TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLC - power line comunication

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.515 Palavras (15 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES

PLC – Transmissão de Dados Via Rede Elétrica

Santa Maria

Maio/2011

TRANSMISSÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA

Acadêmicos:

Eduardo Medeiros

Matheus Azzulin

Rafael Abelin

Rafael Pereira

Disciplina: Comunicação de dados

Curso Superior de Tecnologia de Redes de Computadores

Colégio técnico Industrial de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Professor: Walter Priesnitz Filho

Santa Maria, RS, Brasil

2011

Resumo

Este trabalho trata da transmissão de dados via rede elétrica, onde ao longo do mesmo são referenciadas as características e a utilização desta tecnologia no Brasil e no exterior, tanto em prédios como em residências. Ao longo do trabalho há o levantamento de questões que definem o uso da tecnologia, tais como vantagens, desvantagens, e experimentos para comprovar se é viável ou não a sua implementação. A Comunicação por Linhas de Força (PLC) será mostrada como uma alternativa principalmente para as pessoas que residem em locais distantes ou desfavoráveis, onde, por exemplo, a disponibilidade da Internet é limitada. Citamos também a utilização das Linhas de Força no Brasil, onde na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tem-se instalada a primeira PLC do país. Resultados e as palavras de especialistas na área nos mostram que a utilização da rede elétrica pra transmissão de dados é uma tecnologia viável, mas certa variabilidade nas taxas de transmissão torna muito difícil a sua utilização em aplicações em tempo real.

Palavra-chave: Transmissão de dados, PLC - Power Line Communications, Energia Elétrica.    

Abstract

This work deals whit data transmission overpower line, whitch are referred to the characteristics and use of this technology in Brazil and abroad, both in buildings and houses. Through this work the raising issues that define the use of the technology, such as vantages, disadvantages and experiments to prove whether or not is viable or not the implementation. The Power Line Communication (PLC) will be shown as an alternative especially for those residing in unfavorable or remote places, where, for example, the availability of Internet is limited. We also mention the use of the PLC in Brazil, where in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul,  has installed the country's first PLC.
Results and words of the experts in the field tell us that the power line for data transmission is a viable thechnology, but whit variability in rates of transmission makes it very difficult to use in real-time applications
.

Sumário

Introdução        6

PLC – Power Line Communications        7

Transmissão de dados via Rede elétrica.        7

Características        8

Padrão ITU-T - União Internacional de Telecomunicações        10

Norma IEEE 1901        10

Existem dois tipos de aplicação do PLC        11

Indicação de uso do PLC        11

Passport e Power Packet        12

O PLC no brasil        13

Equipamentos usados em rede PLC        

O funcionamento do PLC        

Conclusão        

Referências        

Introdução

Este trabalho faz parte da avaliação da disciplina intitulada “Comunicação de Dados”, ministrada pelo professor Walter Priesnitz Filho. Nosso objetivo é abordar algumas questões referentes à transmissão de dados via redes elétricas, bem como, apresentar as características da tecnologia Power Line Communications (PLC), e o seu auxílio para o acesso a Internet banda larga.

Para aumentar a socialização a informação, se espalhando por diversos locais com maiores velocidades e baixo custo, a proliferação das redes de transmissão de dados, voz e imagem, onde isso se torna mais presente em nosso dia-a-dia, especialmente através de novas tecnologias. Entre elas, destaca-se a transmissão de dados através das Redes de Energia Elétrica (PLC). A tecnologia será mostrada como uma alternativa para o provimento da inclusão digital em regiões menos favorecidas, como por exemplo, as zonas rurais e os locais mais distantes.

PLC – Power Line Communications

Transmissão de dados via Rede elétrica.

PLC não é uma tecnologia nova, Em 1920 quando foram criadas as primeiras propostas de se utilizar portadoras para se realizar comunicação em redes de alta tensão, nos Estados Unidos a rede elétrica já era utilizada para a transmissão de pulsos de telégrafos, então se teve a ideia de criar uma forma para permitir o transporte de dados através de uma rede já disponível em todo o mundo, a utilização da rede de energia elétrica que seria possível operar em baixa, média e alta tensão.

A partir disto, são realizadas pesquisas para a transmissão de dados desde 1950, mas esta nunca foi considerada uma alternativa viável devido a sua baixa taxa de transmissão, tendo pouca funcionalidade e altíssimos custos de desenvolvimento para a tecnologia da época, quando a indústria microeletrônica começou a expandir, os custos caíram e o assunto se tornou mais seriamente estudado, Em 1980 experimentos com frequências mais elevadas foram realizadas na Europa e nos Estados Unidos, onde a tecnologia SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) foi desenvolvida buscando determinar a atenuação na rede elétrica e a sensibilidade a ruídos em função da frequência, na faixa de 5 a 500KHZ.  Sendo inventado um dispositivo capaz de modular e injetar na rede elétrica os sons captados por um microfone, sendo este sinal recuperado em outro local e convertido novamente em som, passando a ser conhecido pela sigla PLC (Power Line Communications), onde apenas em 1991 teve a possibilidade da utilização para a transmissão de dados digital em alta velocidade na cidade de Manchester na Inglaterra, onde em 1995 a 1997 foi possível resolver problemas de ruídos e amenizar as interferências, provando que a transmissão poderia ser viável (Marques, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (328.7 Kb)   docx (129.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com