TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção preventiva no pipeline

Tese: Manutenção preventiva no pipeline. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

1. TEMA

Mineroduto.

2. SUBTEMA

Manutenção preventiva em mineroduto.

3. PROBLEMA

A ausênciade um acompanhamento considerável para os mecanismos operacionais do transporte por dutos pode trazer problemas como os riscos de vazamentos e entupimentos, gerando assim, impactos ao meio ambiente, perdas de capacidade de transporte, aumento do custo financeiro e atrasos no processo.

4. JUSTIFICATIVA

Escolhemos o tema entupimento e vazamento de mineroduto visando que o seu ocorrido trás atrasos no processo de transporte do minério além de despesas extras para a empresa. Tendo em vista que o transporte via mineroduto é feita sem interrupções, tanto o entupimentoquanto o vazamento do duto interrompe o transporte e trás gastos não calculados à empresa.

5. OBJETIVO

De acordo com Cardoso (2004), o sistema de dutos é o meio mais seguro e econômico de se transportar petróleo e seus derivados, interligando regiões produtoras, plataformas, refinarias, terminais marítimos, parques de estocagem e centros consumidores. Para que esta forma de transporte seja aproveitada, conforme sua significância para os meios de transporte de materiais diversos, sua segurança e a confiabilidade na operação contínua é de muita importância para precaver acidentes, vazamentos e impactos ao meio ambiente. Por isso, nosso objetivo é aumentar a capacidade operacional, desenvolver novos métodos e equipamentos para inspeção de dutos, reduzir o tempo de reparo e ampliar as funções dos sistemas de controle supervisionado e de aquisição de dados. Contudo, será de grande favorecimento à esse meio de transporte.

6. INTRODUÇÃO

Mineroduto pode ser definido como o modo de transporte de sólidos granularesmisturado com um líquido, que funciona como o veículo de transporte. Este líquido normalmente é a água, mas pode ser qualquer outro líquido conveniente, por exemplo, álcool etílico, metanol, salmoura etc. O sólido granulado pode ser constituído também pelos mais diversos materiais: carvão, minério de ferro, minério de cobre, concentrados de cobre, ferro ou fosfato, calcário, rejeitos de beneficiamento, lascas de madeira, bagaço de cana etc. (Chaves, 2002).

Considerando a utilização da capacidade total da tubulação, de 24,5 milhões de toneladas de minério por ano e a previsão de 26,5 milhões de metros cúbicos de polpa de minério, que serão escoados por ano pelo mineroduto e (a uma velocidade média de 7 km/h), a polpa contendo o minério de ferro deverá percorrer todo o trajeto do mineroduto, cerca de 525 Km de extensão, em 85 horas e 14 minutos. (BRANDT, 2006).

Para fins de comparação, considera-se o transporte dutoviário neste trabalho com o custo fixo a implantação do mineroduto, orçado em R$ 1,61 bilhões com fator de eficiência operacional estimado no projeto de 95%. (BRANDT, 2006).

Os minerodutos ainda seriam a tecnologia de menor impacto ambiental para o transporte de minério, conforme análises de representantes do Ibama. Contudo, o deputado Délio Malheiros (PV), que solicitou o debate na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas, citou relatório de ambientalista para alertar que a implantação de minerodutos pela empresa Ferrous na região de Ponte Nova e Rio Casca (Mata) pode estar provocando a terraplanagem de áreas maiores do que aquelas que seriam necessárias para o transporte por estradas. Além disso, haveria problemas de erosões de grandes proporções e de consumo indiscriminado de água, usado nos minerodutos.

De acordo com a construtora Camargo Corrêa, 2008, obras de grande porte, a exemplo de outras obras de grande porte, o mineroduto passa, primeiro, pela fase de projeto, com base em estudos geológicos, ambientais e de engenharia.

• Aberturas de pista e de vala: são executadas pela terraplanagem

• Desfile de tubos: a tubulação fica armazenada em 13 pátios até ser transferida para o campo. Será unida com solda, e as juntas receberão limpeza e revestimento para prevenir rupturas.

• Abaixamento: a tubulação será instalada nas valas e coberta por terra.

• Teste hidrostático: medição de pressão usando água em lugar do minério.

• Finalização: plantio de vegetação e proteção da faixa do mineroduto por cercas e placas, pois o acesso ao local é restrito.

• A construção das estações de bombas e de válvulas é feita após a

obtenção de autorizações ambientais específicas.

• Após o término das obras, o projeto executivo passa por uma revisão, para retratar exatamente o que tiver sido proposto.

Nas indústrias químicas e minério-metalúrgicas, a aplicação da cal abrangem a siderurgia, metalurgia dos não ferrosos, produtos químicos, tratamento de água e esgotos, tintas, borracha, óleos, reagentes para eliminação de SOx, etc. Somando-se com aplicações na construção civil, agricultura, saúde e no lar, suas utilidades chegam a quase uma centena pois os coagulantes orgânicos afetam o comportamento reológico e a velocidade de sedimentação da polpa, além da clarificação da água após a sedimentação, de maneira semelhante à cal, de modo que podem substituí-la nesta condição. Dosagens mais baixas não provocam coagulação ou não mantêm a polpa coagulada com a agitação, sendo portando consideradas insuficientes. Concluiu-se que é necessária a alteração do estado de agregação das partículas ultrafinas e coloidais através do mecanismo de coagulação da polpa de minério de ferro transportada pelo Mineroduto a fim de se operar o sistema de maneira eficiente e com segurança. (GUIMARÃES, 2002)

Scott e Smith (1993) estudaram o efeito dos cátions cálcio na flotação de quartzo e magnetita, utilizando diamina como coletor e constataram que, para concentrações de CaCl2 acima de 0,1mol/l, a recuperação de ambos os minerais diminui. Iwasakiet al. (1980) estudaram os efeitos dos cátions cálcio e magnésio na flotação catiônica do quartzo contido em minérios de ferro, verificando que os íons cálcio, adsorvidos como CaOH+, e os íons magnésio, unidos pela heterocoagulação como Mg(OH)2 precipitado, foram responsáveis pela floculação do quartzo em suspensão e, conseqüentemente, pela depressão na flotação catiônica em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com