TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR INSTITUTO DE PREVIDENCIA DO ESTADO DE RORAIMA – IPER

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.410 Palavras (38 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

KELTIN DA SILVA PERAÇA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR INSTITUTO DE PREVIDENCIA DO ESTADO DE RORAIMA – IPER


[pic 3]

2014

KELTIN DA SILVA PERAÇA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR INSTITUTO DE PREVIDENCIA DO ESTADO DE RORAIMA – IPER


2014

RESUMO

O  presente  trabalho  aponta  aspectos  relevantes  nos  processos  estratégicos  e índices contábeis do Instituto de Previdência do Estado de Roraima, mostrando como o Instituto se encontra atualmente, dando ênfase aos métodos utilizados pelo departamento de Recursos Humanos, apontado possíveis melhoras. Quanto à metodologia trata-se de dados explorados na empresa e de pesquisas realizadas em sites e livros, unindo informações com os conhecimentos transmitidos em aula. Pretende-se com este trabalho adquirir aprendizados específicos para saber lidar com a flexibilidade que o mercado atual exige.


[pic 4]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................5

1.  SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA......................................................7

1.1Planejamento........................................................................................7

1.2Planejamento de mão de obra..............................................................7

1.3Fonte de recrutamento.........................................................................9

2.  GERENCIAMENTO DE PESSOAS....................................................11

2.1Motivação...........................................................................................11

2.2Liderança............................................................................................11

3.  CONTABILIDADE...............................................................................14

3.1Balanço Patrimonial............................................................................14

3.2Analise dos conceitos aplicados.........................................................20

4.  DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS................................20

5.  ESTATISTICA APLICADA..................................................................26

6.  DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS..........................28

CONCLUSÃO...........................................................................................32


INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar a empresa como um todo, dando ênfase aos métodos utilizados no departamento de Recursos Humanos e suas estratégias com o Pessoal, na sua forma de agir e nos processos utilizados visando á melhoria continua da empresa. O trabalho está dividido em 7 capítulos, onde será colocado em prática o que foi desenvolvido em sala de aula, analisando cada disciplina na empresa e podendo assim, ter uma base de como são aplicadas no dia a dia de uma organização. O primeiro capítulo disserta a denominação e forma de constituição da empresa estudada, descrevendo aspectos relevantes em sua origem e vivência. No segundo capítulo será falado dos princípios contábeis, dentre eles o Balanço Patrimonial  que  é  um  relatório  estatístico  que  reflete  o  conjunto  financeiro  da empresa como um todo, distribuindo os valores de acordo com alguns critérios, dando sequência, tem se a avaliação dos Índices Financeiros os quais refletem se a situação financeira da empresa de acordo com níveis exigidos. A Demonstração do Resultado do Exercício por sua vez é montada simultaneamente com o Balanço Patrimonial e relata as operações da empresa onde sobressaem valores de maior importância, mostrando seu Lucro ou Prejuízo. No terceiro capitulo falara sobre o gerenciamento de pessoas, qual a estratégia atual usada pela empresa para tratar e motivar o pessoal, o reconhecimento e a satisfação que cada qual tem com seu trabalho.  O  quarto  capítulo  analisará  alguns  dados  estatísticos  aplicados  na empresa, dados estes que ira avaliar o desempenho da empresa no mercado e seus índices financeiros em geral. No quinto capítulo será falado sobre os processos de suprir a mão de obra na empresa, os métodos utilizados e seus processos.

No sexto capítulo será mostrado o posicionamento que o setor de recursos humanos ocupa  no  Instituto de Previdência do  Estado  de  Roraima,  o  estilo  de  liderança utilizado, como é realizado o planejamento de pessoal e será apresentado um planejamento estratégico para a empresa. O sétimo capitulo por sua vez mostra as teorias motivacionais exercias na empresa, o tipo de liderança exercida, o que é feito para administra e melhorar o ambiente de trabalho e quais os critérios de avaliação usados no Instituto de Previdência do Estado de Roraima para melhorar o Clima


Organizacional. A partir destas informações apresentamos um trabalho rico em informações que envolvem todos os assuntos abordados acima, analisando-os em todos os aspectos no IPER.


1.       SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

1.1.    Planejamento

O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam. Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social e a vida profissional, mas se o ato de planejar é tão importante, porque algumas pessoas ainda resistem em aceitar este fato e perdem seu tempo. O planejamento é um instrumento imprescindível para a obtenção de sucesso em um determinado empreendimento, pois possibilitam o levantamento sistemático dos meios e a definição de procedimentos necessários para a execução de tarefas, aliados à adequação de custos e oportunidades. A importância do Planejamento é tal que, se não for feito, melhor será nem começar a realizar qualquer sonho. Melhor mantê-lo como sonho do que teimar e transformá-lo num pesadelo. Afinal de contas, na verdade, planejar acaba ficando mais barato do que improvisar compulsivamente. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.7 Kb)   pdf (344.2 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com