TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) III SISTEMA DE GESTÃO – CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.634 Palavras (15 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) III

SISTEMA DE GESTÃO – CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Polo Tatuapé

2018


UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) III

SISTEMA DE GESTÃO – CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Polo Tatuapé

2018


Resumo

Este projeto visa proporcionar a cafeteria Essência e Sabor do Café, um atendimento de qualidade e conforto aos seus clientes, tornando-a uma das líderes no ramo de cafeteria, a princípio em São Paulo e a longo prazo no Brasil. Para isto, apresentaremos uma solução de um sistema de informação que automatizará seus processos, garantindo maior controle das operações, qualidade e agilidade no atendimento.

Baseado nos conhecimentos aprendidos nas disciplinas de Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados, Ética e Legislação Profissional e Matemática Aplicada, detalharemos:

  • Ideia de um sistema de informação para a gestão da cafeteria;
  • Ideia de um banco de dados utilizado pelo sistema de informação da cafeteria;
  • Custos para implementação de novos recursos de hardware e software em cada uma das unidades de negócio da cafeteria;
  • Apresentação dos aspectos éticos e legais, referente ao uso da internet na cafeteria.

Palavras-chave: sistema, banco de dados, matemática aplicada, custos, ética, legislação, internet, qualidade, operações, processos, cafeteria.


Abstract

This project aims to provide the shop coffee Essência e Sabor a service of quality and comfort to its customers, making it one of the leaders in the coffee business, initially in São Paulo and in the long time in Brazil. For this, we will present a solution of an information system that will automate its processes, guaranteeing greater control of the operations, quality and agility in the service.

Based on the knowledge learned in the disciplines of Information Systems, Database Administration, Ethics and Professional Legislation and Applied Mathematics, we will detail:

  • Idea of an information system for the management of the shop coffee;
  • Idea of a database used by the shop coffee information system;
  • Costs for implementing new hardware and software resources in each of the shop coffee business units;
  • Presentation of ethical and legal aspects regarding the use of the internet in the shop coffee.

Key-words: system, database, applied mathematics, costs, ethics, legislation, internet, quality, operations, processes, shop coffee.


Sumário

1.        Introdução        6

2.        Desenvolvimento        8

2.1.        Sistema de Informação para gestão da cafeteria        8

2.2.        Banco de dados utilizados pelo sistema de informação de gestão da cafeteria        11

2.3.        Custos para implementação de novos recursos (hardware e software), associados a implantação do sistema de gestão da cafeteria        15

2.4.        Aspectos éticos e legais ao uso da internet pela cafeteria        16

3.        Conclusão        18

4.        Referências        19


  1. Introdução

Situação atual:

A Essência e Sabor do Café é uma cafeteria que nasceu em 1993 na cidade de São Paulo, na Avenida Paulista, no bairro Bela Vista. No início contava com apenas uma unidade de negócios com 40 m², que era suficiente para atender a demanda de clientes que trabalhavam e residiam na região.

Com o aumento no consumo de café no país, muitos investidores resolveram entrar no ramo, abrindo novas cafeterias e ampliando comércios já existentes, impulsionando o desejo dos proprietários da Essência e Sabor do Café de abrir mais unidades. Assim, hoje, a cafeteria conta com 19 unidades de negócios padronizadas com, aproximadamente, 150 m², espalhadas pela capital paulistana. Sem contar a matriz que tem uma área de, aproximadamente, 300 m², destinada também à área administrativa e um pequeno espaço destinado à consumação dos produtos da Essência e Sabor do Café.

A missão da cafeteria é: “Proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiência de altíssima qualidade, nossa missão transpassa os sentimentos despertados pelo café, é de transmitir a cada momento da degustação uma experiência empírica conectada ao relacionamento com a vida”.

A visão da cafeteria é: “Estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, mas a longo prazo no Brasil, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que nos tornaram referência em qualidade”.

Os valores da cafeteria são: amor, inovação, simplicidade e fé. Os fatores-chave de sucesso da cafeteria são: qualidade, organização, espaço, higiene, sabor e atendimento.

A matriz está situada na Avenida Paulista, 2300 – Bela Vista, São Paulo – SP. Possui outras 19 unidades nas cidades de São Paulo, Alphaville, Guarulhos e Osasco.

As unidades de negócio funcionam das 8h às 22h diariamente e contam com, aproximadamente, 5 operadores de caixa, 10 atendentes e operadores de vendas, 10 baristas / funcionários da cozinha, 5 funcionários dedicados aos serviços gerais, 1 gerente de vendas e 3 coordenadores de atendimento. Os funcionários se revezam em turnos, de forma que existam sempre funcionários nos caixas, no atendimento/operação de vendas, nos serviços gerais e coordenando o atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (363.9 Kb)   docx (249.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com