TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE REDE

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

TUTORIAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO FREERADIUS COM AUTENTICAÇÃO NO BANCO DE DADOS MYSQL

João Lucas Baltazar De Oliveira¹,João Lucas Monteiro¹,Lucas CorreiaCorrêa¹

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Avançado Sombrio – Sombrio – SC – Brasil.

jlucasoliveira@terra.com.br, { juao_l_monteiro, lucascorreia-inter}@hotmail.com

  1. INTRODUÇÃO:

Remote Authentication Dial In User Service quando abreviamos esta nomenclatura encontramos o nome de um protocolo de redes chamado RADIUS, este protocolo ou sistema faz a definição de regras que irão gerenciar a comunicação entre dispositivos de uma rede onde ele esteja instalado e devidamente configurado. O RADIUS tem como principal objetivo fazer a permissão ou autorização e autenticação de um usuário remoto há uma rede.

O RADIUS tem alguns benefícios que o destacam como sendo um protocolo eficiente:

1 - Contém vários dispositivos para implementação de um cliente;

2 - Recurso em código aberto, uniformizado e escalonável;

3 - Adaptável aos sistemas de segurança e de autenticações encontrados;

4 - Vasto suporte provido por muitas implementações;

5 - Processos de segurança e de comunicação separados;

6 - Simples alteração nas configurações.

Após entendermos um pouco o protocolo RADIUS vamos entrar no assunto desse artigo que visa compreender e explicar o funcionamento do servidor de RADIUS FreeRADIUS e mostrar o passo a passo da configuração tanto do servidor como dos cliente com todas as linhas de comandos necessárias para a implementação deste servidor e o processo de sua autenticação no banco de dados MYSQL.

O FreeRADIUS segundo o site www.freeradius.org é o servidor em software gratuito que tolera o maior número de espécies de autenticações. Também como atributo suporta virtualização fazendo com que os custos de implantação e manutenção sejam baixos. De fácil entendimento, permite facilmente a inclusão ou remoção de módulos. Esta remoção ou inclusão não alteram seu desempenho, nos seus itens de hardware ou memória ou de segurança. Isso aceita a execução do FreeRADIUS em sistemas embarcados e em servidores com muitos núcleos e muitos gigabytes de memória RAM.

 O cliente FreeRADIUS foi pensado e criado como um esquema de consultas SQL. O projeto de configuração do sistema é uma parte crucial para que futuramente os clientes não encontrem dificuldades e restrições no funcionamento devido a próprios erros no projeto. O exato modo de aplicação das tabelas, índices e consultas SQL garantirão o bom funcionamento do servidor e de suas autenticações por parte dos clientes.

  1. Justificativa e Objetivo

A justificativa deste trabalho é estudar os conceitos e fazer a implementação deste servidor de RADIUS o FreeRADIUS, e o seu processo de autenticação no banco de dados MYSQL mostrando todo o procedimento de implementação de uma maneira fácil e prática, para um bom entendimento do leitor e o auxílio a trabalhos futuros.

  1. METODOLOGIA

Para criar esse tutorial foi utilizada a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2010), é aquela elaborada com base em material já publicado. Tradicionalmente, esta modalidade de pesquisa inclui material impresso, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos. Hoje com os novos formatos de informação, passaram a incluir outros tipos de fontes, como discos, fitas magnéticas, CDs, bem como o material disponibilizado pela internet.

No mesmo também foi utilizada a pesquisa experimental, que consiste em determinar um objetivo de estudo, obter variável capaz de influenciá-lo, definir as formas de controle, e de observar os efeitos que a variável produz no objeto (GIL, 2010). Para essa pesquisa foi utilizado artigos científicos e monografias.

  1. Materiais

Na implementação do servidor FreeRadius com autenticação no banco de dados MySQL foi utilizado uma maquina (disponibilizada pelo Instituto Federal Catarinense-Campus Avançado Sombrio) com o sistema operacional Ubuntu 12.04 LTS, memória de 4 GB, processador Intel Core I5 e Disco de 250 GB e um Access Point (AP) TP-LINK  Wireless N Router, modelo TL-WR841N, com suporte para servidor FreeRadius.

        Os softwares utilizados para o servidor foi o FreeRadius 3.0 para a autenticação dos usuários , o MySQL Server 5.5 onde foi criado os usuários e o TeamViewer 10 para acessar remotamente o mesmo.

  1. Métodos

No servidor instale os pacotes do FreeRadius e MySQL, com o comando abaixo.

# apt-get install mysql-server freeradius freeradius-mysql

Agora entre no arquivo de configuração do radius, e retire o comentário da linha “$INCLUDE sql.conf”  para que o FreeRadius acesse o banco de dados MySQL.

                # vim /etc/freeradius/radiusd.conf

No arquivo /etc/freeradius/clientes;conf adicione as linhas abaixo para o FreeRADIUS encontrar o AP.

*client 192.168.1.1{

        secret = radius123

        shortname = Radius

}

Depois no arquivo /etc/freeradius/sites-available/default descomente a linha contendo “sql”, na seção authorize{}.

Edite o arquivo /etc/freeradius/sites-available/inner-tunnel e descomente a linha contendo “sql”, na seção authorize{}.

No arquivo /etc/freeradius/mysql/sql.conf, onde contem as informações de como o FreeRadius deve acessar o servidor de banco de dados, edite os seguintes campos:

*database = “mysql”

*server = “localhost”

*login = “root”  # Login do usuário do Banco de Dados

*password = “admin” # Senha do usuário do Banco de Dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (484.2 Kb)   docx (438 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com