TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Redes de Computadores

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.674 Palavras (15 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 15

1 - Introdução.

  1. – Motivação

A popularização e a padronização dos equipamentos para a montagem de redes de computadores viabilizou uma grande oferta desses produtos e por conseqüência a redução de seus preços. Outra vantagem foi a facilidade em montar sistemas de cabeamento, possuindo apenas um mínimo de conhecimento de como interligar computadores utilizando um tipo de cabo e alguns dispositivos para a conexão, como placas de redes, switches e roteadores.

Apesar de toda essa facilidade, montar uma rede de computadores sem um levantamento e um planejamento prévio sobre toda a estrutura a ser construída e sem levar em conta a evolução da mesma num curto período de tempo pode levar a sérios problemas como a dificuldade na manutenção e ate mesmo a impossibilidade de ampliação deste sistema.

Visando a eliminação dos problemas acima citados e outros não elencados ate agora, faz-se necessário a utilização de técnica e padrões que norteiam a elaboração e construção de um sistema de cabeamento estruturado. Podemos citar algumas normas criadas por organizações nacionais e internacionais como a EIA/TIA (Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association), a ISO (International Standards Organization), e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para a criação e manutenção desse tipo de cabeamento. Entre as principais normas temos a ANSI/EIA/TIA 568B para o cabeamento estruturado em edifícios comerciais, e a ABNT-NBR 14565 sendo a norma brasileira para cabeamento estruturado, baseada nas normas da ANSI/EIA/TIA, a norma ABNT-NBR 14565 esta em vigor e foi atualizada em 2013.

  1. - Objetivos

A empresa Pesquisa Certa que atua na área de pesquisa de mercado e necessita da implantação de uma nova base de operações no município de Jundiaí.

A empresa precisa de um projeto físico/lógico para a implantação de uma rede de dados para, ao menos 50 posições de atendimento (PA) ativo/passivo para a execução de suas operações. Alem de um servidor de aplicações e um servidor de banco de dados.

Então o desafio é:

- Montar uma rede local para suportar ao menos 55 hosts (incluindo servidores de dados e aplicação).

- Desenvolver uma topologia física para o modelo escolhido evidenciando os ativos de rede envolvidos nas conexões dos equipamentos.

- Essa deve ser; 1 ) gerenciável e hierárquica; 2 ) Ser cabeada e também sem fio; 3 )possuir um ponto central de acesso a internet; 4 ) Protocolo de comunicação 3 TCP/IP. Dentre outras exigências do especificadas pelo cliente que abordaremos no decorrer deste.

  1. – Redes de computadores

Segundo Andrew S. Tanenbaum em seu livro Redes de computadores quarta edição, define rede de computadores como “um conjunto de computadores autônomos interconectados por uma única tecnologia”.

Dois computadores estão interconectados quando podem trocar informações. A conexão não precisa ser feita por fio de cobre; também podem ser utilizadas fibras óticas, microondas, ondas de infravermelho e satélites de comunicação. Existem redes de diversos tamanhos, modelos e formas. Tanenbaum afirma ainda em seu livro que nem a internet nem a world wide web é uma rede de computadores, e sim a internet é uma rede de redes e a web é um sistema distribuído que funciona na internet.

Ate por que costuma haver certa confusão entre rede de computadores e sistema distribuído, não ficando muito claro para os menos atentos a diferencia entre os mesmos.

Em geral sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes, que para o usuário parece ser um único sistema coerente, tem um único modelo ou paradigma apresentado aos usuários. O exemplo mais conhecido de sistema distribuído é a world wide web, na qual tudo tem aparência de um documento uma pagina da web.

Em uma rede de computadores esse modelo esta ausente os usuários ficam expostos a máquinas reais, sem nenhum modo de abstração ou camuflagem dos sistemas, se as maquinas da rede possuir sistemas operacionais diferentes, isso ficara evidente e as diferenças de hardware e da operabilidade dos sistemas também.

  1. – Usos de redes de computadores.

As redes de computadores são utilizadas para diversos fins, são infinitas as possibilidades e as facilidades propiciadas por essa tecnologia, desde a simples comunicação de dois ou mais terminais que se encontram no mesmo ambiente físico, para a troca de informações, ate a possibilidade de compartilhamento de recursos entre máquinas dispersas a quilômetros, dentre outros.

Podendo uma rede ser bem pequena e particular dentro de uma residência apenas interligando os dispositivos domésticos ou de uma grande corporação incluindo centenas de equipamentos interconectados.

E é nesse segmento que vamos desenvolver nossas atividades, em uma rede de médio porte para atender as necessidades do cliente.

  1. – classificação das redes (LAN, MAN, WAN)

Com a grande expansão das redes de computadores em meados dos anos 80, apareceram também alguns problemas, como a incompatibilidade entre elas, dificultando assim o objetivo final que era a intercomunicação. Foi então que as redes foram dividas e a troca de informações passou a variar conforme a classificação da mesma.

  1. – Rede LAN (Local Area Networks)

As redes de área local, responsável pela comunicação entre computadores em uma área restrita, para compartilhamento de recursos de hardware, software e informações.

Figura 1:

[pic 1]

  1. – Rede MAN (Metropolitan Area Networks)

Já as redes de área metropolitanas, são de médio porte, podendo ocupar a área de uma cidade, constituída de uma ou mais redes LAN, pode ser publicar ou particulares.

Figura 2:[pic 2]

  1. – Rede WAN (Wide Area Networks)

Rede de área geograficamente entendida, seu maior exemplo é a própria internet que interliga um grande número de sub-redes pelo mundo.

Figura 3:

[pic 3]

  1.  - Topologia de rede

É o padrão no qual o meio de rede esta conectado aos computadores e outros dispositivos. Essencialmente é a estrutura da rede e pode ser física ou lógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (465.6 Kb)   docx (276.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com