TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 3 Redes de Computadores

Por:   •  22/9/2016  •  Monografia  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDES

Empresa Mercadus

Novo Hamburgo

2016


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar.

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDES

Empresa Mercadus

Nome: Jacson Cristiano dos Santos.

RA: 1436843

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Semestre: 4º.

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIP- Universidade Paulista.

Novo Hamburgo

2016

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar a empresa Mercadus, através da apresentação de um escopo de cada matéria desenvolvida neste semestre, utilizando experiências adquiridas ao longo do curso, com a finalidade de me embasar para o mercado de trabalho. No desenvolvimento do trabalho foi possível identificar os conceitos existentes sobre Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Ética e Legislação Profissional, Matemática para Computação e Metodologia Cientifica.        

Palavras-chave: Mercadus, Analise de Sistemas, desenvolvimento.


ABSTRACT


This study aims to analyze the Mercadus company, by submitting a scope of each subject developed this semester, using experience gained throughout the course, with the purpose of to base myself for the labor market. In the development Works it was possible to identify the concepts of Data Network Fundamentals and Communication, Professional Ethics and Law, Mathematics for Computing and Scientific Methodology .

Keywords: Mercadus, System Analysis, development.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 TOPOLOGIA        

   2.1 Tecnologias Utilizadas........................................................................................6

3 INTERNET        

4 ESTAÇÃO DO TRABALHO        

5 SERVIDORES        

6 REDUNDÂNCIA        

7 CABEAMENTO E CONECTORIZAÇÃO        13

8 SWITCHES        14

9 REDE ELÉTRICA        15

10 PROTOCOLO        16

11 SEGURANÇA        18

12 IMPLANTAÇÃO        19

13 TESTES        20

14 CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS        22


1 INTRODUÇÃO

Este PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) tem como objetivo desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Ética e Legislação profissional, Matemática para Computação e Metodologia Cientifica.

Além de desenvolver a capacidade de identificar necessidades e propor soluções, argumentar e discutir as tecnologias utilizadas nos projetos de redes de computadores e sistemas computacionais e fomentar o hábito de executar projetos envolvendo múltiplas disciplinas.


2 TOPOLOGIA

Será adotada a topologia estrela, seguindo os padrões Fast Ethernet.

Será utilizado cabo de par trançado UTP categoria 5e.

O cabeamento da rede será guiado através de eletro calha e chegaram até os switches em forma de cascata.

Os cabos serão dos computadores ao Patch Panel destes aos switches por Patch Cord 1,5 e 2,5, localizados nos rscks de cada sala.

Na sala dos servidores os cabos chegaram ao Patch Panel antes de serem conectados ao switch e serão interligados por Patch Cord 1,5 e 2,5 m poupando o desgaste das portas dos switches.

A entidade contará com roteadores espalhados pelo prédio, afim de que os usuários possa se conectar à internet sem a necessidade de cabos, utilizando seus notebooks e dispositivos pessoais.

Topologia Física da Rede

A topologia física em estrela vai proporcionar maior flexibilidade a rede, pois, possibilidade de segmentação da rede, em sub-redes contribui para um melhor controle e distribuição de tráfego.

Ao isolar o trafego nos segmentos o desempenho da rede aumenta prevê facilidade de manutenção em caso de falhas entre a porta do switch e a estação de trabalho.

A distribuição da rede, foi através de nós, primários e secundários. Os nós foram ligados através de um cabo vertical (backbone) de fibra óptica, segmentado a rede em outras sub-redes.

2.1 Tecnologias Utilizadas:

Cabeamento estruturado, (Cabo UTP, Patch Panel, Patch Cord)

Backbone (Fibra Optica)

Cascata em Switches

Rede Wireless (Roteadores)

Topologia Lógica

A topologia lógica também será estrela, pois os switches na rede têm a capacidade de analisar o cabeçalho de endereçamento dos pacotes de dados, enviando os dados diretamente ao destino, sem replicar desnecessariamente para todas as suas portas. Na comunicação, a origem envia os dados para o dispositivo central, que os encaminha somente para o destino.

A rede se torna mais segura e mais rápida, praticamente elimina todos os problemas de colisão. Também podem ser feitas duas ou mais transmissões simultaneamente, desde que tenham destinos e origens diferentes.


3 INTERNET

A intranet foi desenvolvida com o gerenciamento de conteúdo Joomla, assim a intranet fica totalmente dinâmica, com plataforma de internet, com vários recursos e funcionalidades.

Com este sistema publicar, organizar, distribuir informações e documentos em toda a área de administração da rede será muito mais rápido e eficaz.

A empresa poderá compartilhar arquivos de mídia e informações entre os funcionários e colaboradores de forma restrita.

Acesso à Internet

O acesso será feito através de um servidor de internet que será cuidado por um firewall, preservando a estrutura da rede local e também e também contara com uma rede wi-fi, para que os usuários com notebook possam acessar a internet de todo o prédio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com