TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parques Urbanos Municipais

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Dando prosseguimento a apresentação do software que será utilizado no parque, vamos falar sobre energia renovável, ou melhor dizendo sustentabilidade.

Com base na Normativa REN 482/2012 da ANEEL e atualizada pela REN 687-2015, para mantermos o software em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 6 às 19 horas, dias e horários esses de funcionamento do parque, iremos utilizar o sistema de energia solar fotovoltaica (Kit Energia Solar Fotovoltaica 310Wp - Off Grid) com capacidade para gerar até 974Wh/dia .

[pic 1]

Para chegarmos a esta escolha, realizamos diversas pesquisas e análises que também são utilizados nos projetos de implantação de sistema de energia solar fotovoltaica em residências, comércios, prédios e galpões.

O motivo da escolha pela opção sistema de energia solar fotovoltaica dentre as demais opções, porque trata-se de uma energia renovável, disponibilizada de forma gratuita, sem degradação do meio ambiente, limpa, baixo custo de manutenção e principalmente, muito barata se analisarmos todo custo benefício gerado. Mesmo as desvantagens, como por exemplo, momentos com pouca ou nenhuma luz solar, é compensada com uso da energia que é gerada pela luz solar durante todo o dia e armazenada em baterias, instalada junto aos painéis solares e são acionados justamente na falta da energia solar.

Se optássemos pela energia eólica, também seria uma boa opção, mas dependeríamos mais ainda das condições climáticas, primeiramente por se tratar uma área que está no centro urbano, nas alturas mais baixas que ficarão as instalações, pois é afetada pelo atrito do vento com o chão. Sendo assim, pode reduzir a força ou a disponibilidade do vento naquela região, também pela geração de poluição sonora e a modificação da paisagem no parque.

Continuando, vamos explicar como chegamos a escolha e a quantidade de placas solares, para gerar a energia necessária, para mantermos o software o tempo necessário para todos que estão no parque possam acessar.

O parque possui 95 mil metros quadrados de área, onde boa parte é área aberta, ideal para captação de energia pela luz solar. O hardware utilizado pelo software será o I-Series 2.0 (demais informações na página XX) com consumo de 39 Wh, cada hardware. Serão disponibilizados 5 desses equipamentos (totalizando um consumo 195W/h) espalhados em pontos estratégicos no parque.

[pic 2]

Imagem: https://www.barueri.sp.gov.br/sistemas/informativos/img/169781.jpg

Agora, vamos falar sobre o calculo realizado para especificarmos quanto e qual o modelo ideal de sistema de energia solar fotovoltaica. Para isso realizamos o cálculo a seguir.

Consumo watts hora (Wh) de um I-Series 2.0 é = 39W.

Carga horária/dia de funcionamento do parque em média = 15,2

Capacidade hora do Painel Solar = 40,58Wh (Máx.)

Consumo Wh dia = 39 x 15,2 = 593Wh/d

Capacidade total dia do Painel Solar = 40,58 x 15,2 = 616,81Wh/d (Máx.)

Obs.: 40,58W, trata-se da capacidade máxima, que pode ser gerado de energia, usando como parâmetro, o horário do meio dia, com céu aberto e sol quente. Logo durante todo o dia, a geração de energia é menor que o valor informado de 974Wh/dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (508.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com