para auxiliar seu pai, que era coletor de impostos. Esse dispositivo ficou conhecido como Pascalina. Essa primeira máquina criada por Pascal podia executar apenas somas e subtrações.

A expressão “Tecnologia na Educação” abrange a Informática na Educação, mas não se restringe a ela. Inclui, também, o uso de outros equipamentos como o uso da televisão, do vídeo, e do rádio na promoção da educação.

O avanço tecnológico afeta profundamente a educação, os recursos tecnológicos utilizados na educação, geralmente acompanha os fatores que interferem na realidade educacional.

Atualmente, os computadores cada vez mais vão se integrando a escola e fazendo parte do cotidiano escolar dos alunos. Daí, os professores buscam se adequar a tecnologia e inseri-las em suas práticas pedagógicas educacionais, tendo em vista que o computador é uma ferramenta que possui diversos recursos, que se bem utilizados, podem ser de grande valia na aprendizagem dos anos iniciais da educação infantil, nas diferentesdisciplinas.

O computador pedagógico trata-se de um equipamento de informática, desenvolvido como o objetivo de complementar o aprendizado e auxiliar na educação regular do aluno. As ferramentas que complementa o equipamento buscam auxiliar no raciocínio e no entendimento de suas matérias regulares, e acesso à Internet. O ideal é que este equipamento seja um laptop, no qual cada aluno deve ter o seu permitindo acompanhá-lo tanto dentro da escola quando fora da escola.

A inserção do computador deve considerar a capacitação do professor, para que a implantação dos computadores pedagógicos ocorra de maneira significativa, assim é possível que se alcancem os objetivos propostos no processo educacional. É essencial que capacitação deve ser constante, porque a tecnologia computacional está sempre avançando e se renovando, e isto acontece num espaço de tempo muito curto.


ADOÇÃO DOS COMPUTADORES PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO BRASIL


A adoção dos computadores pedagógicos nas escolas se baseia no processo de modernização das escolas e do ensino, afinal para que se tenha qualidade é necessário acompanhar os avanços tecnológicos. Além disso, é uma necessidade que se impõe tão fortemente quanto a necessidade da lousa e do giz, que ainda existirão por um bom tempo.

O computador tem provocado uma revolução na educação devido sua capacidade de "ensinar". Contamos com diversas possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino, a adoção dos computadores pedagógicos, cada vez mais exigido tanto por pais quanto por alunos.

O computador foi introduzido, como recurso didático, devido à mudança no processo de produção escolar, pois, atualmente os alunos já manifestamcapacidade de pesquisa como complemento do livro didático, atualmente esta possibilidade de inserção do computador no ensino, ainda é um desafio para pesquisadores preocupados com a propagação dessas maquinas na sociedade.

No Brasil, a proposta é que o papel do computador seria o de provocar mudanças pedagógicas profundas e desta forma um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem. A política da mudança teria o objetivo de produzir alunos construtores, críticos, fora do ambiente tradicional, conforme sua forma educacional.

A necessidade crescente de transformação passa a necessitar cada vez mais de informações qualificadas para agir, o que leva a um aumento significativo de uma educação de qualidade. É importante a capacitação do corpo docente, desde que o mesmo esteja compatível com a realidade escolar.

A mudança de paradigma educacional deve ser acompanhada da inclusão de ferramentas que permitam a implementação da abordagem construcionista. A abordagem construcionista torna o computador um elemento de interação que propicia o desenvolvimento da autonomia do aluno, não direciona a sua ação, mas auxilia-o na construção do conhecimento. Sendo o objetivo provocar mudanças efetivas no processo educacional, as mudanças promovidas na prática pedagógica, tornam o uso de computadores dentro e fora da escola.

O projeto de aderir os Computadores Pedagógicos irá permitir a muitas crianças o acesso ao Computador e Internet pela primeira vez em suas vidas. Além deles, o processo estender-se-á aos pais, dado que os portáteis serão carregados para as casas.

O professor devera adequar o uso do computador ao enfoque da sua matéria, e também nos projetos educacionais em que ainformática poderá ser desenvolvida com todos os alunos, partindo de um objetivo proposto pela escola.


OS SISTEMAS OPERACIONAIS




Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos e para gerenciar  as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar.


4.1 TIPOS DE INTERFACES PARA USUÁRIOS



a) Interface de linha de comando (command line interface).

Usa comandos alfanuméricos simples para navegar entre os discos e pastas, para conseguir outras funções como copiar, formatar deletar, etc., e para executar aplicativos. As instruções podem ser emitidas de um teclado para controle em tempo real ou de scripts que automatizam a configuração Exemplos: DOS, Unix and Linex.

b) Interface gráfica para usuários (Graphical User Interface ou GUI).

Usam ícones, menus e janelas para acessar programas, discos e executar comandos do sistema. Alguns GUIs não são sistemas operacionais propriamente, mas são extensões de um sistema operacional com uma interface de linha de comando. É um conceito da forma de interação  entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa. Exemplos deste tipo de relação: Windows 3.0 para DOS e X-Windows para Unix. Exemplos de sistemas operacionais com próprios GUIs: Windows 98/NT, MacOS e OS/2 Warp.


4.2 COMO O SISTEMA OPERACIONAL FUNCIONA




Componentes funcionais dos sistemas operacionais:Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são:

• Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.

• Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separadas daquelas dos outros.

• Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros.

• Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo.

• Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.

• User Interface: gerencia acesso do usuário para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com