TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel das Tecnologias de Informação na Gestão de Informação

Por:   •  19/5/2018  •  Artigo  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14
  1. Introdução

Para o presente trabalho nos foi incumbido a investigação do tema Papel das Tecnologias de Informação e Comunicação, onde de forma detalhada vamos debruçar abordagens como: conceitos básicos tais como, Tecnologia, Informação e Tecnologias de Informação e Comunicação; evolução histórica, áreas de aplicação, a segurança da informação e a aplicação da tecnologia dentro da empresa.

De referir que o trabalho é uma compilação de ideias de diversos autores onde de forma sintética procuramos trazer a clareza do tema em epígrafe.

  1. Objectivos

Geral

  • Compreender o Papel de Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão de Informação.

Especifico

  • Conceituar as Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Debruçar sobre a evolução histórica de Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Caracterizar os tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação nas actividades de Gestão de Informação;
  • Identificar aspectos relevantes na Segurança da Informação.

  1. Metodologia

A metodologia usada foi à revisão bibliográfica onde foram extraídos alguns dados, seguido de uma discussão conjuntural dos assuntos previamente lidos. Também recorremos a obras de vários autores do Gestão de Sistemas de Informação e alguns sites da internet citados nas referências bibliográficas.

  1. Conceitos Básicos
  1. Tecnologia

De acordo com Singo e Zavale (2013), numa primeira aproximação ao conceito de Tecnologia, chega-nos através da distinção entre o simples “saber fazer” resultado experiência pessoal acumulada e o “saber fazer”, com o conhecimento da causa (techné).

Assim, temos: Tecnologias = techné + logia

  • Techné, de onde derivou a palavra “técnica”, significa saber fazer ou aptidão especial para realizar algo na prática. Consiste em meios, instrumentos, processos e métodos para actuar sobre problemas reais com base em conhecimentos teóricos - práticos e tendo em vista a resolução de algum problema concreto.
  • Logia significa conhecimento organizado ou estruturado e deu origem à terminação de muitas disciplinas científicas conhecidas, como: Biologia, Geologia, Astrologia, entre outras.

Portanto, o conceito de tecnologia aplica-se a tudo aquilo que, não existindo na natureza, o ser humano inventa para expandir os seus poderes, tornar o seu trabalho mais fácil e fazer a sua vida mais agradável. Exemplo: Oculos, Computador, Satélites, Telemóvel, entre outros.

Segundo Oliveira (2003, p.26), a tecnologia é vista “como um conjunto de conhecimentos, práticos ou científicos, aplicados à obtenção, distribuição e comercialização de bens e serviços. Esses produtos não só satisfazem desejos e necessidades, como também substituem, aliviam ou simplificam o esforço físico e mental das pessoas”.

  1. Informação

Para Laudon & Laudon (2007), Informação significa “dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos”.

“Informação é um dos principais recursos que uma organização possui para fazer face às contínuas exigências do mercado e, em última análise, ao seu próprio sucesso.” (Sousa, 1999)

“Informação: são dados que foram processados/estruturados numa forma que os torna imprescindíveis ao processo de tomada de decisão. A informação possui diversos atributos: tempo, forma, lugar, relevância, coerência. Estas características contribuem directamente para o valor intrínseco da informação. Ou dito de outro modo, as pessoas, ao fazerem as suas escolhas, utilizam a informação. A informação também pode ser considerada a entidade que mede a diferença entre saber e não saber, entre conhecer e não conhecer.” (Caldeira, 2003)

  1. Tecnologias de Informação (TI) ou Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Segundo Singo e Zavale (2013), as Tecnologias de Informação surgem como elementos de concepção e suporte da comunicação empresarial, em actividade que vão desde a automatização de tarefas de escritório (arquivo de dados, processamento de textos, cálculos e contabilidade), até ao correio electrónico e às possibilidades de trabalho a distância. Uma das características fundamentais das Tecnologias de Informação consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação passível de digitalização, nomeadamente documentos de texto, imagens, áudio e vídeo. Assim, o termo Tecnologias de Informação designa o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação, não se restringindo apenas a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados, mas abarcando também o planeamento, o desenvolvimento e suporte de sistemas, os processos de produção e operação de equipamento.

Tecnologias de Informação (TI), entende-se como todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objectivos organizacionais. Isso inclui não apenas computadores, disk drives, assistentes digitais pessoais, mas também software, como os sistemas operacionais Windows ou Linux, o pacote Microsoft Office e os milhares de programas computacionais que normalmente podem ser encontrados em uma grande empresa. (Laudon & Laudon, 2007)

Para Singo e Zavale (2013), as Tecnologias de Informação têm como principal objectivo o tratamento, o armazenamento e a disponibilização de informação através de meios electrónicos, isto é, utilizando computadores ou sistemas informáticos.

Em suma, as Tecnologias de Informação e Comunicação, pode ser entendida como a união do hardware (equipamento electrónicos) e o software (sistemas operativos) que auxiliam a organização na execução rápida das suas actividades, para o alcance dos objectivos ou metas previamente traçadas.

  1. Evolução Histórica das Tecnologias de Informação

De acordo com Ramos (2008), chamamos Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos procedimentos, métodos e equipamentos para processar informação e comunicar que surgiram no contexto da Revolução Informática, Revolução Telemática ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidos gradualmente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 90 do mesmo século. Estas tecnologias agilizaram e tornaram menos palpável o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes para a captação, transmissão e distribuição das informações, que podem assumir a forma de texto, imagem estática, vídeo ou som. Considera-se que o advento destas novas tecnologias e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e sectores sociais possibilitaram o surgimento da Sociedade da Informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com