TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plataforma de Apoio ao Professor no Ensino da Libras Como Segunda Língua

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.503 Palavras (23 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 23

FEBRACE

JACILEIA NASCIMENTO SOARES

MICAELLA FERNANDES

LIBRASON

Plataforma de apoio ao professor no ensino da Libras como segunda Língua

Araguaína - TO

2018

JACILEIA NASCIMENTO SOARES

MICAELLA FERNANDES

LIBRASON: PLATAFORMA DE APOIO AO PROFESSOR NO ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Orientadora: Prof. Glaucielle Celestina de Sá

Coorientador: Prof. Iury Gomes de Oliveira

Instituição de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguaína

Endereço da Instituição: Av. Amazonas, S/n- Lot. Quadra 56, Lote 1 - Lot. Araguaína Sul, Araguaína - TO, 77826-170

Período de desenvolvimento do projeto: 20 de Dezembro de 2017 à 07 de Dezembro de 2018

Número FEBRACE: 1405

Araguaína - TO

2018

A Deus, qυе nos criou e foi criativo nesta tarefa. Sеυ fôlego dе vida еm mіm mе fоі sustento е mе dеυ coragem para questionar realidades е propor sempre υm novo mundo dе possibilidades.

AGRADECIMENTOS

A Deus por ter nos dado saúde e força para superar as dificuldades.

A nossa orientadora Glaucielle Celestina de Sá, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Ao nosso coorientadora Iury Gomes de Oliveira, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube e ajuda no desenvolvimento da plataforma que leva o nome do trabalho.

A nossa amiga Ercília Soares, pela contribuição no processo de escolha do nome da plataforma desenvolvida.

Ao nosso amigo Caio Alexandre de Sousa Ramos, pelo suporte no desenvolvimento de nossa plataforma.

A Interprete Isabela Marinho, pela contribuição com material didático para a plataforma.

E a todos que direta ou indiretamente contribuíram no processo de desenvolvimento do trabalho, o nosso muito obrigado.


Sumário


Resumo

Este trabalho consistiu na criação de uma plataforma de auxílio ao professor no ensino de Libras como segunda Língua. Durante a criação do projeto, houve uma referenciação teórica embasada em autores como Quadros & Karnopp e Sacks. A fim de comprovar a eficácia do sistema proposto, bem como identificar os principais problemas que podem advir da sua implementação prática, foi realizada uma etapa de validação dentro do campus. O resultado obtido foi o de um site responsivo e bem estruturado que pode, futuramente, abrigar outros cursos na área da inclusão social.

Palavras-chave: Segunda língua, ambiente virtual de ensino-aprendizagem, inclusão.


1. Introdução

Com o desenvolvimento das políticas sociais inclusivas, a busca por igualdade e inclusão social se tornou evidente e com isso diversas lutas em prol de direitos iguais tornaram-se visíveis na sociedade. Essas lutas têm sido muito importantes, principalmente para os sujeitos surdos, uma vez que por meios destas estes têm conseguido cada vez mais participação social, e reconhecimento de sua Língua e cultura.

    Com a oficialização da cultura surda e da Libras no Brasil, surgiu a necessidade de efetivação das leis que visam a disseminação da Língua de sinais de forma a proporcionar e promover uma maior capacitação tanto de ouvintes, quanto de surdos no uso da Libras; além de recursos inclusivos que proporcione uma melhor interação entre os sujeitos surdos e ouvintes.  Para isso é necessário compreender as especificidades de cada indivíduo de forma a promover a inclusão e a interação destes no meio escolar; que devido à pouca, ou mesma falta de comunicação, acabam impossibilitados de exercer seus direitos legais e sociais.

    Visando a expansão da Língua de Sinais, leis e decretos foram criados para que a Libras pudesse se tornar reconhecida e utilizada oficialmente em todo o território brasileiro pelas comunidades surdas. Essas medidas buscaram assegurar legalmente o direito dos surdos de se comunicarem por meio de uma Língua espaço-visual e natural de suas comunidades e com isso possibilitar que sejam detentores de uma Língua que favoreça suas habilidades.

    A Libras não é somente uma conquista linguística, mas também um instrumento de acesso à cultura, que promove o rompimento do preconceito, ou seja, o rompimento de ideias sem nenhuma fundamentação crítica ou lógica em relação a um determinado grupo e ainda o rompimento de preconceitos uma vez que a intolerância é manifestada de forma discriminatória para com os sujeitos surdos.

    Desde de que o Decreto n˚ 5626/2005 instaurou a Libras como Língua oficial no Brasil, professores, pedagogos e estudiosos têm procurado novas metodologias de ensino para que haja um melhor aprendizado e consolidação dessa Língua tanto pelos surdos, quanto pelos ouvintes.

    Com isso, percebe-se que a forma de ensino de Libras tem mudado com o passar dos anos e assim também a relação entre professores e alunos que utilizam uma metodologia de ensino bilíngue a fim de possibilitar aos surdos e ouvintes um contato mais direto. O ensino a distância também tem exercido um papel fundamental para a expansão da Libras no território nacional, visto que com o advento das tecnologias e a facilidade do acesso à informação com mais comodidade, os alunos que antes estavam em uma sala de aula física ou que não possuíam condições de fazer um curso de Libras, hoje aprendem em suas casas.

    A metodologia tradicional utilizada para o ensino de Libras como L2 (segunda Língua) não tem se mostrado tão eficaz visto que se baseia, principalmente, no método de tradução e dificulta a imersão dos aprendizes no idioma (MENEZES, 2011). Diante disso outras formas de ensino mais interativas e didáticas têm sido desenvolvidas visando promover uma melhoria no ensino, tais como jogos que ensinam de forma lúdica e fácil algumas noções básicas de Libras, ambientes virtuais de aprendizagem onde os professores disponibilizam materiais online para os alunos e também vídeos na internet que ensinam dos conceitos mais básicos até os mais avançados na Libras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (724.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com