TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim vii consult

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.177 Palavras (29 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 29

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia






PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP: EMPRESA CHAMPIONS PIM VI











POLO CERES-GO.
2014
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia







PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP: UM ESTUDO DE CASO EMPRESA CHAMPIONS



Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

RESUMO

A globalização ampliou significativamente os negócios mundiais, fazendo com que a empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A. com sede em Tóquio, busquem as novidades e que seus negócios cresçam,abrindo no Brasil uma filial. Porém as estruturas, as políticas, os processos e as culturas organizacionais devem ser consideradas nesse crescimento. Os sistemas de informações têm desempenhado papel fundamental no contexto geral das organizações, seja nas vendas, agilização de processos produtivos, na organização e arquivamento de documentos e até mesmo na tomada de decisão. O planejamento estratégico  da empresa alinhado a modelagem de sistema de informação e planejamento estratégico. Todo o sistema computacional precisa ser protegido. O esquema de segurança computacional necessita preservar as propriedades básicas: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e não repúdio. Auditoria de sistemas, autenticação, controle de acesso e aspectos tecnológicos da segurança da informação. Plano de continuidade do negócio e boas práticas em segurança da informação.
Em busca de constantes melhorias, e está sempre à frente neste ambiente comercial, a empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A., contratou profissionais para apresentar uma proposta técnica com objetivo de auxiliar a organização na implantação de redes de computadores, utilização de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), determinar o planejamento estratégico de TI, apresentando as melhores soluções, análise de riscos, normas e padrões de segurança da informação para empresa filial no Brasil ser um grande sucesso.


Palavras-chave: Sistema de informação,  ERP, modelagem de sistema de informação, segurança da informação e planejamento estratégico.

SUMMARY

Globalization has expanded significantly the World Affairs, making the company Champions the pharmaceutical industry S.A. based in Tokyo, get the news and your business to grow, opening a branch in Brazil. However the structures, policies, processes, and organizational cultures should be considered in that growth. Information systems have played a key role in the overall context of organizations, whether in sales, streamlining of production processes, in organizing and archiving of documents and even in decision-making. The company's strategic planning aligned information system modeling and strategic planning. The entire computer system needs to be protected. The computer security scheme needs to preserve the basic properties: confidentiality, integrity, availability, authenticity and non-repudiation. Systems auditing, authentication, access control, and technological aspects of information security. Business continuity plan and best practices in information security.
In pursuit of constant improvement and is always ahead in this business environment, the company Champions pharmaceutical industry S.A., hired professionals to submit a technical proposal with objective of assisting the Organization in the deployment of computer networks, use of an ERP system (Enterprise Resource Planning), determine the it strategic planning, presenting the best solutions, risk analysis, standards and information security standards for subsidiary in Brazil to be a great success.


Keywords: Information system, ERP, modeling information system, information security and strategic planning.





2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Modelagem de sistema de Informação

2.2 Classificação dos sistemas de informação segundo Anthony

2.3 Arquitetura de Sistemas de Informação 

2.4 Objetivos do Desenvolvimento de Sistemas de Informação

2.5 Sistemas de Informação e a Organização 

2.6 Sistemas de Informação Típicos 

2.7 Benefícios do Sistema 

3. Análise 

3.1  Modelos de Análise 

3.2 Ciclo de Vida de Sistema

3.3 Criação 

3.4 Evoluções

3.5 Decadência 

3.6Morte

3.7 Arquitetura de sistema de Informação

3.8Planejamento estratégico 

3.9 Aquisição

3.10 Vantagens da aquisição de software

3.11 Aluguel



3.12 Vantagens do Aluguel

3.13 Desvantagens do Aluguel 

3.14 Desenvolvimento de Softwares

3.15 Vantagens do Desenvolvimento

3.16 Desvantagens do desenvolvimento 

3.17 Posicionamento estratégico 

3.18 Segurança da Informação 

3.19 Gerenciamento de políticas de identificação e controle de acesso

4. ESTUDO DE CASO 

4.1 A Proposta

4.2 Modelo ERP utilizado na empresa

4.3 Topologia básica da filial

4.4 Ciclo de implantação

4.5 Etapa de decisão e seleção 

4.6 Etapa da implementação 

4.7 Etapa de utilização 

4.8 Plano de continuidade de negócio

5. CONCLUSÂO

6. REFERÊNCIAS 




1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia num mundo cada vez mais competitivo as empresas buscam maior produtividade e rapidez em atingir seus objetivos. Velocidade e flexibilidade são essenciais para que isso ocorra. A busca destas necessidades faz com que as empresas procurem algo que lhes proporcione diferencial competitivo.
Dentro deste caminho de busca, ter uma estrutura organizacional que tem um conjunto ordenado de responsabilidade, autoridade, comunicações edecisões das unidades organizacionais da empresa, o trabalho em grupo ajuda a multiplicar idéias, ficando mais fácil para alcançar resultados, através de ação simultânea das forças de modo sinérgico.
Normalmente, toda empresa está inserida em um ambiente do qual não pode ser dissociada. Este ambiente vem ganhando complexidade nos últimos anos principalmente devido a questões de dimensão organizacional, ou tecnológica, ou demográfica ou de competitividade (CHILD e SMITH, 1987).
Nestes novos ambientes, os sistemas de informação e as tecnologias de comunicação, Internet, Intranet, têm se apresentado necessárias, mas não suficientes, para interligar comunidades de práticas afins, permitindo a interligação de pessoas a pessoas, pessoas a máquinas e máquinas a máquinas, (TERRA,2001).
A informação serve à tomada de decisão, logo a necessidade de decidir com maior precisão é justificada pela necessidade que se tem em agir, dentro das organizações e no campo da pesquisa. Com informações consistentes, tem-se melhor condição de decisão e também pode-se ‘vender’ mais eficazmente essas decisões perante o nosso ‘público-alvo’ .
A informação vem acrescentar ganho de capital, o qual varia conforme a estratégia escolhida e adotada pela empresa. A importância da informação pode ser aumentada a ponto de transformá-la, por vezes, no próprio centro da atividade da empresa, tornando-se, portanto: muitas vezes um produto desmaterializado. (MANÃS, 1999)
O planejamento deSistemas de Informação e da Tecnologia da Informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução do seu plano de negócios e na realização dos seus objetivos organizacionais (O´BRIEN, 2004).
Alguns recursos são usados para auxiliar a organização, na identificação das oportunidades de SI para apoiar os negócios empresariais, no desenvolvimento de arquiteturas de informação baseadas nas necessidades dos usuários, e no desenvolvimento de planos de ação de curto e longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com