TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE COMPUTADORES E PROGRAMAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS DO BRASIL (PIM II)

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.811 Palavras (20 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

USO DE COMPUTADORES E PROGRAMAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS DO BRASIL

Unip Interativa (Polo Ceres)

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

USO DE COMPUTADORES E PROGRAMAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS DO BRASIL

Nome: Michell Cesar Alves Soares

Ra: 1406729

Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas

Unip Interativa (Polo Ceres)

2015

RESUMO

A presente pesquisa bibliográfica trata da utilização de computadores nas escolas publicas e privadas a fim de auxiliar o aprendizado dos alunos, além de ferramentas auxiliares para matérias que trabalhem de forma dinâmica e interativa. Mostra sistemas operacionais de baixo custo que possuem ferramentas para cada matéria. A importância e necessidade desta inclusão digital para os alunos e programas desenvolvidos para o âmbito escolar, atendendo os alunos e aos professores.

Palavras-chave: computadores, escolar, educacionais.

ABSTRACT

        This literature comes to the use of computers in public and private schools in order to assist student learning , as well as an important tool for materials to work in a dynamic and interactive way. Shows low cost operating systems with tools for each subject . The importance and need for this digital inclusion for students and programs designed for the school environment , serving students and teachers .

Keywords : computers, school , education .

SUMARIO

INTRODUÇAO        

1.        UTILIZAÇAO DE COMPUTADORES PELO ENSINO FUNDAMENTAL        

2.        SISTEMAS OPERACIONAIS        

2.1.        Partes de um sistema operacional        

3.        A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE COMPUTADORES NAS AULAS        

3.1.        Google EarthTM nas aulas de geografia        

4.        SOFTWARES LIVRES        

4.1.        Linux        

4.1.1.        Aplicativos do Linux Educacional        

4.1.2.        Edubar        

4.2.        Edubunto        

4.2.1.        Aplicativos do Edubunto        

4.2.1.2.        Aplicativos educacionais        

CONCLUSÃO        

REFERENCIA        


INTRODUÇAO

Os computadores tem sido usados no ensino a cerca de duas década nas escolas publicas de todo o país, e essa utilização está transformando as relações humanas de varias formas diferentes, não somente no meio educacional, mas também socialmente e economicamente, além de estar diretamente ligado ao desenvolvimento cognitivo de todas as pessoas e ampliando o seu potencial. As novas tecnologias permite que o mundo se interligue e pessoas se relacionem e tenham acesso a novos conhecimentos com mais facilidade, assim como afirma Maturana (2001, p. 199) “Sem duvida, a interconectividade atingida através da internet é muito maior do que vivemos há cem ou cinquenta anos através do telegrafo, radio ou telefone”.

Este trabalho visa apresentar propostas e sistemas eficientes para auxilio em sala de aula e nos laboratórios de informática das escolas públicas e privadas, mostrando as transformações no âmbito educacional ocasionadas pela utilização destas tecnologias, além de mostrar a importância e necessidade de jovens estarem em contato com novas tecnologias, tendo também como utilizar ferramentas que abrangem todas as áreas de ensino com baixo custo para laboratórios de informáticas das escolas.

  1. UTILIZAÇAO DE COMPUTADORES PELO ENSINO FUNDAMENTAL

O desenvolvimento tecnológico trouxe há alguns anos os computadores para nossas vidas cotidianas, sejam no âmbito escolar ou familiar, estas maquinas estão presentes para facilitar e resolver problemas antes mais complexos, porem, a informática traz benefícios ainda maiores no setor educacional.

Os computadores foram inseridos no âmbito escolar do Brasil ainda na década de 80, onde eram considerados pelo MEC ( Ministério  da Educação e Cultura) como sendo um instrumento de auxilio ao professor no ensino e avaliação efetiva e cognitiva do aluno.

Uma pesquisa realizada pelo MEC em 2007 aponta que apenas 10% das escolas brasileiras possuem acesso a internet, enquanto outra pesquisa realizada em 2006 apresenta que 16,9% dos domicílios do país possuem computadores, e 14,5% destes possuem acesso a internet. Ainda neste ano foi realizada nova pesquisa realizada nas escolas publicas e privadas que aponta que o ensino das crianças do ensino fundamental aprendem cerca de 45% com praticas no computador, enquanto em aulas expositivas apenas 5% são aproveitados, cerca de 10% lendo e 15% em aulas praticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com