TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pipeline e Super Pipeline e Arquitetura Superescalar

Por:   •  22/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  2.935 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Campus Ponta Grossa

[pic 2]

ALUNO: Helielton Santos Mainardes – RA: 1291882 - TURMA: IT231 – DATA: 15/10/2012

Pipeline e super pipeline e Arquitetura Superescalar

Pipeline e Super pipeline:

É uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de memória dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas, só poderá começar quando a outra instrução acabar. Existem alguns problemas com o uso do Pipeline, entre eles estão a dependência de instruções anteriores e desvios que dificultam o processo, bem como a diferença de complexidade de instruções que fazem com que as mesmas possam levar um tempo variável para execução.

A técnica de pipeline é utilizada para acelerar a velocidade de operação da CPU, uma vez que a próxima instrução a ser executada está normalmente armazenada dentro da CPU e não precisa ser buscada da memória, normalmente muito mais lenta que a CPU.

Conceito

Cada instrução de um microprocessador passa por diversas fases até sua execução. Estas fases podem ser:

  • Decodificação
  • Acesso memória ou registradores
  • Processamento aritmético

Se usarmos uma técnica de pipeline poderíamos colocar 3 instruções ao mesmo tempo no microprocessador. Na prática todos os microprocessadores modernos utilizam-se de várias fases no processamento para usufruir de clocks maiores (quanto menor a fase, mais rápido pode ser o ciclo).

Uso real

Algumas CPUs incluem conceitos muito mais avançados de pipeline:

  • Pré-decodificação: a CPU pode iniciar a decodificação de diversas instruções (paralelamente) antes do momento em que são executadas.
  • Execução fora-de-sequência: algumas CPUs podem além de pré-decodificar, executar previamente um determinado número de instruções. Numa etapa posterior, a ordem de execução é verificada e os resultados das operações são consolidados na sua ordem correta.
  • Previsão de desvio: caso exista uma instrução de desvio dentro do pipeline e a sua execução for consolidada, todas as instruções posteriores a mesma e que se encontram na fila devem ser abortadas.

Arquitetura Superescalar:

Uma arquitetura superescalar é aquela na qual várias instruções podem ser iniciadas simultaneamente e executadas independentemente umas das outras.

As arquiteturas superescalares incluem todos os aspectos do pipeline e ainda acrescentam o fato de as instruções poderem estar executando no mesmo estágio do pipelining (em linhas pipelining diferentes). Assim, elas têm a habilidade de iniciarem múltiplas instruções no mesmo ciclo de clock.

Principais características dos processadores superescalares:

Dependências:

A arquitetura superescalar tem que resolver todos os tipos de dependências: dependência de controle, dependência de dados e dependência estrutural. As dependências de dados são do tipo RAW (Read-After-Write), WAR (Write-After-Read) e WAW (Write-After-Write).

Busca de Instruções:

Responsável pelo fornecimento de instruções, onde as instruções são buscadas na cache e inseridas na fila de instruções, quando são feitas as previsões de desvios.

Em processadores superescalares a fase de busca traz várias instruções por ciclo da cache.

Detecção do paralelismo:

Compete ao algoritmo de detecção a tarefa de determinar se um ou mais comandos podem ser executados em paralelo. Este mecanismo combinado com um sofisticado esquema de decodificação viabilizam a exploração do paralelismo, logo, tornam as unidades de controle dessa arquitetura mais complexas. 

Despacho de Múltiplas Instruções:

Um dos grandes diferenciais das arquiteturas superescalares é o despacho de múltiplas instruções. O mecanismo de despacho procura na janela de instruções aquelas que podem ser executadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com