TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Gerenciamento para Projeto de TI V1

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

PLANO DE GERENCIANENTO PARA PROJETO DE TI

POLO DE MATRÍCULA

2015

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

PLANO DE GERENCIANENTO PARA PROJETO DE TI

Aluno:

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Polo de matrícula

2015

RESUMO

O objetivo do presente estudo é montar um plano de gerenciamento para um projeto de TI, bem como desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em aula sobre Gerenciamento de Projetos de TI, Empreendedorismo e Qualidade de Software; desenvolver a capacidade de identificar necessidades e propor soluções; argumentar e discutir as tecnologias utilizadas nos projetos de sistemas computacionais; fomentar o hábito de executar projetos envolvendo múltiplas disciplinas. Tem-se como caso a empresa Centro de Treinamento Técnico Tecnoinfo. Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica por meio de artigos e publicações. Todo o material foi obtido por meio de bibliotecas virtuais e sites de busca. Após a fase de revisão bibliográfica, foi feita uma triagem de todo o material que aborda em específico o assunto em estudo. A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, caracterizando-se como qualitativa.

Palavras-Chave: Empreendedorismo; Gerenciamento de Projetos de TI; Qualidade de Software.

ABSTRACT

The objective of this study is to present an IT project management plan and also apply the knowledge acquired in IT Project Management, Entrepreneurship and Quality of Software.

develop the ability to identify needs and propose solutions; argue and discuss the technologies used in computer systems design; foster the habit of running projects involving multiple disciplines. It has been as if the company Tecnoinfo Technical Training Center. Therefore, the methodology used for the development of this study it is a literature review through articles and publications. All material has been obtained through virtual libraries and search engines. After the phase of literature review, it was made a screening of all the material that addresses in particular the issue under study. The research is exploratory and descriptive type, characterized as qualitative.

Keywords: Entrepreneurship; TI Project Management; Software Quality.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        DESENVOLVIMENTO        8

2.1.        Descrição do Caso        8

2.2.        Plano de Gerenciamento do Projeto (1ª Versão)        10

2.3.        Mudança de Escopo do Projeto        12

2.4.        Características Empreendedoras dos Sócios-Proprietários da Tecnoinfo        13

2.5.        Importância da Implementação de Modelos de Qualidade de Software        14

3.        CONCLUSÃO        Erro! Indicador não definido.

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        Erro! Indicador não definido.

  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que, como particularidade da tecnologia, seu frequente progresso provoca uma necessidade de frequentes investimentos nesta área, pois espontaneamente este progresso irá trazer vantagens competitivas de mercado para seu investidor. Este fator provoca como implicação a necessidade de treinamentos, assim como o aparecimento de novas oportunidades.

Em um mundo globalizado e dinâmico em que se vive atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) mostra-se fundamental para a veloz melhora das organizações, provocando impactos imediatos em sua estratégia de negócios.

Assim, colocada sua importância, e também por demandar investimentos expressivos, é preciso garantir que o sucesso deste tipo de projeto seja confiável. A aplicação de métodos e melhores práticas já apresentadas em inúmeros projetos, como por exemplo, no PMBOK, é de grande importância para sua gestão. 

Observou-se em décadas recentes uma ampliação ligeira de cursos e programas acerca do empreendedorismo em diferentes níveis. Este movimento conjectura a veemência que vem sendo promovida pelo assunto no Brasil e no mundo. Novos meios de fazer negócios, progressos tecnológicos obtidos em nível global e regional, nasceram e tornaram-se objeto de estudo de acadêmicos e praticantes. A importância do empreendedor e sua função no contemporâneo panorama econômico e social é, de fato, inquestionável.

Os conceitos de qualidade são ambíguos e complexos de serem benquistos por todas as pessoas, porém, métricas de qualidade de software aparecem desde a década de 1970, e veem desenvolvendo metodologias para ajudar no processo de desenvolvimento de software. A garantia de controle da qualidade de software está intensamente pertinente as atividades de verificação e validação, e estão presentes em todo o ciclo de desenvolvimento do software. Todavia, em determinadas organizações, não há diferenciação destas atividades. Porém, a garantia de qualidade e os procedimentos de verificação e validação do software precisam ser vistos como atividades distintas. A garantia de qualidade trata-se de uma função gerencial, enquanto a validação e a verificação são procedimentos técnicos no desenvolvimento de software.

Desta maneira, o presente estudo se propõe a criar as três versões do plano de gerenciamento de projetos e apresentar os formulários de mudanças de escopo, baseado nas melhores práticas do PMBOK; mencionar quais são as características empreendedoras dos sócios-proprietários da Tecnoinfo que podem ser consideradas e apresentar a importância da implementação de modelos de qualidade software para uma empresa como a Tecnoinfo.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica por meio de artigos e publicações que abordam o tema. Todo o material foi obtido por meio de sites de busca e bibliotecas virtuais, tais como Google Acadêmico e SciELO. A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, caracterizando-se como qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (309.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com