TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS COM CARACTERÍSTICAS SUSTENTAVELMENTE AMBIEMTAIS

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.764 Palavras (12 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS COM CARACTERÍSTICAS SUSTENTAVELMENTE AMBIEMTAIS

ITAQUERA / SP

2016


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS COM CARACTERÍSTICAS SUSTENTAVELMENTE AMBIEMTAIS

Nome:

RA:

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1º

ITAQUERA / SP

2016

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar a empresa Construtora e Incorporadora Green Life, atuante no setor de construção civil, um estudo detalhado sobre seu mais novo projeto de construir um conjunto de condomínios empresariais que valoriza questões relacionadas à sustentabilidade.

Palavras chave: Green Life, construção civil, condomínios empresariais, sustentabilidade.


Abstract

This article aims to present the Construction and Incorporated Green Life Company, active in the construction industry, a detailed study of its newest project to build a set of business condominiums that values sustainability issues.

 

Keywords: Green Life, building, business condominiums, sustainability.


Sumário

1. INTRODUÇÃO        7

2. CRITÉRIOS DE ESCOLHA DAS CIDADES        8

3. DESCRIÇÃO E JUSTIFICATIVAS DAS CIDADES SELECIONADAS        9

4. RECURSOS DE SUSTENTABILIDADE        14

5. TECNOLOGIA A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE        15

6. CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17


1. INTRODUÇÃO.

O tema desenvolvimento sustentável está cada vez mais em destaque nos dias de hoje e tornou-se uma preocupação mundial. A preocupação ambiental tem causado impacto até na competitividade comercial, sendo assim as empresas precisam se adequar, independente de qual seja seu ramo de atividade, para que seus projetos ajudem a preservar nossos recursos naturais.

Na área de construção civil os projetos de novos prédios, residenciais ou  comerciais, devem utilizar de recursos que contribuam para a sustentabilidade como utilização de energia renovável, reaproveitamento de água, reciclagem, etc.

Esse projeto visa apresentar um estudo para a Construtora e Incorporadora Green Life sugerindo 10 cidades brasileiras onde possam ser realizadas as construções de condomínios empresariais sustentáveis, bem como práticas e recursos que devem estar disponíveis nos novos condomínios.

 


2. CRITÉRIOS DE ESCOLHA DAS CIDADES.

O critério principal para a escolha das cidades foi o incentivo econômico para a construção sustentável, mais precisamente o IPTU VERDE, que são Leis Municipais que concedem descontos no IPTU dos imóveis que se enquadram nos requisitos de sustentabilidade propostos nestas Leis.

Dentre as propostas temos a existência de áreas verdes descobertas e com solos permeáveis no pavimento térreo para absorção das chuvas, captação e reaproveitamento de água, emprego de alternativas energéticas, controle de emissão de gases, utilização de materiais sustentáveis nas construções, coleta seletiva de materiais recicláveis, dentre outros.

O segundo critério para a escolha foi a renda per capita do município, dentro do universo dos municípios que oferecem os incentivos econômicos, os dados foram retirados de pesquisas realizadas pelo IBGE no ano de 2011.

Outro critério utilizado foi a posição ocupada pelos municípios em relação ao valor adicionado bruto da indústria, os dados foram retirados de pesquisas realizadas pelo IBGE no ano de 2009 e foram utilizados como referência para identificar a industrialização dos municípios.

A população dos municípios foi baseada no Censo 2010 fornecido pelo IBGE. O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano do Município) foi obtido através de dados fornecidos por pesquisas realizadas também pelo IBGE no ano de 2010. Todos os municípios escolhidos se enquadram a partir da faixa de desenvolvimento alta, ou seja, seu IDHM é entre 0,700 e 0,799, alguns municípios se enquadram na faixa de desenvolvimento muito alta com IDHM acima de 0,800.

A proximidade dos municípios de Aeroportos, Rodovias e Portos Marítimos também foi um critério de avaliação para a escolha das cidades.

A mobilidade urbana dos municípios foi analisada, levando em consideração projetos implementados e projetos em fase de planejamento e implantação.

3. DESCRIÇÃO E JUSTIFICATIVAS DAS CIDADES SELECIONADAS.

Com base nos critérios descritos no capítulo anterior foram selecionadas 10 cidades para serem construídos os condomínios.

Rio de Janeiro / RJ

Ainda não têm lei aprovada que concede desconto no IPTU, mas a Lei n. 5.248/2011 instituiu a Política Municipal sobre Mudanças do Clima e Desenvolvimento Sustentável, que estabelece a redução de emissão de gases de efeito estufa no município. Atualmente se encontram em tramitação projetos de Lei com objetivo de instituir benefícios fiscais.

Com uma população de 6.320.446 habitantes, é uma cidade turística, ocupa o 2º lugar no ranking do PIB brasileiro com R$ 209.3 bilhões, ocupa também o 2º lugar no ranking de industrialização com R$ 20.9 bilhões, índice de IDHM 0,799.

Possui dois aeroportos, o Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Existe um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) que visa ações estratégicas para priorizar o transporte público.

Curitiba / PR 

Através da Lei Complementar n. 9.806/2000 – Código Florestal do Município de Curitiba concede descontos no IPTU para áreas verdes com bosque nativo ou árvores com grande volume de copada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com