TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - Desenvolver um programa para calcular a media ponderada

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM IV PROJETO MULTIDISCIPLINAR

2016

RESUMO

O projeto desenvolvido nesse PIM propõe-se em ajudar um professor a cadastrar alunos e calcular a média ponderada de cada aluno, resultando em um relatório final com o nome, matricula, notas e medias dos alunos cadastrados e por fim a média da sala. Vimos todo o processo de desenvolvimento desde os tipo de algoritmo, descrição narrativa até o código em si desenvolvido. Além do ciclo de vida do software adotado para o produto final.

Palavras chave: desenvolvimento, processo, código, ciclo, produto.


ABSTRACT

The project developed in this PIM proposes to help a teacher register students and calculate the weighted average of each student, resulting in a final report with the name, enrollment, notes and averages of the students enrolled and finally the average of the room. We’ve seen the entire development process from algorithm type, narrative description to the code itself. In addition to the software life cycle adopted for the final product.

Keywords: development, process, code, cycle, product.


Sumário

INTRODUÇÃO.............................................................................................................5

1.        REQUISITOS        6

1.1.        DESCRIÇÃO NARRATIVA        6

2.        CICLO DE VIDA        6

2.1.        MODELO RAD        6

3.        O CÓDIGO        8

4.        O PROGRAMA        10

CONCLUSÃO.............................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14



INTRODUÇÃO

Nesse projeto iremos apresentar processos de desenvolvimento de um software para ajudar um professor a calcular as médias dos alunos. Partindo dos requisitos solicitados, tipo de algoritmo, usando as ferramentas na linguagem de técnica de programação que nos oferecem, seguindo para o ciclo de vida ao sistema final.


  1. REQUISITOS

O projeto a ser desenvolvido é um sistema para auxiliar o gerenciamento de notas para professor.

Descrição do projeto: Um professor do Ensino Fundamental precisa de um sistema para cadastrar as notas de seus alunos. Ele tem que registrar as notas de quatro provas e uma prova substitutiva, para substituir a menor nota.

Requisitos: O sistema deve calcular a média ponderada de cada um dos alunos, que é igual a média ponderada das quatro provas. Caso a média seja inferior a 5.0, o aluno é reprovado.

  1. DESCRIÇÃO NARRATIVA

Após entendido os requisitos do sistema proposto para desenvolvimento, vamos narrar por meio da linguagem portuguesa.

Um professor precisa cadastrar o nome e matricula do aluno para o sistema solicitar as notas das quatro provas, mais a nota da prova substitutiva. Assim calculando a média ponderada e por fim gerar um relatório de desempenho, com os nomes de todos os alunos cadastrados, suas notas e médias e a média ponderada da sala.

  1. CICLO DE VIDA

Antes de irmos para o código do software desenvolvido, vamos explicar o modelo de Ciclo de Vida adotado para o desenvolvimento. Utilizamos o método RAD (Rapid Application Development).

  1. Modelo RAD

O modelo RAD (Rapid Application Development), surgiu em 1991 da frustação da abordagem do modelo cascata, que muitas vezes resultavam em produtos ineficientes quando eram liberados. O modelo RAD busca produtividade e qualidade no desenvolvimento de sistemas em curtos períodos de tempo.

Algumas vantagens do RAD:

  • Maior qualidade;
  • Maior velocidade;
  • Escalabilidade reduzida;
  • Recursos reduzidos.

O modelo ainda é usado nos dias atuais por empresas que usam todas as ferramentas para o desenvolvimento do software, incluem, ferramentas de coleta de requisitos, prototipagem, engenharia de software auxiliadas por computador, ambientes de desenvolvimento de linguagem, comunicação entre membros da equipe e testes.

“Uma das principais táticas que minha equipe usa para aderir a esta estratégia é o Rapid Application Development (RAD), que na sua forma mais básica minimiza o planejamento e intensifica a prototipagem.” (STINER, 2016)

Metodologia RAD[pic 1]

O modelo RAD é indicado para projetos com curtos períodos de tempos para desenvolvimento.

  1. O Código

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

  1. O Programa

[pic 6]

Nessa tela o usuário deve escolher uma das opções mostradas digitando o número listado na frente de cada opção.

Opção 1 - Se o usuário optar em digitar o número 1, inicia o processo de cadastramento de alunos e suas notas, assim como o peso de cada prova (o nome Rodrigo Santana da Silva foi usado apenas como exemplo na aplicação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (546.5 Kb)   docx (432.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com