TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.818 Palavras (16 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO REDES DE COMPUTADORES

SISTEMA INFORMATIVO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

CRUZ DAS ALMAS- BA

2020

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

SISTEMA INFORMATIVO PARA UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

GABRIEL VIERA SANTOS

RA 2058345

REDES DE COMPUTADORES

II SEMESTRE

CRUZ DAS ALMAS-BA

2020

RESUMO

 O presente trabalho se trata da organização de um sistema informático para registro de usuários e catalogação de livros que foram doados pela população para uso em uma biblioteca comunitária, será desenvolvido também um banco de dados para o controle de empréstimos e devoluções dos livros e também o registro de todos os livros que tem na biblioteca.

Será abordado também a metodologia cientifica o quanto ela faz parte da nossa vida e o quanto é importante no nosso dia a dia.

No decorrer do trabalho será abordado também os direitos essenciais para uma empresa e para os cidadãos, a definição de ética, ética profissional e empresarial.

Por fim a importância de um profissional de administração de redes para o bom funcionamento, corrigindo falhas, verificando segurança e análise de desempenho.

Palavras-chave: Metodologia cientifica, ética e legislação profissional, banco de dados, administração de redes.

 


ABSTRACT

 The present work deals with the organization of a computer system for registering users and cataloging books that have been donated by the population for use in a community library. record of all the books you have in the library.

The scientific methodology will also be discussed, how much it is part of our life and how important it is in our daily lives.

During the work, the essential rights for a company and citizens, the definition of ethics, professional and business ethics will also be addressed.

Finally, the importance of a network administration professional for the proper functioning, correcting flaws, verifying security and performance analysis.

Keyword: scientific methodology, ethics and professional legislation, database, network administration


Sumário

INTRODUÇÃO        7

1.        METODOLOGIA CIENTÍFICA        6

1.3.        Uso da metodologia na organização da biblioteca        9

2.        Ética na constituição em manutenção da biblioteca        10

3.        ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DE DADOS        12

4.        Linguagens de banco de dados        13

5.        ESTRUTURA DE PROGAMAÇÃO        16

6.        CONCLUSÃO        19

7.        REFERENCIAS        20

 INTRODUÇAO

As bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos por iniciativa das comunidades civis, geralmente sem a intervenção do poder público. Estes centros comunitários possuem um acervo bibliográfico multidisciplinar, abarcando diversas tipologias documentais. Suas coleções, por vezes, possuem organização improvisada ou intuitiva, pois o objetivo principal desses espaços é ampliar o acesso da comunidade à informação.

A criação de uma biblioteca comunitária é uma forma de valorização da própria comunidade, essas iniciativas são importantes para o aumento do acesso à informação e são uma forma de contribuir para a redução das desigualdades sociais e promover a inclusão informacional.

Uma condição fundamental para o funcionamento de uma biblioteca comunitária é a existência de um espaço físico, onde ocorrera o encontro entre membros da comunidade usuários, e os serviços prestados pela biblioteca. E importantes também o comprometimento de pessoas que ficaram responsável em administrar o espaço. É importante ressaltar também que é indispensável que haja pessoas que possam estar doando o capital para a manutenção dessa biblioteca.

A empresa PIM III foi designada para uma tarefa de ordem voluntária, a organização de um sistema informático para uma biblioteca comunitária localizada na periferia de uma grande cidade. As premissas desta tarefa englobam conhecimentos de Metodologia Científica, Ética, Linguagem de Programação e Administração de Banco de Dados. No decorrer do trabalho serão abordados os critérios de metodologia científica na organização de uma biblioteca comunitária, princípios de ética e direitos que são importantes saber para manter um bom ambiente de trabalho, o desenvolvimento de banco para a organização do acervo de livros e a importância da administração de redes computadores para um bom funcionamento de uma empresa.

  1. METODOLOGIA CIENTÍFICA

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências.

No grego, a palavra ciência – scire – significa conhecer, em latim – scientia – significa “um conhecimento que inclui, em qualquer modo ou medida, uma garantia da própria validez”. Portanto deduzimos que ciência é conhecimento atento e aprofundado de algo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (497.8 Kb)   docx (290.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com