TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao Textual Individual Unopar - 1 Semestre

Por:   •  6/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.756 Palavras (16 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Superior de Tecnologia em Análise de Sistemas 1° Semestre

Nome: Santiago Felipe Galdino Costa

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL I

[pic 2]

ITAPETININGA
2016

SANTIAGO FELIPE G. COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL I

Trabalho apresentado para a disciplina de Integração humano Computador, Sistema  de Computação e Informação, Segurança d Informação, Ética, Politica e Sociedade como requisito para avaliação bimestral sob orientação dos Professores:  Merris Mozer, Marcos Hisatomi, Adriane Loper, Tiaraju dal Pozzo Pez.

ITAPETININGA
2016
[pic 3]

  1. Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO        4

2.2        Coleta e Análise        5

2.3        Enterprise Resource Planning - ERP        5

2.4        Customer Relationship Manager – CRM        6

3        RESULTADOS E DISCUSSÃO        8

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4.1        Segurança da Informação        9

4.2        Senha        9

4.3        Problemas Usuais de Segurança / Cavalo de Tróia        10

4.4        Vírus        10

4.5        Privacidade nas Visitas aos Sites        10

4.6        Programas para Proteção do Usuário /  anti-virus        11

4.7        Criptografia de Chaves Pública e Privada e Assinatura Eletrônica de Documentos        12

5        Ética        14

6        Interação Humano Computador        15

7        CONCLUSÃO        17

8        REFERENCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

Utilizando os conceitos das disciplinas do semestre será desenvolvido um modelo de tela, com base em denotar ou demostrar estudos em IHC, escolhido dois tipos de sistemas, dentre os conhecidos neste semestre e elaborar uma documentação na qual possam aplicar este cenário e analisado os vários tipos de segurança e criptografia com intuito de adequar a conjuntura.

Para realizar a atividade proposta foi feita uma pesquisa com três faculdades, com o objetivo de obter informações de alguns cursos. As faculdades escolhidas foram a UNIP, IIES e FATEC, localizadas no interior do estado de São Paulo, nas cidades de Sorocaba-SP e Itapetininga-SP.

O presente trabalho tem como objetivo trabalhar o conteúdo do apoio temático, incentivar a interatividade e a regionalidade e auxiliar na aplicação dos conceitos estudados, envolvendo todas as disciplinas do semestre.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO

A ideia de Sistemas de Informação compreende o conteúdo derivado do conceito de sistema como atividade humana, podendo, ou não, envolver a utilização de computadores. Atuam em um determinado âmbito, e se comportam como um conjunto de elementos, relacionados entre si, com a finalidade de alcançar objetivos comuns e, com capacidade de autodomínio. O conjunto de elementos tem que ser analisado como um todo, podendo os Sistemas de Informação ser fechado ou aberto. Um Sistema de Informação funciona de maneira a auxiliar às ações e decisões humanas e depende do contexto em que estão inseridos.

Segundo alguns autores, Sistemas de Informação podem ser classificados de diversas formas, e tendem contribuir para as atividades de planejamento, desenvolvimento ou aquisição de soluções para a organização, Rezende (2008). O’ Brien (2004), afirma que os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas. Eles apoiam os processos e operações empresariais, a tomada de decisão empresarial e a vantagem competitiva estratégica. Segundo este mesmo autor as principais categorias de aplicação dos sistemas de informação incluem sistemas de Apoio às Operações e Sistemas de Apoio Gerencial.

Atualmente há diversos tipos de sistemas de informação, utilizados para os mais diversos setores de uma organização: contabilidade, finanças, gerenciamento de produção/operação, marketing e recursos humanos. No entanto, existem também vários tipos de Sistemas de Informação, onde cada um deles se classifica de acordo com a sua forma de utilização e o tipo de retorno dado ao processo de tomada de decisões.

  1. Coleta e Análise

Nesta etapa do trabalho será necessário escolher dois sistemas que possam ser aplicados ao cenário proposto, com base nas informações coletadas e na analise das mesmas.

  1. Enterprise Resource Planning - ERP

De acordo com as informações junto às instituições de ensino superior, um dos Sistemas de Informações que podem ser implementados a esta é o ERP. Estas instituições necessitam da integração dos setores para obter dados em tempo real, evitando redundâncias e reduzindo a ocorrência de erros.

Os ERPs possibilitam a automação e armazenamento de todas as informações de negócios, integrando os diversos departamentos de uma empresa.

 Os sistemas ERPs são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com