TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de TI e gerenciamento de projetos

Por:   •  11/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

Governança de TI e o Gerenciamento de Projetos:

Um estudo sobre a governança de ti e seu impacto nos gerenciamentos dos projetos.

Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação apresentado à Universidade Presbiteriana Mackenzie como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Governança de TI.

São Paulo

São Paulo

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

PROBLEMA DE PESQUISA 6

HIPÓTESE(S) 6

OBJETIVO GERAL 6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6

1. Planejamento do Futuro 6

2. Adotar a governança e a tecnologia 7

3. Capacitação profissional 7

4. Ferramentas de Gestão 8

5. Frameworks 9

JUSTIFICATIVA 9

METODOLOGIA 10

6. Materiais 10

7. Procedimento 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS 12

SUMÁRIO PROVISÓRIO 12

Introdução

Neste Capítulo, apresentam-se o contexto em que se insere a presente pesquisa e a motivação por trás da execução da mesma, delimita-se o escopo do problema a ser analisado, bem como se descrevem, também, os objetivos que se pretende alcançar, a metodologia utilizada e a estrutura de organização do restante do trabalho.

A Tecnologia está sem constante mudança e avenço, um papel fundamental e importante. A complexidade do ambiente de TI nas empresas cada vez, mas tem importância e o crescimento cada dia aumentando o nível de sua criticidade e exigência sobre serviços.

Com isso é fundamental a implementação de metodologias processos os quais não apenas auxiliem e suportem o gerenciamento dos projetos e controles da área de TI nas empresas, com o alinhamento aos objetivos e metas da empresa. É justamente o papel dos Frameworks de governança de TI como o COBIT (Control Objectives for Information and related Technology), um guia das melhores práticas do mercado.

Desse modo, e posto de uma forma bem simples, o presente trabalho propõe a dilatação e o detalhamento da disciplina de gerenciamento de projetos do Cobit, com base nos conhecimentos, técnicas e práticas do Guia PMBoK, do Project Management Institute.

Uma forma pela qual a T.I. pode mostrar seu valor para os negócios passa pelo alinhamento de suas iniciativas às estratégias das organizações, o que pode ser obtido pela estruturação dos processos de gestão de projetos, que deveriam mostrar indicadores mais relacionados aos negócios do que simplesmente à operação de sistemas

Problema de Pesquisa

Após o surgimento da importância da área de Tecnologia nas grandes empresas é necessária uma organização dos processos com os melhores frameworks, inúmeras empresas pregam para os investimentos na Governança de TI para ter um aumento do retorno sobre o investimento e segurança nas empresas.

Sendo assim, à TI tem impacto nos na modernização das empresas familiares?

Com isso temos passos crucias para evolução nas empresas.

Hipótese(s)

A introdução da tecnologia na empresa familiar com sucesso, e deixar claro para todos os membros da família quem está dentro do negócio e quem não está. No dia a dia, essa separação vai ser muito importante. Isso evitará certos assuntos no ambiente familiar que dizem respeito ao ambiente de trabalho. Algumas opiniões dadas na hora errada podem gerar um grande problema depois.

Acredito em 3 P, Pessoas, Produtos e Processos

Objetivo Geral

Utilizar as metodologias, conhecimentos e melhores práticas contidas do mercado para a evolução na empresa, e não ter chance do fechamento da empresa por falta da evolução. Com isso utilizar melhores contidas no Guia PMBoK, do PMI, para suportar e complementar o CobiT no que tange à disciplina de gerenciamento de projetos, sobretudo de TI.

Objetivos Específicos

1. Planejamento do Futuro

• O ponto forte da mortalidade das empresas familiares está relacionado ao fato de que donos e fundadores estão tão envolvidos no dia a dia da administração do negócio e toda a empresa. Com uma enorme resistência por parte dos mesmo com medo de transferir os controles ou futuros herdeiros, mesmo assim é necessário escolher um herdeiro com aspectos emotivos, tecnicamente e por méritos.

• Por todos esses motivos é de extrema necessidade e importância elaborar e executar adequadamente um plano de sucessão, sem se esqueci de definir o papel do fundador após sucessão com um papel de conselheiros de tomadas de decisões.

2. Adotar a governança e a tecnologia

• É necessária uma consultoria externa, especialista em governança corporativa de empresas familiares para a evoluir e virar um empresa do mercado de trabalho, a governança corporativa eficaz consiste em integrar a administração do fundador com dos possíveis sócios e executivos, com objetivo principal de garantir a perpetuação da empresa, de forma ética e lucrativa.

• Á Governança corporativa

• Os princípios básicos da governança corporativa envolvem a transparência, a eficiência e a responsabilidade. Sua prática, nascida por volta de 1990, tem por objetivo integrar os interesses dos acionistas/sócios aos do executivo.

• Muitos empresários acham que governança corporativa é algo aplicável apenas a empresas de grande porte ou de capital aberto. Entretanto, ela traz benefícios também para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, facilitando a qualidade do fluxo de informação e do planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com