TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTOCOLO WEB

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA...............................................................3

1.1 OBJETIVO GERAL.....................................................................................3

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................3

2 HISTÓRICO E PERFIL DO COLÉGIO AMINTAS: UNIDADE BETANIA ...4

3 ESCOLHA DO SOFTWARE.........................................................................5

4 SYSOPEN CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS..............................................7

5 METODOLOGIA...........................................................................................8

6 PLANO DE AÇÃO....................................................................................... 9

7 REFERENCIAS............................................................................................10

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

A informática nos últimos anos ocasionou grandes mudanças nos hábitos e costumes da sociedade atual. Estas mudanças, também presentes nas bibliotecas ou unidades de informação, requerem uma adequação ou reestruturação organizacional exigidas pela sociedade da informação. O cenário atual exige que as bibliotecas acompanhem o desenvolvimento da sociedade e as novas tecnologias, bem como escolha e utilização de um sistema informatizado que atenda todas as etapas de um ciclo documental. Lima (1998) apresenta que a primeira demanda na automação de uma biblioteca se concentra na organização do catálogo e na solução de seus problemas.

Deste modo, propõe-se um projeto de implementação de software para gerenciamento de bibliotecas ao Colégio Amintas, unidade Betânia, Belo Horizonte/MG, para garantir maior agilidade no tratamento e necessidades dos usuários e da escola.

Diante das exigências do cliente/usuário e a necessidade da recuperação da informação de modo rápido e preciso, necessitam-se técnicas adotadas por profissionais da informação, para a implementação de um software de gerenciamento de bibliotecas que vise o controle, seleção, aquisição, processamento técnico e movimentação do acervo da unidade de informação.

1.1 OBJETIVO GERAL

Propor a implementação de um software capaz de suprir todos os processos da Biblioteca do Colégio Amintas: Unidade Betânia, facilitando assim a intermediação entre a unidade de informação e o usuário.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a Biblioteca do Colégio Amintas: Unidade Betânia;

Analisar a capacidade tecnológica e computacional da biblioteca, bem como sua capacidade de atualização e ampliação destas ferramentas;

Avaliar os recursos humanos disponíveis para a biblioteca na instituição;

2 HISTÓRICO E PERFIL DO COLÉGIO AMINTAS: UNIDADE BETÂNIA

A Biblioteca em estudo pertence ao Colégio Amintas, localizado na Rua Jose Ferreira da Cunha, n. 158, Betânia, Belo Horizonte/MG, o qual foi fundado em 06 de dezembro de 1993. Atualmente, atende 450 alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Médio.

O Colégio Amintas foi criado com o intuito de oferecer ensino de qualidade, valorizando a individualidade e a formação de cidadãos. No ano de 2006 são incorporadas mais duas unidades de ensino nos municípios de Itabirito e Brumadinho.

O ano de 2007 foi marcado pela sua modernização: com o objetivo de proporcionar a formação da cidadania, desenvolvendo o senso e a consciência cidadã desde as idades iniciais. A cidade é constituída de oito casas, sendo elas: o banco, o mercado público, a casa da vovó, o teatro, museu, a câmara de vereadores e prefeitura, correios e a biblioteca; Curso de mercadológica, preparando os alunos para o competitivo mercado de trabalho garantindo-lhes vagas de estágio; Curso de Libras projeta de iniciativa dos alunos, proporcionando maior comunicação entre os colegas.

O Colégio Amintas conta até o presente momento com quatro unidades de ensino, com suas respectivas bibliotecas e uma única Bibliotecária para atender toda a rede de bibliotecas. A biblioteca foco deste trabalho é a Biblioteca do Colégio Amintas - Unidade Betânia, localizada em uma sala, logo na entrada da instituição, com área de 45 m². A biblioteca disponibiliza aos seus usuários oito mesas redondas com quatro cadeiras cada; doze estantes de ferro compostas por seis bandejas cada, para todo o acervo; uma mesa para o atendente que não dispõe de computador para o processamento dos materiais bibliográficos. O acervo é composto por aproximadamente 11 mil obras catalogadas manualmente, das quais algumas já foram descartadas, sem qualquer critério. Por isso, a nossa proposta é implantar um sistema informatizado para o gerenciamento desse acervo, e assim, também efetuar o processamento técnico para inserir o material no sistema e disponibilizar o catálogo on-line com informações completas para seus usuários.

3 ESCOLHA DO SOFTWARE

Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas devem suportar a manutenção, desenvolvimento e controle do acervo baseados nas atividades de seleção, encomenda, aquisição, confecção de etiquetas, catalogação e controle de circulação do acervo da biblioteca.

Baseado nos requisitos relacionados anteriormente, e conforme as especificações apresentadas, Optou-se pela indicação do software SYSOPEN WEB que utiliza a tecnologia cliente/servidor e incorpora recursos que permitem simular este ambiente em um computador isolado, tornando-o compatível nos três ambientes conhecidos (local/intranet/internet). É um software desenvolvido a partir de padrões internacionais adotados por bibliotecas. Todas as bases de dados que constituem o SYSOPEN WEB podem ser manipuladas por qualquer ferramenta de gestão de bases de dados, e também serem exportadas pelo formato de intercâmbio ISO 27091. E é possível fazer buscas simultâneas em várias bases de dados e importação de registros de outras bibliotecas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com