TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e Práticas em Arquitetura de Software

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Aula – Trabalho em Grupos

Disciplina

PPA – Princípios e Práticas em Arquitetura de Software

Aluno

Rildo Gonçalves

Aluno

Renato Fernandes

Aluno

Marcia Rosa Bertoldo

Aluno

Diego Santiago Beires

Aluno

Frederico Binsfeld

Enunciado

Você e seus amigos tiveram uma ótima ideia de uma plataforma de software que pode ajudar milhares de pessoas que decidiram empreender. Entretanto, vocês ainda têm várias decisões importantes a tomar, por exemplo, se farão um aplicativo para celular, qual será a arquitetura do sistema, etc.

Atividades

Diante dessa situação, responda às seguintes questões:

  1. Qual será o nome e o objetivo dessa plataforma?

Prover uma plataforma de facilitação de empreendimentos, auxiliando novos empreendedores a superar os desafios de abertura de uma empresa no Brasil. Esse serviço oferecido pela plataforma será provido por meio de inteligência artificial  que será responsável por facilitar o caminho fornecendo orientações rápidas e precisas para o negócio do usuário. Caso o usuário deseje uma consultoria personalizada para seu negócio, a plataforma terá capacidade de intermediar uma consultoria, promovendo o encontro entre o novo empreendedor e um especialista em seu ramo de mercado.

  1. Quais os principais riscos que vocês irão enfrentar?

-Ser assertivo nas respostas aos empreendedores, haja visto que cada região do Brasil e até do mundo (futuramente) tem diferentes burocracias. Nesse caso, os erros podem tirar a confiabilidade da empresa e matá-la antes mesmo de nascer.

-Captação de novos usuários no momento inicial da plataforma, tendo em vista a disponibilidade de informações e entidades que disponibilizam o mesmo tipo de de serviço.

-Alto custo para implementação de tecnologia de inteligência artificial, que pode inviabilizar a rentabilidade da ferramenta.

  1. Qual metodologia de desenvolvimento pretendem utilizar? Justifiquem.        

Como o mercado de negócios é muito dinâmico, a plataforma de software deve  estar preparada para absorver essas mudanças de forma rápida, tendo em vista que vão ocorrer tanto no início da implantação do  projeto, quanto nas demais fases de desenvolvimento, nesse contexto, a adaptabilidade conferida por qualquer método ágil vai nos auxiliar a ultrapassar essas barreiras. E por entender que a equipe está mais habituada com o Scrum, essa metodologia foi eleita.

  1. Como será o processo de validação da ideia?

Formulário web para receber questionamentos dos empreendedores que vão receber respostas off-line que, durante a fase de MVP, serão criadas por consultores humanos.

  1. Qual o principal estilo arquitetural que se encaixa com a proposta da empresa?

Client / Server. O cliente efetuará chamadas através de uma API rest, recebendo de forma ágil respostas pré-definidas, compatíveis com cada requisição.

  1. Considerem que vocês têm à disposição uma equipe DevOps para auxiliar na implantação. Enumere alguns requisitos para que essa equipe faça a implantação exatamente como se espera. Considere fatores de segurança, disponibilidade, etc.
  1. DevOps deve manter ambientes de desenvolvimento, teste e homologação;
  2. Código gerenciado por estratégia de SCM como o Gitlab;
  3. Builds geradas automaticamente pelo Jenkins que ao ser gerado uma tag já faz deploy automático na AWS
  4. Automatizar testes após cada deploy;
  5. Monitoramento para que seja possível a constante melhora;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com