TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Desenvolvimento de Software _ MSF (Microsoft Solutions Framework)

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

RONDÔNIA - CAMPUS JI-PARANÁ

Metodologia MSF - Microsoft Solutions Framework

Kizyane Ferreira Bispo da Silva

2°B Informática

Ji-Paraná- RO

2015


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

RONDÔNIA - CAMPUS JI-PARANÁ

Kizyane Ferreira Bispo da Silva

Docente: Jackson Henrique

Processo de Desenvolvimento de Software

Ji-Paraná - RO

2015

Introdução

Microsoft Solutions Framework (MSF) compreendido como uma das melhores práticas no gerenciamento de projetos. Invés de uma metodologia rígida, MSF é uma série de modelos que podem se adaptar a qualquer projeto da tecnologia da informação.

Tem evoluído no sentido de combinar princípios mais eficazes de outros populares modelos de processo em um único modelo.


História

Microsoft Solutions Framework, também abreviado para MSF foi criado em 1994, e se originou da análise de times de projetos e grupo de produtos, estas análises eram constatadas com a indústria de práticas e métodos. Estes resultados combinados eram consolidados em melhores práticas entre pessoas e processos.

O mesmo tem sido usado pela Microsoft como o seu “método” para desenvolvimento de soluções de software dentro da Microsoft e também para os milhares de clientes e parceiros da Microsoft em todo o mundo. O propagar desse método, agora na versão 4.0 no Visual Studio 2005, normalmente faz com que as pessoas compre-o com outros “métodos” da indústria, como o RUP ou XP, entre outros. É importante entender, entretanto, o que são estes elementos antes de compará-los.


Princípios e Práticas

A essência do Microsoft Solutions Framework (MSF) é formada pelos princípios e mentalidades que representam anos de experiência. Destilados em conceitos que se aplicam a vários modelos, processos e disciplinas do MSF, esses princípios e mentalidades representam a base do MSF. Embora sejam conceitos de senso comum, entendê-los e implantá-los corretamente pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, depois de entendidos, a equipe será capaz de produzir produtos de qualidade em conjunto.

Os princípios e conceitos do MSF ilustrados abaixo visam orientar as equipes de projetos na entrega de soluções de qualidade. Todos os membros da equipe devem entender e aplicar esses princípios em suas interações com os outros membros, com a organização e com os participantes do projeto. A essência do MSF é composta por nove princípios básicos:

  1. Promover uma comunicação aberta. Para que a equipe seja efetiva e eficiente, você e sua equipe precisam compartilhar níveis apropriados de informações com os membros da equipe, bem como com toda a empresa. A equipe precisa entender a natureza das necessidades a serem atendidas e como os membros da equipe e os contatos externos se comunicam. A parte difícil é determinar um nível apropriado para cada relação e quais informações precisam ser compartilhadas.
  2. Trabalhar em busca de uma visão compartilhada. Ter uma visão compartilhada capacita os membros da equipe e lhes proporciona agilidade para que possam tomar decisões fundamentadas com rapidez para alcançar uma visão. Uma visão compartilhada também ajuda os membros da equipe a preencher as lacunas relacionadas a requisitos à medida que são descobertas.
  3. Capacitar os membros da equipe. Capacitar os membros da equipe não é só uma das muitas maneiras de sobreviver em um ambiente em constante mudança, mas os membros da equipe também devem aprender a encontrar maneiras criativas para serem bem-sucedidos e ajudarem uns aos outros. Se os membros da equipe não tiverem permissão para obter o seu melhor, além de terem sua criatividade diminuída, também sofrerão de falta de confiança e se sentirão incapazes de ajudar a criar uma equipe de alto desempenho.
  4. Estabelecer responsabilidades com clareza e de forma compartilhada. O membros da equipe capacitados geralmente se sentem mais responsáveis por suas decisões e são mais propensos a serem corresponsáveis por um projeto. Quanto maior for a responsabilidade do membro da equipe, maior será a qualidade obtida. Por exemplo, se um membro da equipe afirma ter concluído uma tarefa, mas o nível de qualidade apropriado não foi obtido, esse membro será responsável por corrigir a tarefa até alcançar os níveis de qualidade estabelecidos. Encorajar o crescimento positivo e a responsabilidade, em vez de punir tais lapsos, faz com que o membro da equipe compartilhe a responsabilidade pela solução global e por suas entregas. Isso incentiva os membros mais fortes de uma equipe a permanecerem motivados para ajudar os outros para que o melhor desempenho possível seja obtido.
  5. Entregar valor incremental. Há duas facetas na entrega de valor incremental:
  1. Assegurar que a entrega possua o valor ideal para os participantes.
  2. Determinar os incrementos ideais para entregar o valor ou a "frequência de entrega".
  1. Ficar em estado de alerta, prever e se adaptar à mudança. Uma vez que as mudanças podem ocorrer com frequência e no pior momento possível, a agilidade em respondê-las ajuda a minimizar as interrupções comuns causadas por elas. Ficar em estado de alerta significa que uma organização está pronta para a mudança e é capaz de se adaptar e se ajustar sem dificuldades.
  2. Investir na qualidade. Muitas organizações prezam pela qualidade – termo muitas vezes vagamente definido – mas pecam pela falta de compreensão de como quantificá-la. A qualidade é algo que deve ser incorporado de forma proativa no ciclo de vida da entrega da solução. Ela não acontece por acaso.
  3. Aprender com todas as experiências. Se todos os níveis de uma organização não conseguirem aprender com o que já foi feito e não funcionou, como será possível esperar melhorar da próxima vez? Os membros da equipe devem entender e reconhecer que a aprendizagem ocorre em todos os níveis:
  • Em nível de projeto, por exemplo, ao refinar um processo que abrange todo o projeto
  • Em nível individual, por exemplo, ao interagir melhor com os outros membros da equipe
  • Em nível organizacional, por exemplo, ao ajustar as métricas de qualidade coletadas para cada projeto
  1. Estabelecer parcerias com clientes internos e externos. É possível aumentar a possibilidade de sucesso quando o cliente trabalha em conjunto com a equipe do projeto. Isso não quer dizer que os clientes devem fazer o trabalho da equipe. No entanto, quando os clientes trabalham próximos e de forma incremental com a equipe de entrega, a solução obtida atende melhor às suas expectativas. A parceria com clientes traz benefícios mútuos, pois ajuda a reduzir a incerteza, diminui o tempo para solucionar dúvidas quanto a requisitos e aumenta a compreensão da equipe em relação às propostas de valor da solução por meio de contatos regulares.

Práticas

O Microsoft Solutions Framework surgiu a partir da análise de como a Microsoft desenvolve seus produtos. Basicamente o MSF é uma compilação das boas práticas utilizadas pela empresa, que foi criado tanto para uso interno como para uso de seus clientes. Porém, apesar de ter sido criado pela Microsoft, o MSF aborda basicamente o processo de construção de soluções, não se prendendo ao uso de produtos desta empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (425.3 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com