TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Engenharia de Software

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia da Computação do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Engenharia de Software.

Prof. Denilson Caraça Peramos

1. O que é um requisito?

Os requisitos de um sistema de software são as descrições das funções e das restrições operacionais de um sistema que refletem as necessidades dos clientes. Esses requisitos geralmente são classificados como funcionais, não funcionais e de domínio.

2. O que são requisitos de domínio?

Requisitos de domínio são requisitos que se originam do domínio da aplicação do sistema e que refletem as características, os fundamentos, desse domínio, em vez das necessidades específicas do usuário.

3. O que é o estudo de viabilidade?

O estudo de viabilidade é um estudo breve, direcionado e destinado a responder algumas perguntas. Um estudo de viabilidade deve ser relativamente barato e rápido, e envolve avaliar e coletar informações e redigir relatórios que informam se vale a pena ou não realizar o processo de engenharia de requisitos e o de desenvolvimento de sistemas, se o sistema será viável do ponto de vista comercial e orçamentário.

4. Qual a função da validação de requisitos?

A função da validação de requisitos é verificar os requisitos quanto sua validade, integridade, consistência, completude, pertinência, realismo e facilidade de verificação. Tem como suas principais técnicas as revisões de requisitos e a prototipação, onde é elaborado um esboço completo do documento de requisitos e então descobertos erros na documentação, que devem ser modificados para corrigi-los.

5. O que define a limitação da complexidade?

“Na engenharia de software a limitação da complexidade se dá através do desempenho que o software está sendo desenvolvido. Se ele é um trabalho amplo, há a necessidade de saber o que fazer, a engenharia deve identificar situações ou necessidades, se for o contrário, um projeto simples, então trata-se de verificar as fases de um sistema que vão desde análise econômica de sistemas de informações, organização do projeto (incluindo equipes e responsabilidades), estruturação das tarefas, cronograma do projeto, análise e gestão de riscos, até a estimativa de custos, para que assim, a complexidade seja avaliada.”

6. Como devem ser as histórias nos testes de aceitação?

Nesta fase de teste (teste de aceitação) em que o teste é conduzido por usuários finais do sistema que simulam operações de rotina do sistema de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com o solicitado, as histórias nos testes de aceitação são realizadas em processos ágeis e escritas por clientes que, durante a escrita das histórias de usuários, definem os pontos de verificação que irão permitir verificar se o sistema atende determinada funcionalidade associada à história de usuário, descrevendo cenários que contemplem a expectativa do cliente em relação a uma determinada funcionalidade ou à história de usuário. Uma história de usuário só poderá ser considerada acabada quando seus testes de aceitação executarem completamente e sempre deve existir pelo menos um teste de aceitação para cada história de usuário.

Segundo Luz (2012), o teste de aceitação “pode ser automatizado – Permitindo a realização de testes de regressão durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com