TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS- N2PRGA

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

...............................................................................................................................

Guarulhos

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Trabalho apresentado ao de Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina de Programação para Dispositivos Móveis.

Prof. Nelson Luzzeti Criado.

Guarulhos

[pic 2]

............................................................................................................

a) AbsolutePosition: O permite selecionar os componentes fornecendo as coordenadas x e y. Mais conhecido como Absolut Layout, este tipo de layout era muito utilizado, porém atualmente poucas pessoas fazem o uso dele, os desenvolvedores não optam por ele porque todas as coordenadas devem ser explicitamente determinadas, e isso faz com que o aplicativo seja projetado para apenas um tamanho de dela, ou seja, em outros tamanhos de tela o aplicativo não funcionará corretamente ou pode até não funcionar.

b) FrameLayout: O FrameLayout é o tipo mais comum e simples de layout utilizado por um componente que precisa preencher a tela inteira. o FrameLayout é o layout mais básico que existe no Android, nele podemos ter apenas uma estrutura de layout armazenada, a principal característica do FrameLayout é organizar os componentes em forma de pilha, ele trabalha no contexto de pilha onde um componente sobrepõe o outro, ou seja, se criarmos uma aplicação apenas como FrameLayout os componentes vão ficar sobrepondo uns aos outros, porém é possível dividir a tela e colocar cada um na sua posição.

Este layout é indicado para mostrar informações na tela que podem estar ocultas.

c) LinearLayout: O LinearLayout é utilizado para organizar os componentes na vertical ou horizontal. O Linear layout é um dos tipos de layouts mais utilizados no desenvolvimento com Android, pois ele possibilita organizar seus componentes de duas formas, a primeira é alinhados horizontalmente e a segunda alinhados verticalmente, para sabermos qual será a orientação do LinearLayout devemos trabalhar com a notação Android.


d) TableLayout:  Organiza os componentes em uma tabela com linha e coluna. O TableLayout é uma especialização do LinearLayout e é muito utilizada para criar formulários e telas de login, no TableLayout cada elemento é mostrado em uma célula, conforme o numero de elementos na tela vai aumentando linhas e colunas vão sendo criadas, o número de colunas é sempre definido pela linha que possuir o maior numero de colunas, desta forma as células podem ser ocultadas para melhorar a visualização.

e) RelativeLayout: O RelativeLayout permite posicionar um componente relativo a outro, por exemplo, acima, abaixo ou ao lado de um componente que já existe. assim como o LinearLayout o RelativeLayout é muito utilizado pelos desenvolvedores atualmente, nele o posicionamento dos elementos na tela é feito através de relacionamentos entre os elementos, como o próprio nome já diz ele é relativo, ao contrato do LinearLayout que especifica sempre uma direção horizontal ou vertical, no Relative posicionamos os elementos por referencia a outros elementos, por exemplo, dizemos se o botão estará abaixo de um campo de texto, do lado direito ou até mesmo em cima dele, desta forma temos diversas opção para posicionar o botão.

f) GridView: O GridView exibe uma lista de dados ao associar campos de dados a colunas e exibir um cabeçalho de coluna para identificar o campo de exibição, este padrão de estilo incrementa botões como cabeçalhos de coluna, utilizando os botões de cabeçalhos é possível implementar os recursos de interação de usuário, os usuários podem clicar no cabeçalho da coluna para classificar a GradView de acordo com o conteúdo da coluna especifica, as GridView colunas são representadas por GridViewColum, os objetos podem dimencionar automaticamente ao seu conteúdo, nos podemos definir explicitamente um GridViewColumn com sua largura especifica. Podemos redimensionar colunas arrastando a alça entre cabeçalhos de coluna, também podemos também adicionar dinamicamente, remover, substituir e reordenar colunas, no entanto a GridView não permite atualizar diretamente os dados que ela exibe.

2) Explique o que é evento. De exemplos do cotidiano.


Eventos: Os eventos são ações do usuário, que darão origem à uma interatividade, ou seja, os eventos são coisas que irão ocorrer, só que não sabemos quando irá acontecer, um exemplo é o clique na tela do celular, no nosso cotidiano temos muitos exemplos de evento, é quando vamos ter nosso primeiro filho, sabemos que irá acontecer, só não sabemos quando isso ocorrerá, abaixo segue alguns exemplos de eventos no Android:

Clique: acontece quando o usuário navega pelo aplicativo utilizando os cursores do dispositivo. Chegando ao componente desejado (este recebendo o foco), quando a tecla “Enter” é pressionada (ou o touch) um evento de clique é originado;

Clique longo: semelhante ao evento anterior, porém, o clique no componente se estende por alguns segundos;

Menu de contexto: o Android permite que um menu específico para cada View seja criada.

Evento de toque: esse evento é chamado quando ocorre um toque sobre um componente. Usando este evento, é possível identificar inclusive a direção do toque (baixo, cima, esquerda, direita).

 Mudança de Foco: quando o usuário interage com a tela, os componentes podem receber ou perder o foco, em ambas as situações são gerados eventos de mudança de foco;

 Evento de tecla: quando o componente detém o foco e qualquer tecla do dispositivo é pressionada, podendo com isso mudar inclusive o conteúdo do componente (texto de uma caixa de texto). Este é o evento onKey;


3) Explique a função de cada elemento a seguir.

a) Manifest: O arquivo AndroidManifest é o arquivo principal do projeto, nele ficam todas as configurações, ele deve ficar na pasta raiz do projeto, contendo todas as configurações necessárias para executar a aplicação, dentro da tag é necessário declarar o pacote principal do projeto, fazemos isso utilizando a tag .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com