TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Inspeção de Software

Projeto de pesquisa: Processo de Inspeção de Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

4 CENÁRIO PROPOSTO 8

5 CONCLUSÃO 10

6 REFERÊNCIAS 11

7 APÊNDICES 12

1 INTRODUÇÃO

O Cliente “Nossa Locadora de Livros”, no qual o Sr. João Carlos, contratou a empresa “Alunos da Unopar” para informatizar suas rotinas empresariais, envolvendo: Locação, Estoque, Classificação, Compras e Controle Financeiro.

2 OBJETIVOS

Tornar todas as operações da empresa, que atualmente são feitas de modo não produtivo (Em programas separados) para um modelo ágil e de fácil administração, melhorando assim o atendimento ao cliente e a organização.

3 DESENVOLVIMENTO

Demonstraremos a seguir alguns processos de desenvolvimento de software.

3.1 O Processo de Inspeção de Software:

A Inspeção de Software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido. FAGAN (1976) desenvolveu o processo tradicional de inspeção de software, uma forma detalhada de se realizar uma revisão. Neste processo, existem seis atividades principais:

a) Planejamento Um usuário, desempenhando o papel de moderador da inspeção, define o contexto da inspeção (descrição da inspeção, técnica a ser utilizada na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor do documento, entre outros), seleciona os inspetores e distribui o material a ser inspecionado.

b) Apresentação Os autores dos artefatos a serem inspecionados apresentam as características destes. Esta fase pode ser omitida se os

inspetores possuem conhecimento sobre o projeto e os artefatos que devem ser inspecionados.

c) Preparação Os inspetores estudam os artefatos individualmente, e eventualmente fazem anotações sobre estes produzindo uma lista de discrepâncias. O fornecimento de técnicas de leitura pode facilitar a execução desta tarefa.

d) Reunião Uma reunião em equipe ocorre, envolvendo o moderador, os inspetores e os autores do documento. Discrepâncias são discutidas, e classificadas como defeito ou falso positivos. A decisão final sobre a classificação de uma discrepância sendo discutida é do moderador. A solução dos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duas horas, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade de análise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que uma reunião precisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho de inspeção continue no próximo dia.

e) Retrabalho O autor corrige os defeitos encontrados pelos inspetores e confirmados pelo moderador.

f) Continuação O material corrigido pelos autores é repassado para o moderador, que faz uma análise da inspeção como um todo e re-avalia a qualidade do artefato inspecionado. Ele tem a liberdade de decidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.

3.2 Verificação e Validação:

Verificação: Envolve checar se o software cumpre com suas especificações;

Validação: É um processo mais genérico. É necessário assegurar que o software atende às expectativas do cliente. Mostra que o software faz o que o cliente espera que faça, exatamente

como foi especificado.

3.3 Testabilidade de Software: A Testabilidade examina as diferentes probabilidades e características comportamentais que levam o código a falhar se alguma coisa estiver errada. Um programa tem alta testabilidade se ele tende a expor suas falhas durante os testes com entradas que geram defeitos. Um programa tem baixa testabilidade se ele tende a ocultar as falhas detectadas durante os testes, produzindo saídas corretas para entradas que geram defeitos.

3.4 SGDB (Banco de Dados) RECOMENDADO:

Baseado nas informações relatadas até aqui, faz-se necessário uma recomendação ao proprietário da Nossa Locadora de Livros, sobre qual SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) seria mais adequado implementar na solução de informatização. Após análises complementares foi sugerido ao proprietário a implementação do SGBD PostgreSQL.

Tal recomendação ser faz por conta de que o PostgreSQL é o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) de código aberto (software livre) que possibilitou o desenvolvimento de soluções corporativas com uma melhor relação custo x benefício. Um ponto forte desse SGBD é a sua capacidade de tratar grandes volumes de dados com alta performance e escalabilidade, ou seja, a sua arquitetura pode ser continuamente ampliada de acordo com a demanda dos usuários. Exatamente nesse contexto, entram as aplicações na áres de geotecnologias que necessitam de uma infra-estrutura robusta e em

contínua expansão. Em estudos realizados em universidades e centros de pesquisa, o PostgreSQL tem apresentado performance,

no mínimo, 20% superior aos SGBD´s comerciais mais conhecidos.

3.5 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO RECOMENDADA:

Com base em pesquisa de mercado em relação à Linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com