TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ARPANET E O PROTOCOLOLO TCP/IP

Por:   •  5/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE

UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA – UAST

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETO ARPANET E O PROTOCOLOLO TCP/IP

SERRA TALHADA – PE

Julho 2018

MARCELO ROBSON PEREIRA DA LUZ

PROJETO ARPANET E O PROTOCOLOLO TCP/IP

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Graduação em Sistemas de Informação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST-UFRPE, como requisito para a avaliação da 2ªVA da disciplina Metodologia da Expressão Técnico Científica.

SERRA TALHADA – PE

Julho 2018


SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVOS        4

2.1. Objetivo Geral        4

2.2. Objetivos Específicos        4

3. HIPÓTESE        4

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

4.1. Projeto ARPANET        4

4.2. Protocolo TCP/IP        7

4.3. Camadas TCP/IP        8

5. METODOLOGIA        8

6. CRONOGRAMA DA PESQUISA        8

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

        


PROJETO ARPANET E O PROTOCOLOLO TCP/IP

1. INTRODUÇÃO

        Esta pesquisa terá como foco mostrar de forma clara como se deu o surgimento da rede ARPANET e sua evolução até chegar ao nível que conhecemos nos dias de hoje e a grande importância da criação do protocolo de comunicação TCP/IP.

O projeto ARPANET teve início através da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (Advanced Research Projects Agency, ARPA), que pertencia ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos (SIMON, 1997).Esse projeto foi desenvolvido com o intuito de promover uma comunicação segura entre tropas do exército americano, pois temia-se que a qualquer momento houvesse um ataque inimigo nas bases militares, o que acabaria por diminuir as chances de sucesso na guerra, colocando em risco a segurança nacional.

No entanto pesquisadores viram nesse projeto uma oportunidade de compartilhamento de  tecnologias, que eram de difícil acesso na época, houve então um intenso estudo envolvendo vários cientistas e pesquisadores de universidades diferentes, na busca para desenvolver um sistema de comunicação entre computadores que fosse capaz de transmitir dados entre si, de forma segura e que não permitisse haver interrupções no fluxo dos dados.

Atualmente a ARPANET é conhecida popularmente como a mãe da internet, pois a rede que conhecemos é a evolução desse projeto, que com o passar do tempo foi se aprimorando. Entre os nomes de grande importância para esse projeto está J.C.R. Licklider que foi o idealizador do projeto, Lawrence Roberts que trouxe o projeto do papel para a realidade e Paul Baran que propôs a utilização da comutação de dados como modelo para essa rede.

Será abordado as dificuldades enfrentadas pelos idealizadores desse projeto para concretizá-lo em meio a tantos problemas que surgiam no decorrer do seu desenvolvimento. Em uma época em que os recursos tecnológicos ainda eram escassos e vários países buscavam desenvolver tecnologias capazes de amenizar os estragos que poderiam vir a sofrer com guerra fria.

Após o projeto ser desenvolvido, tornou-se possível enviar vários dados de um computado para outro através da comutação de pacotes, o que tornava mais rápido o envio e recebimento. Os dados enviados procuravam a melhor rota possível na rede para chegar ao destinatário, e caso o caminho da rede por onde o pacote de dados passaria, estivesse desconectado por algum motivo, os dados seguiriam procurando outro caminho até que pudesse ser entregue.

O grande problema veio com o surgimento de outras redes semelhantes a ARPANET, onde cada uma utilizava um sistema diferente, isso fez com que as redes não conseguissem trocar informações umas com as outras. Contudo esse problema foi corrigido com o surgimento do protocolo TCP/IP, que padronizou o envio de dados pela rede, tornando possível que as redes se interligassem e trocassem informações entre elas, esse protocolo foi de suma importância para que a internet pudesse chegar ao nível que está hoje.

           A importância desta pesquisa será contribuir com a comunidade acadêmica e com o público em geral, disponibilizando mais uma fonte de estudo sobre as origens da Internet e sobre a tecnologia que foi imprescindível para que a rede pudesse chegar ao nível que se encontra nos dias atuais.

        

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Descrever o desenvolvimento da ARPANET, que mais tarde viria a se tornar a grande rede mundial de computadores, conhecida então como internet, e pontuar a importância da utilização do protocolo TCP/IP para a transmissão e recepção de dados pela internet.

2.2. Objetivos Específicos

  1. Relatar como ocorreu o surgimento da internet no âmbito da Guerra Fria.
  2. Analisar a importância da criação do protocolo TCP/IP.
  3. Descrever as camadas do protocolo TCP/IP.

3. HIPÓTESE

Essa pesquisa se baseia em provar a importância do projeto ARPANET para o surgimento e evolução da grande rede mundial de computadores chamada internet, e se o protocolo TCP/IP foi realmente fundamental para a sua expansão através da interconexão dos diversos softwares e hardwares existentes na época

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1. Projeto ARPANET

O projeto ARPANET é conhecido popularmente como a mãe da internet, esse projeto foi iniciado durante o ápice da guerra fria, e dentre os objetivos principais estava a possibilidade de promover a comunicação entre as bases militares e entre as tropas de forma que mesmo havendo algum ataque em qualquer parte da rede, a comunicação não pudesse ser interrompida. Esse projeto teve início através da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (Advanced Research Projects Agency, ARPA), que pertencia ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos (SIMON, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (509.4 Kb)   docx (443.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com