TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - QUAL O PAPEL DO PROFESSOR PARA UMA APRENDIZAGEM QUALIFICADA?

Trabalho Universitário: O ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR - QUAL O PAPEL DO PROFESSOR PARA UMA APRENDIZAGEM QUALIFICADA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  10.091 Palavras (41 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 41

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ADRIANA SILVA LADISLAU CORDEIRO

O ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR – QUAL O PAPEL DO PROFESSOR PARA UMA APRENDIZAGEM QUALIFICADA?

Sinop

2012

ADRIANA SILVA LADISLAU CORDEIRO

O ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR – QUAL O PAPEL DO PROFESSOR PARA UMA APRENDIZAGEM QUALIFICADA?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia

Orientador: Okçana Battini

Tutor Eletrônico: Beatriz Euzébio de Libos

Tutor de Sala: Cléia Pires dos Santos

Sinop

2012

Dedico este trabalho à minha mãe Marlene Silva Ladislau, pois este sonho não é só meu mas dela também que sempre sonhou em ter uma filha professora.

À minha amiga Elianda (in memorian), que pela vontade suprema do Deus todo poderoso, não pôde concluir este curso juntamente conosco, mas Deus a quis para perto de si.

A pessoa mais especial deste mundo, Márcio Costa Cordeiro, por todo amor, carinho, compreensão e incentivo, pelos momentos de angústias e preocupações causados por mim, pela minha ausência durante a realização deste curso, dedico-lhe esta conquista com gratidão e amor.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, que pela sua infinita bondade, tem me concedido a graça de estar concluindo este curso, concluindo assim mais uma etapa de vitórias em minha vida.

Aos meus pais Ivo Batista Ladislau e Marlene Silva Ladislau, por ter me dado a vida, carinho e educação.

Agradeço também ao meu esposo Márcio Costa Cordeiro, pela compreensão, paciência, apoio e dedicação nos momentos difíceis.

À tutora Cléia Pires dos Santos pela paciência, orientação e incentivo durante todo este percurso, contribuindo para a realização deste sonho.

Aos amigos e colegas, pela tolerância, incentivo e apoio constantes.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

CORDEIRO, Adriana Silva Ladislau. O Ensino-Aprendizagem na formação do professor – Qual o papel do professor para uma aprendizagem qualificada?. 2012. 38 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Sinop, 2012.

RESUMO

O presente trabalho mostra os conceitos de ensino-aprendizagem, mostra também a relação que deve ter entre professor e aluno, facilitando esse processo. Apresenta que quando o aluno não aprende não é simplesmente por não querer aprender, e sim porque possui algumas dificuldades que o impede de chegar até o aprendizado, necessitando assim, da constante ajuda do professor como facilitador e mediador neste processo tão importante. Vamos procurar através deste trabalho refletir sobre a nossa prática, enquanto educadores, não desvinculando a vida escolar do aspecto social, econômico e político, estrutura esta que implica nas relações existentes dentro e fora de seus espaços.Este trabalho foi realizado com o intuito de oferecer suporte a educadores que estão à busca de conhecimentos que os permite entenderem melhor o seu papel e compreender melhor o seu aluno, para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica. Fazendo-se então cada vez mais necessário pensarmos sobre as necessidades de se construir uma prática educativa inovadora, pautada na construção e reflexão do conhecimento compartilhado, que possibilite agir, transformar e refletir na prática educativa dos docentes. É preciso pouco a pouco através dos desafios do contexto em que se vive olhar e perceber os obstáculos como possibilidades de construção do novo.este trabalho apresenta ainda, uma reflexão sobre a escola de ontem e de hoje para a escola do amanha.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem,dificuldades de aprendizagem, prática docente, mediação, facilitador.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................... 3

CAPITULO 1- O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM................................ 5

1.1 AS VÁRIAS CONCEPÇÕES.......................................................................... 14

CAPITUL2- AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM..................................... 15

2.1 TRANSNTORNOS DE DÉFICT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE.............. 16

2.2 DEFICIÊNCIA DA PERCEPÇÃO VISUAL..................................................... 16

2.3 DEFICIÊNCIAS DE PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM......................... 17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com