TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - Redes de Computadores

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia

PIM IV - PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Estrutura de Rede para Biblioteca Comunitária

São Paulo

2018


UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia

PIM IV - PROJETO MULTIDISCIPLINAR  

Estrutura de Rede para Biblioteca Comunitária

Curso: Redes de Computadores                        1° Semestre

Projeto Integrado Multidisciplinar –  PIM, apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade Paulista – UNIP como pré-requisito para conclusão do 2º bimestre.

Orientador:

São Paulo

2018

RESUMO

        Nossa empresa PIM IV vem com o objetivo de auxiliar a biblioteca comunitária a informatizar seu sistema, para assim agilizar e alcançar um público maior. Com base neste assunto o referente trabalho organizará um projeto de infraestrutura de redes na biblioteca  “Sabedoria Estrelar” localizada na cidade de São Paulo,  em sua parte física e lógica com especificação de materiais, equipamentos instalados e cabeamento estruturado conforme Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 14565.

        Necessita- se  implantar uma rede interligando os computadores, possibilitando aos usuários o acesso á pesquisa de modo ágil e  e detalhado, conectando- se o acervo da biblioteca em seu total.  

Palavras chaves: Infra-estrutura de redes, cabeamento estruturado.  


ABSTRACT

        Our company PIM IV comes with the objective of helping an information library for your system, so you can streamline and activate a larger audience. Based on the subject of the work report, a network infrastructure project in the "Sabedoria Estrelar" library located in the city of São Paulo, in the physical part and in the logic of materials, already installed equipment and structured cabling according to Brazilian Regulatory Standard (NBR) 14565 .

        It is necessary to deploy a network interconnecting the computers, allowing the users to access the research in an agile and detailed way, connecting the collection of the library in its total.

Keywords: Network infrastructure, structured cabling.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

        Devido ao constante avanço tecnológico que vem sendo posto em prática no contexto da era digital, surge uma sociedade inovadora sendo favorecida pela informação e conhecimento tornando necessário o enfoque na busca pela melhor e mais flexível informação. Com a procura  das bibliotecas comunitárias para estudos e pesquisas  tem- se a necessidade de atualização  do sistema informático, melhorando a estrutura de redes, atualizando os equipamentos para facilitar o atendimento, acesso e  agilidade dos usuários.

  1. – Descrição

A empresa DDEEF terá a função de implantar uma infraestrutura de rede funcional  para uma biblioteca comunitária. Foram doados 30 computadores pela iniciativa privada, que serão instalados em uma sala com acesso a  internet para estudos e pesquisas. Esta sala possui dimensões de 6 metros por 6 metros, totalizando 36 metros quadrados.

  1. – Planta da sala de pesquisas

Na figura 1 é possível visualizar a planta da sala de pesquisas com computadores doados pela  iniciativa privada e reforma e móveis doação de empresas locais com os trinta computadores ligados ao switch 1 (modelo Cisco SRW 2048) para pesquisas do acervo, realização de trabalhos e estudos com acesso a internet.[pic 1]

 [pic 2]

  1. – Layout das tomadas

Na figura 2 observa-se cada computador com uma tomada dupla de energia 220 v (AC)  e uma tomada dupla com conectores keystone RJ 45, assim futuramente neste layout pode ser adicionado mais dispositivos na sala sem precisar de reformas  ou alteração do cabeamento estruturado. [pic 3]

[pic 4]

  3 - CABEAMENTO ESTRUTURADO

O cabeamento estruturado tem por definição padronizar um sistema de infraestrutura que suporta a utilização de cabos para transmitir dados, voz e imagem em uma rede.  A escolha do cabeamento estruturado é uma decisão importante para definirmos confiabilidade e desempenho dos dados trafegados na rede.  

O sistema se adapta a qualquer plataforma de topologia de rede ou características de algum fabricante e por isso é planejado dentro das normas técnicas obedecidas em um projeto.

3.1 – Fundamentação teórica

A  prática de se instalar de maneira improvisada sistemas de cabos para a interligação de uma rede de computadores sem o planejamento e observação de técnicas específicas, comprova que 70 % dos problemas que ocorrem em uma rede de computadores devem-se a  má estruturação do cabeamento.  

Um sistema de cabeamento estruturado (SCE) bem planejado, instalado e administrado corretamente, reduz custos de novas instalações, facilita mudanças, manutenção mais rápida e segura permitindo que o sistema esteja disponível para novas aplicações. Segundo (COELHO 2008) nos sistemas de cabeamento estruturados, temos quatro itens extremamente importantes que se executados rigorosamente o projeto dificilmente apresentará problema. São eles :  

-  Qualidade dos materiais utilizados ;  

-  Qualidade da mão-de-obra;

-  Projeto;  

-  Certificação.

3.2 – Infraestrutura da local área network (LAN)

A operacionalização da biblioteca comunitária terá como objetivos básicos prover a comunicação confiável entre vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e acesso ás informações facilitando a comunicação entre usuários através das variadas tecnologias.

Atualmente as redes de computadores se caracterizam pela vasta diversidade de alternativas tecnológicas disponíveis e necessárias em termos de confiabilidade e capacidade dos meios de transmissão. A infraestrutura para cabeamento estruturado representa o conjunto  de equipamentos necessários ao encaminhamento e passagem de cabos, eletro calhas, eletro dutos, buchas, parafusos, suportes de fixação, caixas de passagem,  gabinetes, etc.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (924.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com