TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM UNIP REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Temos observado no nosso dia a dia nas notícias em geral que pessoas com depressão, ansiedade, a violência, número de mortes e até mesmo número de famílias que estão se desfazendo tem aumentado a cada dia. Dentro desse cenário, acredito que pequenas coisas podem uma grande diferença na vida de todos, uma delas seria termos um tempo de laser com a família ou amigos, onde podemos descontrair e esquecer a pressão da rotina. Dentro dessas pequenas coisas podemos destacar um passeio no parque no final de semana, ou porque não no final da tarde de uma quarta feira. Brincar com os filhos ou sentar e apreciar uma boa música, ou até mesmo ler um bom livro, são momentos que podem fazer a diferença em nossas vidas.

Mas para que isso possa acontecer precisamos ter, primeiramente, os parques próximos de nossas casas, com segurança para podermos ficar tranquilos e ter um meio de desfrutar da melhor maneira de todos os seus recursos.

Para o nosso comparativo pegamos três cidades capitais dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Neste comparativo analisando o número de habitantes e quantidade de bairros que temos em cada local tiramos algumas conclusões.

Se formos analisar a violência nessas três cidades, o primeiro fator que podemos observar com nosso gráfico é que, não necessariamente o número de habitantes influencia no índice de violência, temos cidades com o maior número de habitantes e que o índice caiu batente nos últimos anos.

Também podemos ver que o número de bairros em cada cidade não é um fator que possa influenciar no índice de violência, pois entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro com a mesma quantidade de bairros e dois índices de violência bem diferentes.

Podemos então concluir que a diferença entre as cidades que influenciam diretamente na violência é a quantidade de parques em cada uma. Observamos que quanto maior a quantidade de parques por habitantes menor o índice de violência na cidade.

Mas para que possamos ter um aproveitamento maior de cada recurso que um parque possa oferecer, como restaurantes, lanchonetes, eventos e locais para leitura, música, por exemplo. Precisamos oferecer aos frequentadores ferramentas informativas para que eles tenham conhecimento e acesso a todos esses recursos.

Como estamos na era da informação e tecnologia, nada melhor do que uma integração entre a natureza com seus recursos e a tecnologia bem aproveitada para conseguirmos desfrutar de toda a sus grandeza.

Assim iniciamos nosso projeto para um terminal de informações, onde o público terá acesso a toda infraestrutura e eventos que estão acontecendo no parque, isso em tempo real e de fácil acesso e o mais importante, com respeito ao meio ambiente e um alto aproveitamento do que os parques possam oferecer.

Descrição do terminal de informações:

Este equipamento será utilizado pelos visitantes do parque para obter informações de infraestrutura física, uma agenda de eventos futuros e que estão acontecendo em tempo real.

Seu software deverá ter uma interface leve e amigável para públicos de todas as idades.

Na página inicial, informações como postos policiais, lanchonetes, enfermaria e banheiros devem ter um destaque com um campo de emergência.

Com uma tela touch screen para uma melhor interação, com apena alguns cliques podemos encontrar, facilmente, mapas, rotas de como chegar, horários de eventos futuros com uma agenda interativa e eventos acontecendo naquele momento.

Outra opção interessante será um aplicativo para smartphone que faz o sincronismo da agenda de eventos escolhidos com a sua agenda, assim seremos lembrados daquele show, ou aula de yoga dias antes.

Teremos espalhados pelo parque, em pontos específicos, acesso à internet para que o seu smartphone possa receber informações atualizadas dos eventos e avisos importantes. Esse acesso será limitado apenas para sincronização e informações do parque, pois nosso objetivo é aproveitar o parque junto com as pessoas em sua volta e não nas redes sociais. Salvo em lanchonetes e restaurantes, onde o acesso será liberado para que em caso de alguma urgencia não fique totalmente incomunicável.

Sistema operacional

O sistema operacional utilizado neste terminal será o Linux Ubuntu com a interface Gnome. O primeiro motivo da escolha é que esse sistema não tem a necessidade de uma licença para ser instalado, não gerando custo.

Ubuntu é um sistema operacional que utiliza o núcleo do linux. É baseada na distro debian. Ubuntu é uma palavra africana que significa algo como "humanidade para os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos" ou "a crença em uma ligação universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade". Assim, a distribuição Ubuntu já vem imbuída dessa filosofia para o mundo do software livre.

O software é desenvolvido e mantido pela comunidade Ubuntu, está disponível em várias línguas, inclusive português, e dentro da sua filosofia ele é um software aberto que pode ser modificado e personalizado da maneira que as pessoas preferirem.

Desta maneira podemos ajustar nosso sistema operacional para nosso objetivo, com isso conseguimos ganhar em desempenho do nosso hardware, pois direcionamos o sistema operacional apenas para a função ou utilização necessária.

Por exemplo, como nossa aplicação é um terminal de informações, e seu acesso será via WEB, navegadores como Firefox ou Chrome, não vamos precisar de software de escritório, aplicativos multimidias ou tratamento de imagem, assim não precisaremos de um hardware muito complexo pois o hardware é direcionado para o nosso objetivo.

Novas versões ou atualizações de sistema são lançadas aproximadamente a cada 6 meses e mantidas por 18 meses, desta maneira teremos sempre um sistema operacional atualizado.

Pode ser de uso comercial ou pessoal em diferentes arquiteturas: i386 (processadores 386 / 486 / pentium ii / iii / iv e athlon / duron / sempron), amd64 (processadores athlon64, opteron e intel de 64-bits) e powerpc (ibook / powerbook, g4 and g5)

Teremos um servidor de banco de dados onde cada terminal de informações irá buscar os dados referente a cada parque consultado, com as informações alimentadas em um servidor central, ficará mais fácil o gerenciamento dessas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com